Homem

Aprenda como cuidar da barba em 8 passos!

25 de outubro de 2022
Ícone Link
  • Ícone compartilhar
  • Ícone Link

Muitos homens incluíram na rotina o hábito de cuidar da barba nos últimos tempos. Hoje em dia, ficou ainda mais fácil ter uma barba macia e sedosa com produtos que são 100% voltados para esse propósito. Além disso, aliar bons produtos a hábitos práticos tornam os cuidados ainda mais eficazes. 

No entanto, algumas dúvidas podem surgir durante o processo. Por isso, separamos dicas de como cuidar da barba e como aplicar no dia a dia. Confira abaixo!

  1. Conheça o seu tipo de pele e pelo da barba

Entender sobre o seu tipo de pelo e pele é o primeiro passo para cuidar da barba corretamente. Para conhecer o seu tipo de barba, é preciso perceber em qual direção os pelos crescem, de que forma crescem, se há falhas e/ou oscilações de cor, entre outros aspectos específicos do seu rosto. 

Por exemplo, caso os pelos sejam mais grossos e rebeldes, é importante deixar a barba crescer bastante para aparar e controlá-los. Também é importante saber se seu tipo de pele possui alguma das seguintes características:

  • Pele seca: aspecto ressecado, opaco e sensível. Nesse caso, é necessário manter a hidratação para evitar irritações;
  • Pele normal: oleosidade controlada e não tem ressecamento visível. É necessário manter a pele limpa e protegida;
  • Pele mista: oleosidade excessiva apenas na região T (testa, nariz e queixo). Deve focar na limpeza e hidratação para reduzir o surgimento de acnes na área;
  • Pele oleosa: brilho intenso, poros dilatados e aparecimento de acnes e espinhas. Limpeza e hidratação também são fundamentais nesse caso.

Entender as características da sua pele ajudará a cuidar da região da barba para evitar surgimento de espinhas, irritação, vermelhidão, pelos encravados e foliculites, entre outros problemas.

  1. Mantenha a barba sempre limpa
Homem lavando o rosto com água e mostrando como cuidar da barba.
Assim como o rosto e o couro cabeludo, os pelos da barba acumulam impurezas durante o dia e precisam ser lavados com atenção!

A região da barba costuma acumular impurezas ao longo do dia, assim como o couro cabeludo. Por ser uma área bastante exposta, é importante mantê-la sempre higienizada. Para isso, recomendamos a utilização de um shampoo próprio para a barba, assim você garante que ela receberá os cuidados necessários.

Além disso, lembre-se de secar bem após a lavagem. É muito importante não manter a umidade para evitar a proliferação de bactérias e fungos. 

O novo Shampoo Bozzano para Barba atende a todos esses requisitos. Ele foi desenvolvido para uso diário e pode ser aplicado no cabelo, barba e bigode. Além disso, o produto limpa profundamente, removendo a oleosidade dos fios e deixando-os macios.

  1. Foco na hidratação regularmente 

Naturalmente, os pelos da barba tendem a ser mais grossos e sofrerem mais com foliculite por conta do processo de barbear a região. Por isso, é essencial manter a hidratação na área para melhorar a aparência e não deixá-los ressecados, quebradiços e com pontas duplas.

A linha da Bozzano possui um produto que entrega esses benefícios: o Balm Hidratante para Barba e Bigode hidrata e modela os fios, além de ser de fácil manuseio. Ele também ajuda a alinhar e modelar os fios desde a primeira aplicação.

  1. Penteie e penteie novamente 

Inclua no seu ritual de preparação um pente de madeira para ajudar com a modelagem dos pelos da barba. Esse hábito vai ajudar a distribuir melhor os produtos na área, como hidratante ou shampoo da Bozzano, e manter o alinhamento dos fios. O tratamento pode ajudar no autocuidado também, afinal, pentear a barba promove uma ótima sensação, não é?

Lembre-se de carregar um pente pequeno em lugares estratégicos para não se esquecer, como no armário do banheiro, guarda-roupas, na mochila, no carro, na gaveta do escritório ou no armário do trabalho. E sempre que tiver um tempinho, penteie os fios para mantê-los alinhados

  1. Deixe a barba crescer antes de a aparar
Homem branco de cabelos e barba castanho claro está se olhando no espelho passando um produto de como cuidar da barba.
Se você está começando a deixar a barba crescer, é importante esperar um tempinho antes de apará-la.

Para quem quer aderir a barba ao visual, é fundamental deixá-la crescer por pelo menos 2 meses antes de aparar, ou seja, sem interferir no crescimento natural. Nesse tempo, é comum o surgimento de pelos encravados e comichão. 

Por isso, é importante apostar na prevenção para reduzir o surgimento desses problemas e conseguir cuidar da barba do jeito certo. 

Para isso, use o Bálsamo para Barba da Bozzano para aliviar o comichão, prevenir pelos encravados e suavizá-los. O produto ajudará no tratamento dos pelos e da pele na região e para os homens com peles sensíveis, a linha conta com um Bálsamos Pós-barba para Peles Sensíveis, que evita irritações e deixa a área macia

  1. Apare sua barba regularmente

Sabemos que manter a barba sempre bonita e apresentável dá trabalho e um passo que não pode ser esquecido é aparar frequentemente. Isso porque nem todos os pelos crescem na mesma intensidade, o que pode resultar em uma barba torta. 

Além disso, é importante manter a área bem alinhada para evitar problemas como pelos encravados.

  1. Fuja do sabonete

Alguns homens utilizam sabonetes para fazer a barba, entretanto, o produto não é o mais recomendado. O sabonete impede que a lâmina deslize facilmente sobre a área, podendo gerar atrito com a pele e resultando em machucados que podem inflamar. 

Invista em uma boa Espuma de Barbear ou Creme de Barbear da linha Bozzano. Os produtos da marca possuem tecnologia Comfort Repair, que é fácil de espalhar e facilita o deslizamento da lâmina na pele. 

  1. Escolha sempre os produtos mais indicados
Produtos da linha Barba, Cabelo & Bigode da Bozzano.
Tão importante quanto seguir os passos certos em como cuidar da barba é utilizar os produtos certos!

Agora que sabe como cuidar da barba e da pele, é hora de conhecer os produtos que vão te ajudar a melhorar ainda mais o aspecto dos pelos: 

Ficou curioso? Clique aqui e descubra mais produtos Bozzano para arrasar na hora de se barbear! E se quiser mais dicas de beleza masculina, continue em nosso blog!


Posts relacionados

Assine nossa newsletter!

Ao se cadastrar, você concorda com nossas políticas de privacidade e em entrar em nossa base de envio de e-mails.