Saúde e bem-estar

O que é automassagem e quais são seus benefícios?

26 de janeiro de 2023
Ícone Link
  • Ícone compartilhar
  • Ícone Link

No mundo moderno, a correria do dia a dia pode causar estresse e tensões musculares no corpo. Por isso, é importante dedicar um tempo para si mesmo, e a automassagem é uma ferramenta poderosa para proporcionar o bem-estar físico e emocional. Mas afinal, o que é a automassagem?

Existem técnicas de relaxamento no corpo que você mesmo pode aplicar, e que podem auxiliar na saúde e bem-estar. Além disso, esse hábito pode render benefícios para problemas que muitas vezes nem percebemos. 

Sendo assim, um simples ato de trocar os sapatos e roupas apertadas por vestimentas confortáveis, pressionar os próprios ombros, apalpar os pés após um dia cansativo, esfregar o polegar na testa, entre outras ações, podem ser a diferença. 

Além disso, tornar esses hábitos frequentes, ajuda a manter o corpo relaxado por mais tempo e promove muitos benefícios à saúde do nosso corpo. Pensando nisso, neste conteúdo, vamos explicar o que é a automassagem, como fazer e seus benefícios. Boa leitura!

O que é a automassagem?

Mulher fazendo automassagem em suas têmporas. Ela está sentada em uma cadeira em frente a uma mesa de madeira, rodeada por plantas.
Ao entender o que é automassagem e aplicá-la no dia a dia, resultará no seu bem-estar físico e emocional.

A automassagem é um conjunto de técnicas caseiras para relaxar pontos específicos do corpo, os quais costumam ficar bem tensionados, principalmente em caso de estresse. A base das técnicas envolve ficção, amassamentos e outras formas de massagem nas regiões.

O hábito pode melhorar o humor, circulação sanguínea, alívio de dores, aparência da pele, eliminação de fluidos corporais, etc. No entanto, antes de começar a aplicar as técnicas de automassagem é preciso se certificar de que a pele está higienizada, hidratada e os músculos precisam estar minimamente relaxados

Por esse motivo, é recomendado que tome um banho quente antes das sessões de automassagem. Os óleos corporais e hidratantes são ótimos potencializadores do relaxamento e facilitam o deslizamento das mãos sobre o corpo. 

Também é preciso que os movimentos da automassagem sejam leves, lentos e com muito cuidado para não machucar. Tente combinar os movimentos com uma respiração lenta e calma. Caso sinta muita dor durante as sessões, interrompa o tratamento e procure um massagista profissional.

Quais os benefícios da automassagem? 

Qualquer tipo de massagem, seja feita por você mesmo ou outra pessoa, promove diversos benefícios para o corpo, contribuindo para o bom funcionamento do organismo. Conheça os principais benefícios da prática, a seguir!

Reduz dores musculares

As atividades diárias podem causar dores na musculatura e estresse, como a prática de exercícios físicos, atividades repetitivas, tarefas domésticas ou o simples ato de ficar na mesma posição por muito tempo. 

Sendo assim, é importante praticar a automassagem para ajudar a relaxar os músculos e diminuir as dores, fadigas e tensões musculares em todo o corpo. 

Ativa a circulação sanguínea

A pressão certa da automassagem pode ajudar a melhorar a oxigenação em diferentes áreas do corpo. Em outras palavras, ajuda o sangue a circular melhor, diminuindo, por exemplo, dores nas pernas e nas costas.

Elimina toxinas 

A melhora na oxigenação causada pela automassagem frequente ajuda na eliminação de toxinas, uma espécie de detox. Os movimentos constantes ajudam a direcionar o excesso de líquido para áreas responsáveis pela absorção ou destruição das toxinas.

Alivia estresse e ansiedade 

Não é novidade que o estresse e a tensão corporal podem causar distúrbios físicos e mentais, como a ansiedade e depressão. 

Para evitar esses problemas ou reduzir a intensidade dos sintomas causados pelo estresse, a automassagem é essencial para promover um efeito relaxamento, contribuindo para o equilíbrio do corpo e da mente.

Como fazer automassagem? 

Mulher de cabelo cacheado tomando um banho relaxante de espuma em uma banheira.
A automassagem é um ato de cuidado e proporciona momentos de relaxamento.

Chegou a hora de aprender a aplicar as técnicas de automassagem em seu corpo. Lembre-se de preparar um ambiente calmo e silencioso, tomar um banho quente e relaxante e utilizar óleos corporais ou cremes hidratantes na região de tratamento. Aproveite este momento de autocuidado com belo spa em casa!

Automassagem facial

  1. Comece com movimentos circulares, de dentro para fora, em todo rosto com a ponta dos dedos; 
  2. Massageie as têmporas (as áreas nos cantos da testa) com o polegar, fazendo movimentos circulares;
  3. Com o polegar e indicador, aperte levemente as áreas da bochecha, como beliscões suaves. 

Automassagem na nuca e no pescoço

  1. Mova o braço direito em torno do pescoço e apoie a mão da nuca. Depois, incline a cabeça para o lado direito. Faça um pouco de pressão para alongar o pescoço;
  2. Depois, faça o mesmo movimento com o braço esquerdo para o lado esquerdo;
  3. Agora sente-se em uma cadeira e flexione o tronco para frente soltando o peso do corpo. Respire lenta e profundamente;
  4. Volte à posição normal e, com o polegar e indicador, posicione os dedos na nuca, aplicando uma leve pressão para ativar a circulação na área.

Automassagem nas costas

  1. Deite ou sente-se e pegue uma bola pequena. Posicione a bola na área de tratamento e faça movimentos circulares suaves;
  2. Depois, posicione a bola na parede, encoste a coluna e faça movimentos para cima e para baixo;
  3. Trabalhe esses movimentos em diferentes áreas das costas para ativar a circulação em toda região. 

Automassagem nos tornozelos e pés

  1. Sente-se em uma cadeira, coloque o pé direito no seu colo e use os polegares das duas mãos para fazer movimentos circulares em todo o pé;
  2. Pressione toda a região, incluindo tornozelos e calcanhares;
  3. Repita a mesma massagem no pé esquerdo;
  4. Agora coloque a bola pequena em cima dos pés e movimente-a com as mãos para relaxar ainda mais. 
  5. Um escalda pés pode ser perfeito para relaxar ainda mais.

Quais os melhores hidratantes e óleos corporais para automassagem? 

Close-up das mãos de uma mulher aplicando creme hidratante em sua perna enquanto mostra o que é automassagem.
Com a ajuda de loções hidratantes e óleos corporais, a automassagem será completa!

A automassagem promove benefícios incríveis para o corpo, mas pode ser ainda mais fácil e eficaz se tiver um produto específico para o tratamento. Por isso, trouxemos dicas de óleos corporais e hidratantes para você!

Quer saber como usar óleos corporais Paixão na automassagem? Basta aplicar na região a ser massageada após o banho e aproveitar a maciez e a luminosidade da pele promovido pelo óleo de amêndoas. 

Já os hidratantes corporais Monange podem ser utilizados em qualquer momento do dia, seja no horário de trabalho, na pausa das tarefas domésticas ou após os exercícios. Comece com uma pequena mudança na sua rotina e aproveite os benefícios por uma vida inteira!

Conheça toda a linha de produtos corporais da Loja Coty e garanta um spa em casa de sucesso!

Gostou do post? Acesse nosso blog e leia outros conteúdos como este sobre saúde e bem-estar.


Posts relacionados

Assine nossa newsletter!

Ao se cadastrar, você concorda com nossas políticas de privacidade e em entrar em nossa base de envio de e-mails.