Você já viveu a experiência de ter um cabelo verde de piscina? Nada estraga a vibe pós-mergulho como esse efeito inconveniente, não é mesmo? Mas não se preocupe, neste post a gente vai desvendar esse mistério e te ajudar!
Continue lendo até o final para entender como isso acontece, quais tipos de cabelo estão mais sujeitos ao esverdeamento e, claro, para aprender a reverter e também prevenir a mudança de cor dos seus fios.
Cabelo verde de piscina: por que acontece?
Seu cabelo voltou da piscina parecendo uma alga marinha? Isso nada mais é do que uma questão de química! Muita gente associa o cabelo verde de piscina com o cloro, um desinfetante utilizado para manter a limpeza da água, mas a verdade é que esse efeito tem outro culpado: o cobre.
O cobre é um mineral que pode estar presente na água de piscinas tanto pelo contato em tubulações quanto por compor a fórmula de produtos de limpeza — normalmente, na forma de sulfato de cobre. Quando ele entra em contato com a queratina do cabelo e adere aos fios, o verde pode surgir e colorir as madeixas.
O que o cloro pode fazer nessa história é apenas agravar a situação, ao ressecar e remover os óleos naturais do cabelo, deixando-o mais propenso à quebra, descoloração e ao toque esverdeado do cobre.
Tipos de cabelos mais sujeitos a esse efeito
Agora, você pode estar se perguntando: por que alguns cabelos absorvem mais do que outros? Isso está diretamente ligado à porosidade capilar e à presença de camadas mais externas danificadas ou abertas nos fios.
Cabelos porosos têm mais facilidade em absorver os minerais e produtos químicos da água, por isso, sofrem o efeito com maior intensidade. O mesmo vale para fios de tonalidade clara, em que o verde fica mais intenso e visível.
Resumindo: donas de cabelos loiros, cabelos descoloridos ou danificados precisam se atentar para evitar o cabelo verde de piscina. No entanto, vale destacar que todos os tipos de cabelo podem sofrer com esse efeito e merecem cuidados para evitá-lo.
O que fazer para reverter esse efeito?
A primeira coisa que temos para te dizer é: calma, tem solução! O efeito do cabelo verde de piscina é temporário e costuma sair em cerca de 2 semanas só de lavar os fios normalmente com shampoo.
No entanto, se você quiser acelerar esse processo existem algumas alternativas…
Aposte em um shampoo antirresíduos
A fórmula desse tipo de shampoo possui um alto poder limpante e ajudará a remover o cloro das suas madeixas mais rápido. Então, reparou um verdinho surgindo nos seus fios, já troque o seu shampoo de costume por um shampoo antirresíduos 2 a 3 vezes na semana.
Quer uma sugestão? O Kit Capilar Detox Terapia Monange é composto por um shampoo e condicionador perfeitos para garantir uma limpeza profunda dos seus fios e, de quebra, protegê-los contra os efeitos da poluição e danos do dia a dia.
Ah! E você também tem a opção de comprar esses itens separadamente ou em outras opções de kit na Loja Coty — explore nosso catálogo de shampoos antirresíduos.
Use produtos matizadores
Um shampoo ou máscara com efeito matizador pode ser uma boa alternativa para neutralizar o cabelo verde de piscina e fazê-los retornar ao tom original em menos tempo.
É importante que você escolha um produto indicado para o seu cabelo (loiro, grisalho, ruivo) e siga à risca as instruções do fabricante para a matização.
Outra opção é procurar a cabeleireira ou cabeleireiro da sua confiança para realizar este procedimento e dar tchau para os fios verdes com máxima eficiência e praticidade.
Como proteger suas madeixas?
