Você sabe o que é um cabelo poroso? Já sentiu ou está sentindo suas madeixas assim? Se seus fios estão ásperos, sem brilho, definição ou movimento e com muito frizz, pode ser que ele esteja sofrendo com a porosidade.
Esse é um problema comum, mas que nem todo mundo sabe identificar ou tratar. A boa notícia é que não é nada complicado combater o efeito de cabelo poroso e recuperar a saúde dos fios.
Vamos descobrir se os seus fios estão sofrendo com esse problema, então? Neste guia, explicamos desde o que é cabelo poroso, como saber se o seu cabelo está sofrendo, até o que causa essa condição e quais as melhores técnicas para tratar os seus fios. Acompanhe e confira!
Cabelo poroso: o que é?
Considerando que a porosidade do cabelo se refere à capacidade dos fios absorverem água e nutrientes, um cabelo poroso é aquele onde as cutículas estão muito abertas e as fibras capilares não estão dando conta de manter esse processo em um nível saudável.
Ou seja, a umidade e os nutrientes escapam facilmente de um cabelo poroso, resultando em fios sem brilho e com pouca elasticidade, aparentemente ressecados e bem mais propensos a vários tipos de danos externos.
Vale dizer que o outro extremo — um cabelo com baixa porosidade — também não é o ideal, pois uma cutícula capilar muito fechada pode, da mesma maneira, não absorver a umidade e nutrientes necessários para garantir a saúde dos fios.
O objetivo, então, é cultivar um cabelo com porosidade média, com todas as suas funções equilibradas e em dia. Falaremos sobre como conquistar isso mais adiante, mas antes, vem com a gente entender quais são as causas e características de um cabelo poroso…
Como saber se seu cabelo é poroso?
Para saber se seu cabelo é poroso, ou está assim no momento, vale ficar de olho nos sinais da alta porosidade:
Sintomas da porosidade capilar excessiva
- Fios ásperos ao toque;
- Aspecto opaco e ressecado;
- Frizz excessivo, mesmo em condições climáticas favoráveis;
- Dificuldade em reter a hidratação;
- Falta de movimento;
- Propensão à quebra e pontas-duplas;
- Dificuldade em manter penteados e/ou a definição.
Além disso, uma maneira prática de medir o nível de porosidade do seu cabelo é realizar o teste de porosidade, também conhecido como o teste do copo d’água.
Teste de porosidade: como fazer
- Separe um copo com água e um fio do seu cabelo — é necessário que o cabelo esteja limpo e seco, então realize esse teste no seu dia de lavagem, assim que seus fios secarem!
- Coloque o fio sobre a água e aguarde alguns minutos (de 5-10).
- Analise o resultado a partir dos seguintes critérios:
- Se o fio afundar, seu cabelo está altamente poroso;
- Se o fio flutuar, seu cabelo possui uma baixa porosidade;
- Se o fio ficar no meio do copo, seu cabelo tem uma porosidade média.
O que pode deixar seus fios porosos?
Vários fatores podem contribuir para a porosidade excessiva do cabelo, tais como:
- Uso frequente de fontes de calor, como secador e chapinha;
- Exposição intensa ao sol, calor, poluição, vento, frio ou umidade;
- Uso de produtos químicos agressivos, como descolorantes e alisantes;
- Má alimentação e baixa ingestão de água;
- Falta de hidratação e nutrição dos fios;
- Danos mecânicos causados por escovação inadequada ou uso excessivo de acessórios.
Agora que entendemos melhor o conceito, efeitos e formas de identificação da porosidade capilar, que tal falarmos sobre o que fazer quando o cabelo fica poroso?
5 técnicas para recuperar o cabelo poroso
Veja, a seguir, sugestões de tratamentos, produtos e dicas para tratar o cabelo poroso e recuperar a saúde dos seus fios:
1. Cronograma capilar
O cronograma capilar é uma estrutura de cuidados que envolve três etapas principais: hidratação, nutrição e reconstrução. A ideia é organizar uma programação de tratamentos, a fim de garantir todos os cuidados e elementos que seu cabelo precisa para ficar sempre saudável, brilhante e lindo.
