Cabelos

Pré poo: o que é e como fazer?

9 de agosto de 2022
Ícone Link
  • Ícone compartilhar
  • Ícone Link

Já teve a sensação de ressacamento dos fios após a lavagem? Muitas vezes, esse é o efeito do shampoo ao higienizar os cabelos: a remoção da oleosidade é tão intensa que pode remover o óleo natural. Para evitar esse problema, existem diferentes formas de cuidar da saúde dos cabelos, como o pré poo. 

O pré poo é uma técnica para combater o ressecamento dos fios após a lavagem. Essa alternativa para manter a saúde dos cabelos é ideal para todos os tipos, do crespo, cacheado, ondulado e liso, até ao quimicamente tratado.

Dê adeus aos fios ressecados com essa técnica que combina vários produtinhos, que juntos formam uma receita poderosa. Neste post, vamos falar tudo sobre a importância do pré poo, como ele vai te ajudar, receitas, e como e quando fazer. Veja todos os detalhes a seguir!

Entenda o que é pré poo e por que é importante para o cabelo

Mulher tomando banho e lavando os cabelos no chuveiro enquanto olha para cima sorrindo.
O pré poo serve como uma blindagem para os fios antes da lavagem.

O pré poo é um termo derivado da língua inglesa que significa “pré-shampoo” na tradução. Como diz o nome, o tratamento é aplicado antes da lavagem com o shampoo, com o objetivo de reduzir os danos causados pela higienização intensiva dos fios

Portanto, para fazer o pré poo, você deve aplicar um tratamento em todo o cabelo antes da lavagem. Assim, quando for aplicar o shampoo, o produto não vai agredir o comprimento e as pontas dos fios. 

A técnica funciona como uma hidratação, repondo os nutrientes e oferecendo proteção aos fios contra altas temperaturas da água e ação detergente do shampoo. 

Quais os produtos utilizados para o pré poo?

Para realizar o pré poo, você pode utilizar máscaras de tratamento, óleos vegetais e condicionadores ricos em proteínas. Não importa qual seja, o importante é que ele tenha a finalidade de hidratação e nutrição dos fios.

Para intensificar os resultados, você pode fazer uma misturinha de cremes hidratantes com óleos e deixar agir no cabelo antes da lavagem. 

Com isso, os produtos vão agir na fibra capilar impedindo que substâncias ressequem o cabelo, sem atrapalhar a limpeza. Em seguida, toda a máscara ou óleo será retirado dos fios com a aplicação do shampoo.

Descubra os benefícios do pré poo para a saúde dos fios

Mulher de cabelo ruivo e cacheado segurando uma mecha dos fios enquanto sorri.
Se está procurando cachos mais definidos, aposte no pré poo!

Essa é a função do pré poo: oferecer uma espécie de blindagem aos fios dos efeitos abrasivos do shampoo. 

Mas quais as vantagens da técnica para a saúde e embelezamento das madeixas – principalmente em pessoas que lavam o cabelo diariamente? Conheça abaixo:

  • Promove hidratação intensiva e reduz o frizz;
  • Protege do ressecamento causado pelo shampoo, selando as cutículas;
  • Devolve os nutrientes para a fibra capilar;
  • Promove brilho intenso e dá mais movimento aos fios;
  • Hidrata as pontas do cabelo – que são naturalmente mais ressecadas;
  • Aumenta a durabilidade do efeito de procedimentos químicos, como alisamentos e colorações;
  • Deixa a estrutura capilar mais forte e protegida.

Como vimos, a técnica promove diversos benefícios para o cabelo. No entanto, o pré poo não é substituto do cronograma capilar, mas pode ser um complemento dos tratamentos para garantir a saúde e beleza das madeixas.

Aprenda a fazer o pré poo de diferentes formas

Mulher sorridente aplicando a técnica pré poo nos cabelos enquanto os penteia com creme hidratante.
A técnica do pré poo promove fios mais hidratados, sedosos e brilhantes!

De modo geral, para fazer o pré poo existe um passo a passo bem básico, o que muda é o tipo de produto utilizado. 

Sendo que o mais comum é aplicar máscaras e óleos, como o de coco, por exemplo. Por isso, vamos mostrar um como fazer o pré poo em casa:

  1. Escolha os produtos que vai utilizar no pré poo 

Lembre-se de escolher boas máscaras ou cremes hidratantes, como o Creme de Tratamento Monange Hidrata Com Poder. Você também pode pensar em produtos complementares, como os óleos vegetais.

  1. Prepare as madeixas para receber os produtos 

Umedeça os fios, separe-os em quatro grandes mechas e prenda-as com presilhas ou elásticos de cabelo.

  1. Aplique os produtos 

Esse é o momento de passar máscara ou óleo por todo o comprimento de cada uma das mechas com ajuda dos dedos e/ou escova para espalhar em todo o cabelo.

  1. Aguarde a ação do produto

Espere de 5 a 20 minutos para o produto agir nos fios e em seguida enxágue bem.

  1. Lave o cabelo

Aplique o shampoo diretamente na raiz dos fios, massageando suavemente e depois, distribua a espuma do comprimento às pontas. Enxague logo em seguida para remover o produto e a sujeira do couro cabeludo. 

Aposte no Kit Monange Shampoo e Condicionador Hidrata com Poder para a higienização completa dos fios; 

  1. Finalize o tratamento

Termine a lavagem aplicando o condicionador da sua preferência por todo o comprimento, evitando a raiz para não estimular a produção de sebo em excesso nessa área.

Lembre-se de testar diferentes cremes de tratamentos até encontrar aquele que ofereça melhores resultados para os seus fios. 

Para cabelos quimicamente tratados, você pode optar pelo Creme de Tratamento Monange Química Sem Drama. Para cabelos crespos ou cacheados, você pode apostar no Creme de Tratamento Monange Cachos Que Tal.

Confira outras sugestões de produtos que você pode utilizar para fazer o pré poo:

  • Óleos vegetais: para realizar o seu pré poo caseiro, faça uma misturinha de óleos vegetais com cremes hidratantes. Para isso, você pode optar por Óleo de argan, de coco, de rícino, de macadâmia, de amêndoa, de alecrim ou de melaleuca;

Ao adicionar o pré poo a sua rotina por pelo menos 3 vezes por semana, você conquistará incríveis benefícios para os seus fios, como maciez, força e hidratação. 

Para isso, adquira produtos de marcas confiáveis e que ofereçam resultados positivos para os seus fios na Loja Coty.  

Gostou do conteúdo? Acesse nosso blog e confira mais dicas exclusivas de cuidados com os cabelos!


Posts relacionados

Assine nossa newsletter!

Ao se cadastrar, você concorda com nossas políticas de privacidade e em entrar em nossa base de envio de e-mails.