Saúde e bem-estar

O que é autocuidado? 8 cuidados de beleza além do skincare

8 de dezembro de 2022
Ícone Link
  • Ícone compartilhar
  • Ícone Link

Você realmente sabe o que é autocuidado? Muitas pessoas relacionam à skincare ou ir ao salão de beleza, porém, cuidar de si mesmo vai muito além de estética. Para ter uma ideia, um simples ato de arrumar o seu ambiente diário pode ser um ato de cuidado.

O conjunto de atividades de cuidado com si próprio é conhecido como autocuidado, o qual muitas vezes é confundido com o fato de manter somente uma rotina dedicada à pele

É isso mesmo: não basta ter uma pele impecável ou um cabelo sedoso, é preciso ter toda uma rotina para ajudar a manter a saúde mental e física. Neste post, vamos te mostrar hábitos essenciais de autocuidado para serem aplicados no dia a dia e promover qualidade de vida. Aproveite! 

  1. Tenha uma dieta equilibrada e saudável

Já ouviu aquele ditado que “nós somos o que comemos”? Se está em dúvidas sobre o que é autocuidado, o primeiro passo é ter atenção ao que ingere

Todo alimento é fonte de energia, nutrientes e vitaminas para manter o corpo em ótimo funcionamento. É como se fosse seu combustível: se não tem qualidade, o veículo, no caso seu organismo, terá problemas de funcionamento. 

Portanto, entenda quais alimentos fazem bem para a saúde e busque por uma dieta equilibrada com frutas, verduras, legumes e alimentos de origem natural, e com pouco sódio e açúcar. 

Lembre-se de não exagerar nas porções e não mude sua alimentação bruscamente, comece aos poucos. Consulte um nutricionista em caso de dúvidas, e saiba que o equilíbrio em uma alimentação balanceada tem o poder de mudar completamente o nosso ânimo.

  1. Beba bastante água ao longo do dia
Mulher mostrando o que é autocuidado enquanto bebe água em sua cozinha em frente a uma caixa com alimentos saudáveis. 
Saber o que é autocuidado é estar atento às necessidades do próprio corpo.

A água é outro meio de manter o corpo sempre em bom funcionamento. A quantidade ideal diária depende do seu peso, sendo 35 ml para cada kg, mas pode-se ter uma média de 2,5 litros de água por dia. Esse consumo contribui para a saúde, principalmente para o funcionamento dos rins e para a boa aparência da pele. 

Afinal, a beleza começa de dentro pra fora. Ou seja, para que os hidratantes corporais e capilares tenham ótima eficácia, é preciso que o organismo esteja bem hidratado. Então, anota aí: leve sempre na bolsa uma garrafinha de água e adicione um lembrete no celular para não esquecer de repor o líquido no corpo.

  1. Pratique exercícios com frequência

Isso não é novidade: colocar o corpo em movimento evita diversas doenças e ajuda a melhorar a saúde física e mental. 

Mas lembre-se que tudo em excesso faz mal, então saiba equilibrar os exercícios e entender os seus limites. De 15 minutos a 1 hora de exercícios por dia já são o suficiente para ajudar na saúde. 

Yoga, musculação, corrida, caminhada, bicicleta, esportes, dança, entre outros, são ótimas opções para se exercitar. É só experimentar e escolher aquela que mais combina com você e com seus objetivos. 

Nem sempre o exercício serve para ter o corpo dos sonhos, às vezes é apenas para melhorar a sua saúde física e mental, como forma de autocuidado.

  1. Mantenha boas noites de sono

Nada como sonos de beleza para ajudar no bom humor e na saúde, não é mesmo? Isso porque dormir traz benefícios reais para o físico, mental e estética

Dormir bem ajuda a melhorar a saúde, além de produzir colágeno para renovar as células cutâneas da pele. Por isso, organize suas noites de sono com 7 a 8 horas de descanso, em uma cama confortável e um ambiente silencioso na medida do possível. 

Se preferir, faça rituais de beleza antes de dormir, como cuidar da pele ou tomar um chá calmante.

  1. Invista em autoconhecimento e hobbies
Mulher sentada em uma cama enquanto lê um livro e bebe uma xícara de café, mostrando o que é autocuidado.
Conhecer a si mesmo é uma das mais importantes habilidades para entender o que é autocuidado.

Autoconhecimento é fundamental para ter uma vida feliz e plena. Saiba quem você é, do que gosta, o que deseja, seus sonhos e o que mais for importante. 

Ter objetivos ajuda a definir uma trajetória para a sua vida e evita depositar todo o seu propósito em outras pessoas, reduzindo a dependência emocional e afetiva.

Para isso, estude, leia, pratique meditação, tenha momentos bons sozinho, tenha gratidão pelas suas conquistas e tenha certeza de quem é. 

Um ótimo caminho para o autoconhecimento é ir a consultas com psicólogo. Esse profissional é capacitado para entender os conflitos mentais e te ajudar a buscar um caminho de clareza e autoconhecimento, permitindo ter mais qualidade de vida e melhorando o seu bem-estar. 

  1. Vá ao médico com recorrência

O autocuidado envolve especialmente a atenção à saúde. Por esse motivo, realizar check-ups anuais é essencial para acompanhar o funcionamento do corpo com exames preventivos, os quais evitam complicações de doenças e ajudam a detectar irregularidades e problemas assintomáticos.

Às vezes, o seu mal estar pode estar relacionado a alguma deficiência de nutrientes ou a algum problema adquirido. Então, comece com um check-up com o clínico geral, depois passe com especialistas que sejam recomendados. 

  1. Tenha um lar limpo e organizado

Já ouviu falar que higiene e organização atraem prosperidade? Sendo assim, arrumar a casa, a mesa de trabalho, o guarda roupa, entre outros, proporcionam sentimentos de satisfação e clareza. É uma ação ligada ao seu bem-estar emocional, afinal, um ambiente organizado ajuda a organizar a mente

Portanto, cuide do seu lar fazendo-o refletir sua personalidade. Isso também promove um sentimento de auto-apreciação, já que estará conservando o espaço que é seu.

  1. Tome banhos relaxantes e faça um spa em casa
Mulher sorridente praticando o autocuidado enquanto toma um banho de banheira. Ela veste uma toalha na cabeça e está segurando uma flor.
O bem-estar físico e mental impactam diretamente na nossa rotina. 

O autocuidado não se resume à beleza, mas se sentir bem consigo mesmo é essencial! Por isso, um banho relaxante pode te salvar de um dia estressante e de uma rotina atarefada. 

Invista em óleos corporais com fragrâncias relaxantes, como os da Linha Paixão. Um escalda pés relaxante e banhos energéticos de ervas também contribuem para acalmar o corpo e a mente. 

Se preferir, adicione velas perfumadas, pingue algumas gotinhas de óleo essencial no próprio chuveiro e coloque uma música relaxante. Lembre-se de definir um alarme no relógio para não ultrapassar no tempo ideal de banho, mas aproveite para refletir, relaxar e fazer o seu tempo render.

Gostou do conteúdo? Para ficar sempre por dentro de todas as novidades sobre beleza e autocuidado, acompanhe a Loja Coty!


Posts relacionados

Assine nossa newsletter!

Ao se cadastrar, você concorda com nossas políticas de privacidade e em entrar em nossa base de envio de e-mails.