Cabelos

O que é transição capilar: tudo o que você precisa saber

18 de janeiro de 2023
Ícone Link
  • Ícone compartilhar
  • Ícone Link

Já reparou na quantidade de pessoas cacheadas nas ruas, nas redes sociais e na televisão? Isso porque a transição capilar vem ganhando cada vez mais força nos últimos tempos. Muito além do abandono de químicas alisadoras, esse é um movimento que visa a aceitação e quebra de padrões. 

O processo de transição é a parte mais difícil para aqueles que decidem retornar aos fios naturais, porém é libertadora e carregada de autoconhecimento. Nesse processo, você aprende como seu cabelo se comporta, quais produtos funcionam melhor e o estilo de corte que mais te agrada. 

Por isso, a transição capilar é tão importante para trabalhar o autocuidado, a aceitação e a autoestima. É você dedicando um tempo exclusivo para si mesma! 

Neste conteúdo, vamos explicar detalhadamente o que é a transição capilar, seus desafios, como começar, as principais técnicas e exemplos de penteados para adotar nesse processo. Aproveite!

Afinal, o que é transição capilar?

Mulher cuidando de seu cabelo cacheado em frente ao espelho de seu banheiro após adotar e entender o que é transição capilar.
Entender o que é a transição capilar é um caminho sem volta para abandonar definitivamente as técnicas de alisamento nos fios.

A transição capilar é o processo de recuperação do cabelo natural. Geralmente acontece em homens e mulheres que fizeram alisamento definitivo em algum momento da vida. Isso porque esse tipo de procedimento modifica a estrutura do fio, fazendo-o ficar liso de forma prolongada. 

No entanto, a transição capilar surge como uma possibilidade de retornar aos fios naturais, uma vez que o cabelo cresce com a curvatura de origem. Não é à toa que esse procedimento virou sinônimo de libertação dos padrões de beleza estabelecidos pela sociedade e pela mídia

Nesse contexto, também podemos dizer que o processo é um símbolo ao reencontro às origens, já que durante muito tempo o cabelo liso foi exaltado. Porém, todas as estruturas de cabelos possuem sua própria beleza e autenticidade, e ressaltam as particularidades de cada pessoa

O que você precisa saber sobre o processo de transição capilar?

Mulher tocando em seus cabelos após adotar e entender o que é transição capilar. Ela está sentada em uma cadeira e veste camiseta verde.
Entender o que é transição capilar e iniciar esse processo de autocuidado requer paciência, e assim, terá resultados incríveis!

A transição capilar requer cuidados específicos com o cabelo e conhecimento sobre os tratamentos mais adequados para o seu tipo de curvatura de cachos. No entanto, ao contrário do que é dito, basta ter vontade de aderir às mechas naturais para que o processo seja mais tranquilo.

Entendendo os desafios, você consegue começar a transição com paciência e determinação. Confira alguns:

  • Não há um tempo específico de duração: o processo depende de pessoa para pessoa e só estará completa quando não restar fios com química no cabelo
  • O cabelo pode ficar com texturas diferentes por um período: apesar de incomodar visualmente é possível reverter o caso com uma boa finalização ou um penteado; 
  • Você vai precisar de produtos específicos: de preferência para cabelos cacheados ou crespos que proporcionem os nutrientes ideais para manter os fios fortes e saudáveis;
  • Será preciso abandonar chapinha e secadores: ferramentas de calor causam o chamado “alisamento mecânico” que também pode alterar a estrutura dos fios;
  • Com o tempo, você se acostuma com a sua nova imagem: pode ser difícil se reconhecer a princípio, mas aos poucos, o visual novo vai fazer parte de você e talvez nunca mais queira voltar ao que era antes.

Ao saber dessas informações, será mais fácil lidar com o processo de transição capilar e driblar quaisquer contratempos com produtos de qualidade e técnicas específicas. Com certeza o resultado será impressionante!

Como fazer a transição capilar: passo a passo para voltar aos cachos

Close-up de uma mulher aplicando produto de cabelo nos fios de outra mulher após a transição capilar.
A auto aceitação é o primeiro passo para começar a entender o que é transição capilar.

Passar pela transição capilar é um exercício de autoconhecimento. Por isso, no meio do processo, você pode identificar algumas necessidades específicas para o seu tipo de fio. Sendo assim, considere a consultoria de um cabeleireiro especializado em cachos caso tenha dúvidas.

Mas se precisar de uma ajuda para começar, confira o passo a passo a seguir:

1. Interrompa o uso de alisantes 

Seja tratamentos de alisamento, relaxamento, chapinha, secador ou qualquer outra técnica que mude a estrutura dos seus fios, é preciso interromper o uso. Depois, será necessário esperar alguns meses para o cabelo natural sobressair na parte lisa. 

Para acelerar o processo, muitas mulheres fazem o corte big chop, também conhecido como BC. Essa técnica consiste em cortar toda a parte lisa do cabelo e deixar apenas os fios naturais crescendo. O cabelo fica bem curtinho e muitas mulheres se identificam com o corte logo de primeira. Vale a pena considerar!

No entanto, se essa não for uma opção para você, é possível aguardar o crescimento dos fios fazendo tranças embutidas, penteados presos ou até uma boa finalização pode ajudar no visual de alguns tipos de cachos. 

2. Escolha os produtos certos para a Transição Capilar

O processo de transição capilar envolve principalmente produtos que estimulem o crescimento saudável dos fios, promovendo força e devolvendo os nutrientes necessários para a estrutura. De modo geral, você vai precisar dos seguintes produtos:

  • Shampoo e condicionador: para a higienização adequada do cabelo e couro cabeludo;
  • Creme de tratamento: para hidratar, definir e equilibrar o volume dos fios;
  • Creme para pentear e geleia capilar: para uma finalização incrível.

A linha Cachos, que Tal? da marca Monange foi desenvolvida especialmente para o cuidado que os cabelos crespos, cacheados e ondulados precisam. O óleo de coco, presente na composição dos produtos, hidrata até a segunda camada da fibra capilar, mantendo a definição, controlando o volume e o frizz!

3. Monte um cronograma de tratamentos

O cronograma capilar se trata de uma sequência de tratamentos que envolvem hidratação, nutrição e reconstrução dos fios. Esses 3 aspectos são importantes para manter a saúde e beleza das mechas. 

O ideal é fazer hidratação e nutrição ao menos 1 vez por semana e a reconstrução a cada 15 dias. É possível fazer os tratamentos em casa com produtos de qualidade e segurança, como a linha Monange para cachos. 

4. Capriche na finalização

A finalização de cabelo é a chave para dar forma para os cachos, deixando-os com menos frizz e mais volume. Para isso, misture um pouco de creme de pentear com uma quantidade de 1 dedo de geleia capilar, e passe mecha por mecha. 

Você pode forçar a curvatura dos fios fazendo o dedo liss. Essa técnica consiste em cachear os fios com ajuda dos dedos, o que promove maior durabilidade dos cachos.

Para iniciar logo a transição, conheça e adquira a linha completa da Monange na Loja Coty!

Gostou do post? Confira mais dicas como essa sobre cuidados com o cabelo em nosso blog!


Posts relacionados

Assine nossa newsletter!

Ao se cadastrar, você concorda com nossas políticas de privacidade e em entrar em nossa base de envio de e-mails.