Saúde e bem-estar

Conheça 9 cuidados femininos importantes para a saúde e bem-estar

28 de abril de 2023
Ícone Link
  • Ícone compartilhar
  • Ícone Link

Toda mulher precisa manter uma rotina de cuidados especiais, os quais ajudam a lidar com a rotina pesada e a manter a qualidade de vida. Bons hábitos no dia a dia contribuem para a prevenção de doenças, melhoram a autoestima e promovem o bem-estar físico e mental, o que reflete em uma vida mais saudável e feliz.

Mas o que seria uma rotina de cuidados femininos ideal? Além da prática de exercícios regulares e alimentação equilibrada, também é fundamental cuidados com a pele e cabelo, e acompanhamento da saúde geral e íntima, entre outros. Tudo isso é importante para garantir uma vida plena e saudável.

Neste post, mostraremos as principais dicas para cuidados femininos relacionados à saúde e bem-estar para você começar a fazer agora. Boa leitura!

  1. Conheça mais sobre o seu corpo

Já se perguntou se realmente conhece o seu corpo? É comum que muitas mulheres não tenham conhecimento completo sobre si. Não é à toa que ainda exista um grande tabu em torno da sexualidade feminina, o que pode dificultar a educação sexual e a disseminação de informações precisas sobre o corpo feminino.

O conhecimento sobre a anatomia e o funcionamento do seu corpo é fundamental para ajudar na sua saúde física e emocional. Afinal, as mulheres passam por várias mudanças hormonais durante a vida, como a menstruação, menopausa, gravidez, fase de amamentação, entre outras etapas.

A partir desse conhecimento, você pode fazer escolhas conscientes sobre sua saúde como um todo.

  1. Faça acompanhamento médico regularmente
Imagem de uma mulher que mantém cuidados femininos em um consultório conversando com uma médica. A médica tem expressão feliz e faz anotações em uma prancheta.
Frequentar o médico e manter uma rotina de exames é essencial para garantir os cuidados femininos. 

Nada como conhecer o próprio corpo a partir de um especialista. Entender sobre a anatomia feminina, as mudanças hormonais que você passa ou passará e as limitações do seu organismo são fatores essenciais para uma vida de qualidade. Por isso, consulte a cada 6 meses ou 1 ano um médico ginecologista para exames de check-up geral.

As medidas de prevenção e detecção precoce a partir de exames femininos são fundamentais para garantir o diagnóstico e o tratamento precoce, aumentando as chances de recuperação e reduzindo os impactos de uma suposta doença.

  1. Cuide da sua higiene íntima

Para manter a saúde da região íntima em dia, é importante seguir algumas recomendações:

  • Utilize produtos e medicamentos recomendados por um médico ginecologista;
  • Evite roupas muito apertadas e úmidas para não resultar em doenças causadas por fungos;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal para evitar a contaminação e proliferação de doenças íntimas.

Além disso, a higienização íntima correta é fundamental, sendo recomendável fazer ao menos três vezes ao dia com água ou sabonete específico. Os sabonetes líquidos Lucretin, disponíveis na Loja Coty, são a opção ideal para a higiene íntima feminina

O produto conta com uma fórmula suave que mantém o pH equilibrado, não agride a vulva e nem altera o equilíbrio da flora. Ginecologicamente testado, evita o ressecamento e proporciona mais conforto!

  1. Foque nos cuidados com a saúde mental
Mulher negra sentada em posição de ioga meditando com os olhos fechados e mantendo os cuidados femininos. 
A saúde mental deve ser prioridade dentre os cuidados femininos para garantir o bem-estar.

Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física, e buscar ajuda especializada pode ser fundamental para tratar problemas psicológicos como estresse, ansiedade e depressão. A terapia pode ajudar a conquistar o autoconhecimento e o bem-estar, contribuindo para uma vida mais saudável.

Por isso, é importante lembrar que a saúde mental não é apenas ausência de doença, mas também inclui aspectos como resiliência, autoestima e capacidade de lidar com os desafios do dia a dia.

  1. Abra mão de hábitos prejudiciais 

Embora cuidados com a alimentação e atividade física sejam importantes para uma vida saudável, maus hábitos como fumar, consumo excessivo de bebidas alcóolicas e abusar de alimentos ultraprocessados podem aumentar os riscos de problemas de saúde. Por isso, é crucial adotar um estilo de vida positivo e saudável para reduzir esses riscos e garantir mais disposição física e bem-estar.

  1. Entenda quais são os seus limites

É fundamental estabelecer limites saudáveis para você e para os seus relacionamentos, a fim de garantir o seu bem-estar emocional e físico. Se você se dedicar exclusivamente às necessidades dos outros, pode acabar negligenciando a sua própria saúde. 

Buscar o equilíbrio entre o autocuidado e os relacionamentos interpessoais é essencial para uma vida saudável e feliz. Por isso, foque em desenvolver habilidades para estabelecer limites saudáveis na sua vida.

  1. Busque ajuda em caso de violência

Um dos principais cuidados femininos para manter a saúde e o bem-estar é estar livre de qualquer situação abusiva. Os casos de violência contra a mulher podem afetar a todas, independente da idade, classe social ou etnia. Por isso, em caso de qualquer tipo de violação, seja física, moral, psicológica, sexual ou patrimonial, peça ajuda e denuncie.

Se deseja buscar mais informações sobre os direitos das mulheres ou fazer uma denúncia de forma gratuita e anônima, entre em contato com a Central de Atendimento à Mulher e ligue 180. Lembre-se que você não está sozinha, cuide da sua qualidade de vida e incentive outras mulheres a fazerem o mesmo.

  1. Dedique-se às atividades de lazer

Desconecte-se eventualmente das responsabilidades diárias e dedique-se a atividades prazerosas e relaxantes. Com isso, você consegue reduzir o estresse e a ansiedade, melhorar o humor e a autoestima, além de aumentar a criatividade e a motivação. 

Além disso, dedicar um tempo para si mesma pode ajudar a desenvolver uma relação mais saudável consigo mesma e com os outros. Por isso, tire um tempo para ler um livro, aprender algo novo, sair com amigos, visitar um lugar que sempre quis ir, programe uma viagem sozinha ou com alguém especial. Enfim, faça algo para você!

  1. Mantenha cuidados com sua beleza
Mulher sorridente com toalha na cabeça e roupão tocando o rosto com as duas mãos em frente ao espelho. 
Não abra mão dos cuidados femininos com a pele durante a rotina!

Cuidados femininos também envolvem manter a rotina de beleza em dia, o que é essencial para a autoestima. E a Loja Coty oferece uma ampla variedade de produtos para a pele e cabelos que vão transformar o seu cotidiano, como:

  • Hidratação da pele: os cremes da linha Paixão possuem uma fórmula leve e suave, deixando a pele macia e sedosa;
  • Cuidado com os cabelos: a linha Monange oferece produtos para hidratação, reconstrução e fortalecimento dos fios;
  • Proteção solar: os protetores solares da marca Cenoura & Bronze protegem a pele dos raios UVA e UVB.

Conheça mais produtos disponíveis na Loja Coty para manter os seus cuidados femininos em dia e ficar bem consigo mesma!

Gostou do conteúdo? Acesse nosso blog e fique por dentro das melhores dicas sobre cuidado e bem-estar!


Posts relacionados

Assine nossa newsletter!

Ao se cadastrar, você concorda com nossas políticas de privacidade e em entrar em nossa base de envio de e-mails.