No caso de um cabelo poroso, todas as etapas são importantes para a recuperação dos fios. Enquanto a hidratação ajuda a repor a umidade perdida e tornar os fios mais macios, flexíveis e menos frisados; a nutrição repõe os nutrientes (lipídios, vitaminas e minerais), deixando os fios mais fortes; e a reconstrução repara os danos estruturais nos fios a partir da reposição de proteínas e aminoácidos, contribuindo com o fechamento das cutículas e com o combate à quebra.
Você pode montar um cronograma capilar completo com a ajuda dos cremes de tratamento Monange. A linha conta com máscaras focadas em cada etapa do cronograma e demanda dos fios, com fórmulas e resultados incríveis!
2. Tratamentos de restauração
Ainda que o cronograma capilar seja eficiente para tratar o cabelo poroso, você pode acelerar esse processo com tratamentos de restauração. Para isso, é preciso buscar por produtos concentrados e procedimentos intensivos para tratar os danos acumulados nos fios e restaurar a massa e saúde geral das suas madeixas.
Máscaras capilares, ampolas de tratamento e reconstrução capilar com queratina são algumas opções interessantes. Para quem busca uma restauração ainda mais rápida e efetiva, o Kit com Shampoo e Condicionador – Monange Restaura que eu Gosto é uma excelente escolha para incluir na rotina.
Se o seu cabelo for quimicamente tratado, você pode contar com o Kit Shampoo, Condicionador e Creme de Tratamento Monange Química Sem Drama que tem vários ingredientes reconstrutores na fórmula.
3. Selagem térmica capilar
A selagem térmica capilar é uma técnica de tratamento que, como o nome já sugere, utiliza calor para selar as cutículas do cabelo. A ideia é suavizar as cutículas, restaurar a integridade dos fios e criar uma barreira protetora contra a perda de umidade e danos externos.
É comum que esse tratamento seja realizado por profissionais especializados e com produtos específicos, geralmente com ingredientes como queratina, ceramidas e silicones.
4. Umectação com óleos naturais
A umectação é um tratamento de hidronutrição — hidrata e nutre ao mesmo tempo. Ela serve para repor os nutrientes e a umidade dos fios, e a ideia de ser feita com óleos vegetais e naturais contribui para que os fios, mesmo danificados, consigam absorver esses elementos e normalizar seu nível de porosidade.
Escolha óleos como óleo de coco, azeite de oliva, óleo de argan e óleo de abacate e, para fazer, basta aplicar o óleo escolhido nos cabelos secos, massageando suavemente da raiz às pontas, e deixar agir por algumas horas ou durante a noite. Em seguida, é só lavar e finalizar os cabelos normalmente.
Dica: O Kit Shampoo, Condicionador e Creme de Tratamento Monange Boost de Crescimento tem um alto poder de nutrição e é um ótimo complemento para suas umectações!
5. Enxágue os cabelos com água fria
Para além dos tratamentos, há uma dica simples para combater a porosidade capilar. Enquanto a água quente abre os poros da nossa pele e as cutículas do nosso cabelo, a água gelada é capaz de gerar o efeito contrário.
Portanto, considere tomar banhos na água fria ou finalizar a lavagem do seu cabelo com uma ducha gelada para fechar suas cutículas capilares e reduzir gradativamente a porosidade dos seus fios. Essa prática também evita a perda excessiva de umidade, deixando os fios mais hidratados e brilhosos.
Por fim, vale a pena adotar medidas preventivas contra a porosidade excessiva, usando as fontes de calor de forma moderada, não negligenciando o protetor térmico e a proteção solar, e mantendo uma rotina de limpeza e cuidado capilar completa e equilibrada.
Após entender melhor o que é cabelo poroso e como tratá-lo, não deixe de adotar nossas dicas para recuperar a saúde dos seus fios e exibir uma cabeleira de respeito!
Para mais dicas e informações sobre cuidados com os cabelos, explore os outros conteúdos do nosso blog.