Unhas

Passo a passo de como fazer unha em casa!

5 de janeiro de 2023
Ícone Link
  • Ícone compartilhar
  • Ícone Link

Já se tornou um hábito fazer as unhas em casa, não é? Alguns dos principais motivos são a economia e a praticidade de manter as mãos bonitas sem precisar ir ao salão de beleza toda semana. Também é uma forma de autocuidado e tem uma forte influência na autoestima

Mas qual o passo a passo ideal para deixar as unhas perfeitas sozinha?

Saiba que reunir os materiais corretos e de qualidade é o primeiro passo para alcançar a beleza das mãos. Depois, é preciso utilizar os produtos na ordem e maneira correta. Por isso, neste conteúdo, vamos te mostrar um passo a passo de como fazer as unhas em casa. Confira!

  1. Separe os materiais necessários 
Materiais de fazer unha em casa em uma superfície clara.
Além de ser econômico, o processo de como fazer unha em casa é simples e terapêutico! 

Para arrasar em todas as etapas, é preciso ter os materiais apropriados – sendo assim, escolha com cuidado e certifique-se da qualidade dos itens. Para não perdê-los, mantenha em uma necessaire, caixa ou porta-itens. Confira alguns itens para ter na hora de fazer as unhas em casa:

  • Lixas de unha: dá a forma às unhas e ajuda no polimento;
  • Algodão: para remover esmalte;
  • Palito e espátula: ajuda na limpeza do esmalte das laterais das unhas e na cutilagem;
  • Removedor de esmalte: esta é a opção mais saudável para as unhas ao invés da acetona;
  • Alicate e cortador: para aparar as unhas e tirar as cutículas;
  • Creme para mãos: para deixar as mãos macias e preparadas para a cutilagem; 
  • Base fortalecedora: para preparar as unhas para receber o esmalte;
  • Óleo secante: que ajuda na secagem mais rápida do esmalte;
  • Esmaltes: utilizados para deixar as unhas bonitas e coloridas.

Para montar sua necessaire de produtos para as mãos, corra para a Loja Coty – lá você encontra tudo o que precisa para fazer as unhas em casa!

  1. Higienize as unhas 

Materiais separados? Chegou a hora de iniciar! Lembre-se que alicates, cortadores, palitos e lixas de unha são ferramentas pessoais e não devem ser compartilhadas

Assim, você evita transmissão de doenças, como infecções nas unhas. Também é importante proteger esses materiais dentro de um recipiente quando não estiver usando-os. 

Agora, organize um espaço limpo e coloque todos os materiais. Limpe o esmalte da unha, se tiver, e jogue os algodões fora quando terminar. 

  1. Hora de cortar e lixar 
Mulher sentada em uma cadeira mostrando como fazer unha em casa ao lixá-las. 
Saber como fazer unha em casa é uma ótima alternativa para quem procura cuidar de si mesma no conforto de casa.

Corte as unhas no formato desejado – os mais comuns são redondo, quadrado, stiletto ou amêndoa . Depois, lixe de um lado para o outro para dar o acabamento às unhas, mas tome cuidado para não estreitá-las. 

Se tiver estrias na superfície da unha, utilize a lixa polidora de forma suave para corrigir sem danificar.

  1. Hidrate as unhas e cutículas

Após a lixagem e polimento, é comum que a unha fique com aspecto esbranquiçado e ressecado. Por isso, a hidratação é muito importante para a saúde das mãos: deixa a esmaltação mais bonita, prepara as unhas para a cutilagem e fortalece a estrutura das unhas. 

Utilize o Creme para Mãos Anti-idade Q10 e Vitamina E da Monange. O produto tem ação desodorante, hidrata e previne o envelhecimento ao mesmo tempo.

  1. Retire as cutículas, mas com cuidado!

Com ajuda da espátula de unhas, empurre a cutícula na direção contrária ao crescimento. Em seguida, utilize um alicate de unha para remover o excesso de pele. 

Saiba que o alicate deve estar bem afiado para ter mais eficiência na cutilagem, assim você evita de puxar a pele e machucar a unha. Sendo assim, basta apertá-lo para que ele corte a cutícula.

Lembre-se de não exagerar na remoção da cutícula – essa pelinha sobre a unha é fundamental para protegê-las contra infecções. Portanto, retire apenas o excesso para manter as unhas saudáveis.

  1. Aplique a base fortalecedora 

A Base Fortalecedora Risqué Technology é utilizada antes da esmaltação com o objetivo de fortalecer as unhas em 40%, principalmente as fracas e quebradiças. 

Além disso, tem a capacidade de proteger, deixá-las mais saudáveis e prolongar a duração do esmalte na unha. Sua fórmula é hipoalergênica e deve ser utilizada em tratamento contínuo para garantir a eficácia.

  1. Faça a esmaltação com a linha Risqué
Mãe e filha exibindo as mãos após aprenderem como fazer unha em casa. Elas estão sorrindo e sentadas em uma cama.
Tenha as unhas lindas e saudáveis em casa com os esmaltes Risqué!

Aplique o esmalte em toda a unha, ultrapassando o limite da cutícula (depois retire o excesso com o palito). Será necessário passar duas camadas em média para a cor ficar semelhante ao indicado na embalagem. 

Garanta que o esmalte seja de boa qualidade para garantir a saúde das unhas e evitar reações alérgicas ao produto. 

Todos os produtos da linha Risqué são hipoalergênicos e a nova linha Bio é totalmente vegana, livre de 16 ativos danosos para a unha e possui o selo cruelty free, o qual garante que a produção é livre de exploração animal. 

Conheças as cores dos esmaltes da linha Risqué Bio que foram inspirados na natureza:

  1. Capriche na palitação

Se você ainda tem dúvidas sobre como fazer as unhas em casa, saiba que a palitação é a parte principal. Essa é uma etapa na qual é retirado o excesso de esmalte ao redor das unhas antes da finalização com a base extrabrilho. 

São duas fases da palitação perfeita:

  • Remoção do esmalte ainda molhado dos cantinhos da unha com o palito seco;
  • Remoção do esmalte das laterais da unhas com o ajuda do palito com algodão e removedor de esmalte.

Para que fique bem feito, é preciso que a cutilagem esteja em dia. Assim, é possível passar o palito com facilidade em volta das unhas, sem impedimentos. Limpe com cuidado para não borrar as unhas. 

  1. Finalize com extra brilho e óleo secante 

Use a Cobertura Brilhante Risqué Technology para dar o toque final na esmaltação, promovendo a finalização perfeita com brilho e durabilidade nas unhas.

Já o Óleo Secante Risqué Technology deve ser utilizado após todas as etapas para acelerar o processo de secagem do esmalte das unhas e permitir que você volte a fazer suas atividades normalmente sem borrar. 

Além disso, a fórmula da base possui ativos extraídos do óleo da flor orquídea, a qual é rica em minerais e possui características reparadoras e protetoras. 

Quer conhecer mais sobre os produtos da Risqué? Visite a Loja Coty e garanta os seus produtos para cuidados das unhas em casa!

Gostou do post? Confira mais conteúdos como este sobre cuidados com as unhas em nosso blog!


Posts relacionados

Assine nossa newsletter!

Ao se cadastrar, você concorda com nossas políticas de privacidade e em entrar em nossa base de envio de e-mails.