Saúde e bem-estar

Clean beauty: fique por dentro dessa nova tendência!

16 de novembro de 2022
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A beleza natural, o consumo consciente e o respeito à natureza são os principais pilares do clean beauty. Na tradução literal, o termo significa “beleza limpa” e está associado ao novo número de consumidores que evitam tudo o que é tóxico à saúde humana e ao planeta. 

Marcas adeptas à questões ambientais e de saúde já estão envolvidas na chamada clean beauty. Sendo assim, as empresas adaptam os processos, da produção ao descarte, para uma fabricação mais limpa. 

Neste conteúdo, vamos explicar tudo sobre o clean beauty, quais os benefícios do movimento, a conscientização sobre o consumo e o impacto causado no meio ambiente pela beleza sustentável. Aproveite a leitura!

O que significa Clean Beauty?

Cuide da pele e da saúde escolhendo cosméticos clean beauty.

O clean beauty, também conhecido como beleza sustentável, consiste em cosméticos com ingredientes limpos na composição, ou seja, livres de agentes tóxicos. Os produtos devem ser livres de uma série de componentes que causam mal à saúde, como:

  • Conservantes;
  • Sulfatos;
  • Ftalatos;
  • Petrolatos;
  • Parabenos;
  • Filtros químicos;
  • Fragrâncias.

Tratam-se de componentes maléficos para os seres humanos, que podem causar alguns problemas como alergias, concentração de minerais pesados para o corpo, distúrbios e alterações hormonais, entre outros.

Portanto, o principal objetivo desse movimento é eliminar o uso desses ingredientes na composição dos cosméticos. Dessa forma, eles podem ser substituídos por compostos sintéticos ou de origem animal.

Não confunda o clean beauty com outros movimentos!

Mulher aplicando creme hidratante clean beauty em seu braço.
Sempre verifique o selo de certificação dos produtos!

Um produto clean beauty não é classificado necessariamente como um componente orgânico, natural, vegano ou cruelty free. Muitas empresas investem em ingredientes livres de agentes tóxicos, alinhadas ao clean beauty, porém que não seguem os demais movimentos de beleza sustentável.

No entanto, as marcas podem estar alinhadas com mais de um movimento, como é o caso da Risqué. Para identificar quais movimentos elas são adeptas, é preciso buscar informações adicionais na embalagem do produto.

Além disso, é importante a marca ser transparente em relação aos movimentos, como o clean beauty, e estar comprometida eticamente com os consumidores. Por isso, deve nomear de forma clara e objetiva todos os componentes envolvidos na composição dos produtos.

Sendo assim, é importante que os consumidores avaliem os movimentos mais importantes, considerando marcas que atendam os seus princípios e garantam um produto funcional, seguro e eficiente.

Os produtos de beleza natural realmente funcionam?

A ineficácia dos produtos Clean Beauty é um mito: o desenvolvimento do cosmético envolve alternativas naturais e tecnologia de ponta que desmistificam a ideia de improviso ou produção caseira. 

A ideia principal é fazer um produto dermatologicamente eficiente, com potencial de industrialização, a partir de uma mistura de matérias-primas naturais com algumas sintéticas, com bases e conservantes seguros.

Benefícios do clean beauty

Um produto de beleza sustentável com certeza deve promover diversos benefícios, tanto para o corpo quanto para a natureza. Na pele, você pode aproveitar um produto que:

  • Não causa alergias, queimaduras ou irritações;
  • Não provoca doenças sérias, como alterações hormonais, queda de cabelo, redução de fertilidade, entre outros.

Quais as causas de produtos que não aderem ao clean beauty?

Já existe uma lista de ingredientes “proibidos” pelo movimento clean beauty: parabenos, sulfatos, ftalatos, óleos minerais, corantes artificiais e as fragrâncias sintéticas, por exemplo. São ingredientes permitidos pelas agências de regulação sanitária, mas que podem causar reações no corpo a longo prazo.

Geralmente, os testes mostram a reação da aplicação de componentes isolados durante um curto período de tempo – geralmente de 1 a 6 meses. Porém, o resultado da utilização contínua não é determinante. 

Algumas teses sugerem que os ingredientes dos dermocosméticos não-clean beauty funcionam como disruptores de endócrinos no organismo. Ou seja, aumentam, diminuem ou anulam a ação dos hormônios naturais

Atualmente, com os avanços da medicina, as pesquisas já apontam para contaminantes ambientais, isto é, agentes químicos externos que podem estar na poluição do ar, nos vegetais, na água, em carnes com aditivos, produtos de limpeza, dermocosméticos, etc.  

Clean beauty: passou da hora de começar a utilizar!

Close-up de manicure pintando unhas de uma cliente com esmalte clean beauty.
O primeiro passo para adotar a clean beauty é com a Risqué!

Você quer começar a aderir aos desafio de escolher marcas que respeitam o conceito de clean beauty? Então, comece aos poucos: substitua de acordo com as suas necessidades, como quando for repor os produtos para cabelo, pele e unhas. Depois passe para maquiagens, cremes para a pele e perfumes. 

Afinal, fazer uma mudança radical também pode prejudicar a natureza, como descartar embalagens com grande quantidade de produtos. Isso seria um desperdício e também uma irresponsabilidade com o meio ambiente. 

Com o tempo, você vai notar a diferença na qualidade dos produtos clean beauty e como refletem no seu corpo. Lembre-se de pesquisar sobre marcas adeptas aos movimentos mais importantes para você, conferir informações sobre o assunto na embalagem – como os selos de certificação – e confirmar a veracidade da informação na internet. 

Os esmaltes são um ótimo primeiro passo para a transformação

A Risqué é uma marca adepta aos movimentos cruelty free e clean beauty. O primeiro movimento se trata da produção livre de crueldade, ou seja, produtos e empresas que não realizam testes em animais. 

A escolha é sua: coloque sua saúde e seu bem-estar em primeiro lugar, assim o planeta agradece!

Saiba mais sobre a Risqué

A Risqué é líder no segmento de esmaltes do Brasil e conta com mais de meio século de história no mercado de produtos de beleza. 

A marca lança as melhores tendências do mercado e está sempre de olho nas necessidades dos consumidores. Seus produtos são desenvolvidos para atender as principais preferências dos seus clientes!

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