O ditado já diz e ensina: é melhor prevenir do que remediar! Então, aqui vão algumas dicas para que o efeito do cabelo verde de piscina não estrague a vibe todas às vezes que você der um mergulho na piscina:
1. Mantenha seus fios sempre saudáveis
Um cabelo saudável é um cabelo resistente aos efeitos do ambiente, o que inclui a coloração esverdeada causada pelo cobre. Quanto mais bem tratados seus fios estiverem, menor será a porosidade deles e, portanto, as chances de absorção dos compostos químicos da água da piscina.
Para isso, é muito simples: você deve lavar os fios regularmente, investir em produtos de qualidade e adequados para o seu tipo de cabelo, e fazer uma hidratação semanal ou quinzenal. É claro que situações específicas pedem cuidados específicos, então, adapte isso à sua realidade e às demandas das suas madeixas, ok?
2. Tome uma bela ducha, antes e depois da piscina
Molhar os seus fios com uma água corrente e “doce”, sem aditivos e produtos químicos, é uma solução simples que pode evitar o cabelo de piscina. Os fios vão absorver essa água “limpa” antes de entrarem em contato com a água da piscina, o que vai dificultar a aderência do cobre aos fios.
Ao sair da piscina, também é importante e interessante enxaguar o seu cabelo com água corrente para remover o excesso de cobre e outros minerais prejudiciais. Já entrar com um produto para proteger o cabelo do cloro é uma boa ideia!
3. Aposte em produtos hidratantes e reparadores
Caprichando na hidratação e reconstrução dos seus fios, o monstro do cabelo verde de piscina vai ser combatido com sucesso.
Então, invista em produtos para proteger o cabelo do cloro da piscina, como máscaras de tratamento e linhas capilares com essas finalidades, e inclua leave-in’s e óleos capilares na sua rotina para manter os fios sem porosidade. Selantes de cutícula capilar são outra alternativa para evitar a permeabilidade.
4. Não abuse dos seus fios e da sorte
Pode ser difícil, mas o ideal é evitar entrar na piscina pelo menos uma semana após realizar tratamentos químicos, descolorações e colorações nos cabelos.
Além disso, é indicado evitar ou reduzir o uso de fontes de calor intensas, como secador, babyliss e outras, para não quebrar e fragilizar as fibras capilares.
Melhores produtos para prevenir o cabelo verde de piscina
Como falamos, shampoos e condicionadores com efeito hidratante e reparador ajudam a restaurar e fortalecer a fibra capilar. Aqueles ricos em óleos nutritivos também podem criar uma barreira protetora contra os efeitos da piscina.
A linha Monange de Restauração Capilar Restaura que Eu Gosto é uma excelente opção para o cabelo de piscina, pois sua fórmula possui arginina e aminoácidos que nutrem o fio de dentro para fora, restaurando os cabelos danificados e aumentando sua resistência.
Além disso, vale a pena investir em produtos de tratamento para complementar a sua rotina de cuidados com o cabelo e dar aquele up na saúde dos fios. Aqui, cabem óleos capilares, ampolas, máscaras e outros tipos de cremes com ou sem enxágue.
O Creme de Tratamento Monange Química Sem Drama e o Creme de Tratamento Monange Hidrata Com Poder são boas pedidas para manter suas madeixas hidratadas e dar um chega pra lá na porosidade.
Enquanto o primeiro é pensado especialmente para os cabelos quimicamente tratados, com um supercombo de 7 óleos poderosos; o segundo conta com o extrato de oliva para selar profundamente a estrutura do fio e combater os sinais do ressecamento.
Você também pode investir em um kit de produtos das linhas Química Sem Drama e Hidrata Com Poder para um efeito ainda mais potente e duradouro. Na Loja Coty existem várias opções para você escolher e cultivar uma rotina capilar exemplar. Fica a dica!
Viu só? Com alguns cuidados simples e os produtos certos, você pode se jogar na piscina sem medo de se transformar em uma sereia de cabelo verde 🧜♀️💚
Que tal descobrir outras dicas e truques para cuidar dos seus fios? Explore o nosso blog para mais insights capilares!