Saúde e bem-estar

Como fazer um escalda pés relaxante em casa

9 de agosto de 2022Atualizado há 507 dias e 20 horas
Ícone Link
  • Ícone compartilhar
  • Ícone Link

Já pensou nos benefícios que cuidar dos pés pode oferecer para o corpo? O escalda pés é o cuidado que promove o relaxamento que você tanto precisa. Após um dia cansativo, nada mais especial que dedicar alguns minutos para cuidar de si mesmo, tanto físico quanto mentalmente. 

A técnica do escalda pés proporciona alívio, reduz a sensação de cansaço e estresse no corpo. Neste conteúdo, vamos ensinar como realizar a prática corretamente em casa e apresentar os cuidados extras para os pés após o procedimento. Acompanhe a seguir!

Para que serve o escalda pés

O escalda pés é uma técnica antiga e tradicional para aliviar sintomas de cansaço, tensão, estresse, ansiedade e dores musculares. O tratamento consiste em colocar os pés na água quente com a mistura de ervas ou outros ingredientes, como:

  • Camomila
  • Erva-doce; 
  • Alecrim;
  • Sal grosso;
  • Alfazema;
  • Lavanda, entre outros. 

Quais os benefícios que o tratamento promove para o corpo

É comprovado cientificamente os benefícios em adotar o escalda-pés no dia a dia, trazendo pontos positivos tanto para os nossos pés quanto para o corpo como um todo. Conheça alguns deles:

  • Alívio de cólica: você sabia que o frio do corpo começa pelo pé? Sendo assim, o escalda pés ajuda a aliviar as dores de cólica porque aquece os pés, proporcionando a diminuição da cólica menstrual;
  • Diminuição do inchaço e retenção de líquido: passar longos períodos de pé ou sentado pode causar inchaços nos pés. Além de auxiliar na circulação sanguínea, o escalda pés ajuda a reduzir o problema, oferecendo alívio para a região;
  • Ativação da circulação sanguínea: muitas vezes a má circulação do sangue é causada após ficar na mesma posição por várias horas. A região dos pés é a que mais sofre desse problema. Por isso, ao aquecer a região, você equilibra o fluxo de sangue, oferecendo o mesmo benefícios para o resto do corpo;
  • Reduz o estresse: a técnica elimina o estresse causado pelo dia a dia, concedendo a sensação de relaxamento pelo contato com a água quente e potencializada com outras substâncias calmantes.

Como fazer o escalda pés em casa

Imagem vista de cima de um preparo de escalda pés com velas, toalhas, flores e sal.
O relaxamento dos pés influencia no bem-estar do corpo todo.

Como sabemos, o escalda pés tem a capacidade de trazer alívio para o corpo todo, não apenas para a região de aplicação. 

Afinal, os pés são capazes de absorver as tensões nervosas causadas pelas atividades diárias, sendo a principal área de alívio de diversas enfermidades. A partir disso, você pode aplicar diferentes técnicas para relaxamento:

Compressas quentes 

Essa é uma versão mais rápida e prática do escalda pés. Molhe uma toalha em água salina, ou seja, água que contém uma concentração de sais dissolvidos (pode conter componentes perfumados) colocando sobre os pés, costas, braços, pés, entre outros pontos do corpo. 

Para fazer, basta adicionar sal marinho e bicarbonato de sódio em 250 ml de água fervida, mexendo bem até que os ingredientes se diluam completamente.

Escalda pés

Consiste no banho dos pés completo e muito fácil de fazer em casa, o qual é feito imergindo os pés em uma bacia média ou grande de água com ervas e/ou sais até a altura do tornozelo. 

É recomendado que os pés permaneçam de 15 a 20 minutos na água quente, de 36°C a 46°C, dependendo da sensibilidade da pele. É importante que retire os pés antes que a água esfrie. 

Caso queira, adicione essências de óleos essenciais com perfume ou extratos aromáticos de ervas. 

Em seguida, retire os pés da água, seque com ajuda de uma toalha e coloque meias para manter a temperatura da região e estimular o conforto e relaxamento. Prefira fazer o escalda-pés antes de dormir ou à noite ao menos 1 vez na semana.

Quais produtos utilizar no seu escalda pés

Imagem promocional do Óleo Corporal Flor de Baunilha da marca Paixão.
O Óleo Corporal Paixão possui óleo de amêndoas que vai garantir o relaxamento dos seus pés.

Alguns ingredientes e produtos são capazes de potencializar os efeitos relaxantes do escalda pés. Já as fragrâncias também colaboram para a sensação de bem-estar. Conheça os efeitos de cada um deles e qual a quantidade correta:

  • Óleos: massagem nos pés e tornozelos com óleos auxiliam na prevenção de retenção de líquidos e inchaços. A Linha Paixão conta com óleos corporais que são perfeitos para o seu momento escalda pés;
  • Flores ou ervas: produtos como o óleo de arnica ajuda a ativar a circulação sanguínea, a camomila ajuda a relaxar e o alecrim auxilia na diminuição do estresse e da ansiedade. Nesse caso, o ideal é adicionar 1 xícara de ervas secas ou frescas para cada 2 litros de água;
  • Sais ou espuma de banho: efeito de suavizar e desintoxicar a pele. Adicione 2 colheres de sopa a cada 2 litros de água;
  • Elementos de fricção, se desejar: bolas de gude funcionam como massageadores e pedra-pomes, esfoliantes e buchas ajudam a amaciar e eliminar excesso de pele dos pés.

Lembre-se de manter a hidratação

Imagem da perna de uma mulher enquanto aplica creme hidratante no pé.
Realizar uma hidratação após o escalda pés é extremamente benéfico para a pele!

A Linha Monange conta com produtos ideais para manter os cuidados dos seus pés e do seu corpo. Ao finalizar o escalda pés, saiba que é uma boa prática realizar uma massagem suave com um creme hidratante

Para que a pele absorva melhor o produto, aproveite para fazer movimentos circulares e firmes nos seus pés. É recomendado dormir com meias de algodão para potencializar os efeitos do tratamento durante a noite. 

A esfoliação também é fundamental

A esfoliação é outro tratamento que pode melhorar ainda mais a saúde dos pés. A finalidade é remover as células mortas ao mesmo tempo que estimula a circulação sanguínea

Para isso, utilize um creme esfoliante na região a cada 15 dias para ajudar a eliminar as impurezas e hidratar a pele. 

Conheça as contraindicações

Antes de fazer o seu escalda pés, saiba que algumas pessoas devem evitar a técnica de relaxamento, como mulheres grávidas, pessoas com trombose, hipertensos ou que tenham câncer. 

No entanto, é recomendado conversar com um médico para confirmar se você possui alguma limitação quanto ao tratamento. 

Como vimos, o escalda pés é uma técnica muito fácil de fazer em casa. Com simples materiais e ingredientes, você consegue montar seu próprio spa.

Gostou das nossas dicas? Então, você vai adorar conhecer os produtos da Loja Coty para incrementar seu ritual de beleza diário!


Posts relacionados

Assine nossa newsletter!

Ao se cadastrar, você concorda com nossas políticas de privacidade e em entrar em nossa base de envio de e-mails.