Você realmente sabe o que é autocuidado? Muitas pessoas relacionam à skincare ou ir ao salão de beleza, porém, cuidar de si mesmo vai muito além de estética. Para ter uma ideia, um simples ato de arrumar o seu ambiente diário pode ser um ato de cuidado.
O conjunto de atividades de cuidado com si próprio é conhecido como autocuidado, o qual muitas vezes é confundido com o fato de manter somente uma rotina dedicada à pele.
É isso mesmo: não basta ter uma pele impecável ou um cabelo sedoso, é preciso ter toda uma rotina para ajudar a manter a saúde mental e física. Neste post, vamos te mostrar hábitos essenciais de autocuidado para serem aplicados no dia a dia e promover qualidade de vida. Aproveite!
- Tenha uma dieta equilibrada e saudável
Já ouviu aquele ditado que “nós somos o que comemos”? Se está em dúvidas sobre o que é autocuidado, o primeiro passo é ter atenção ao que ingere.
Todo alimento é fonte de energia, nutrientes e vitaminas para manter o corpo em ótimo funcionamento. É como se fosse seu combustível: se não tem qualidade, o veículo, no caso seu organismo, terá problemas de funcionamento.
Portanto, entenda quais alimentos fazem bem para a saúde e busque por uma dieta equilibrada com frutas, verduras, legumes e alimentos de origem natural, e com pouco sódio e açúcar.
Lembre-se de não exagerar nas porções e não mude sua alimentação bruscamente, comece aos poucos. Consulte um nutricionista em caso de dúvidas, e saiba que o equilíbrio em uma alimentação balanceada tem o poder de mudar completamente o nosso ânimo.
- Beba bastante água ao longo do dia
A água é outro meio de manter o corpo sempre em bom funcionamento. A quantidade ideal diária depende do seu peso, sendo 35 ml para cada kg, mas pode-se ter uma média de 2,5 litros de água por dia. Esse consumo contribui para a saúde, principalmente para o funcionamento dos rins e para a boa aparência da pele.
Afinal, a beleza começa de dentro pra fora. Ou seja, para que os hidratantes corporais e capilares tenham ótima eficácia, é preciso que o organismo esteja bem hidratado. Então, anota aí: leve sempre na bolsa uma garrafinha de água e adicione um lembrete no celular para não esquecer de repor o líquido no corpo.
- Pratique exercícios com frequência
Isso não é novidade: colocar o corpo em movimento evita diversas doenças e ajuda a melhorar a saúde física e mental.
Mas lembre-se que tudo em excesso faz mal, então saiba equilibrar os exercícios e entender os seus limites. De 15 minutos a 1 hora de exercícios por dia já são o suficiente para ajudar na saúde.
Yoga, musculação, corrida, caminhada, bicicleta, esportes, dança, entre outros, são ótimas opções para se exercitar. É só experimentar e escolher aquela que mais combina com você e com seus objetivos.
Nem sempre o exercício serve para ter o corpo dos sonhos, às vezes é apenas para melhorar a sua saúde física e mental, como forma de autocuidado.
- Mantenha boas noites de sono
Nada como sonos de beleza para ajudar no bom humor e na saúde, não é mesmo? Isso porque dormir traz benefícios reais para o físico, mental e estética.
Dormir bem ajuda a melhorar a saúde, além de produzir colágeno para renovar as células cutâneas da pele. Por isso, organize suas noites de sono com 7 a 8 horas de descanso, em uma cama confortável e um ambiente silencioso na medida do possível.
Se preferir, faça rituais de beleza antes de dormir, como cuidar da pele ou tomar um chá calmante.
- Invista em autoconhecimento e hobbies
Autoconhecimento é fundamental para ter uma vida feliz e plena. Saiba quem você é, do que gosta, o que deseja, seus sonhos e o que mais for importante.
Ter objetivos ajuda a definir uma trajetória para a sua vida e evita depositar todo o seu propósito em outras pessoas, reduzindo a dependência emocional e afetiva.
Para isso, estude, leia, pratique meditação, tenha momentos bons sozinho, tenha gratidão pelas suas conquistas e tenha certeza de quem é.
Um ótimo caminho para o autoconhecimento é ir a consultas com psicólogo. Esse profissional é capacitado para entender os conflitos mentais e te ajudar a buscar um caminho de clareza e autoconhecimento, permitindo ter mais qualidade de vida e melhorando o seu bem-estar.
- Vá ao médico com recorrência
O autocuidado envolve especialmente a atenção à saúde. Por esse motivo, realizar check-ups anuais é essencial para acompanhar o funcionamento do corpo com exames preventivos, os quais evitam complicações de doenças e ajudam a detectar irregularidades e problemas assintomáticos.
Às vezes, o seu mal estar pode estar relacionado a alguma deficiência de nutrientes ou a algum problema adquirido. Então, comece com um check-up com o clínico geral, depois passe com especialistas que sejam recomendados.
- Tenha um lar limpo e organizado
Já ouviu falar que higiene e organização atraem prosperidade? Sendo assim, arrumar a casa, a mesa de trabalho, o guarda roupa, entre outros, proporcionam sentimentos de satisfação e clareza. É uma ação ligada ao seu bem-estar emocional, afinal, um ambiente organizado ajuda a organizar a mente.
Portanto, cuide do seu lar fazendo-o refletir sua personalidade. Isso também promove um sentimento de auto-apreciação, já que estará conservando o espaço que é seu.
- Tome banhos relaxantes e faça um spa em casa
O autocuidado não se resume à beleza, mas se sentir bem consigo mesmo é essencial! Por isso, um banho relaxante pode te salvar de um dia estressante e de uma rotina atarefada.
Invista em óleos corporais com fragrâncias relaxantes, como os da Linha Paixão. Um escalda pés relaxante e banhos energéticos de ervas também contribuem para acalmar o corpo e a mente.
Se preferir, adicione velas perfumadas, pingue algumas gotinhas de óleo essencial no próprio chuveiro e coloque uma música relaxante. Lembre-se de definir um alarme no relógio para não ultrapassar no tempo ideal de banho, mas aproveite para refletir, relaxar e fazer o seu tempo render.
Gostou do conteúdo? Para ficar sempre por dentro de todas as novidades sobre beleza e autocuidado, acompanhe a Loja Coty!