Cuidados com a pele

Como hidratar a pele: dicas básicas para cada tipo de pele

4 de agosto de 2022
Ícone Link
  • Ícone compartilhar
  • Ícone Link

A hidratação é uma tarefa muito importante, não só para nossa aparência, mas também para nossa saúde. Com a rotina corrida do dia a dia, saber como hidratar a pele pode parecer uma tarefa difícil, mas não é impossível. 

É importante atentar-se ao fato de que, por existirem diferentes tipos de pele, as necessidades de hidratação também são diferentes. 

Pensando nisso, listamos algumas dicas essenciais sobre hidratação e todos os tipos de pele. Para aprender tudinho, continue a leitura!

Descubra seu tipo de pele

Seguir uma rotina de cuidados e hidratação é um fator muito importante, e ainda que pareça ser apenas um ato de vaidade, saber como hidratar a pele também é uma questão de saúde e cuidado.

A hidratação, nada mais é, do que a recomposição de água no nosso organismo, e além de melhorar o aspecto estético da nossa pele, tem o poder de proteção contra agentes externos. Ou seja, ela faz com que fiquemos protegidos contra banhos mais quentes, exposição ao frio excessivo, clima seco, poluição, etc.

Com a ajuda de produtos hidratantes de uso diário é possível obter ótimos resultados. Mas, antes de sair comprando qualquer item por aí, é preciso conhecer sua pele para saber o que ela necessita.

Para te ajudar, vamos falar um pouco sobre cada um dos tipos de pele e te ensinar como hidratar corretamente!

Pele oleosa também precisa de hidratação!

A imagem mostra uma mulher sentada em uma poltrona, em um ambiente fechado, aplicando creme hidratante em sua perna.
Cada tipo de pele merece um tipo de atenção especial, mas todas necessitam de hidratação.

É comum que as pessoas confundam o aspecto brilhante da pele oleosa com a hidratação, mas é justamente o contrário. A produção de sebo está diretamente ligada com a ausência de hidratação, e é por isso que o desequilíbrio entre água e óleo acontece.

É importante também evitar o efeito rebote, que é um mecanismo natural do nosso corpo. Isso acontece quando utilizamos produtos na intenção de ressecar demais certa região, e como resposta, o corpo reage produzindo cada vez mais sebo.

A melhor opção de hidratantes para quem tem a pele oleosa são os de textura leve e boa absorção. Assim, sua pele se mantém sempre equilibrada.

Ah, e não se esqueça, o uso de protetor solar com essas mesmas características também é fundamental. Proteção em primeiro lugar!

Pele ressecada nunca mais! 

Imagem publicitária de uma mulher sorridente segurando um produto da linha de hidratantes corporais da Monange. A mulher está sentada e aplicando o produto em sua perna.
Peles ressecadas necessitam uma atenção a mais quando o assunto é hidratação.

O principal causador da pele seca e extrasseca é o desequilíbrio que ocorre nas glândulas sebáceas, que dificulta a produção ideal de óleo na pele. A pele extrasseca, como o próprio nome já diz, apresenta ressecamento excessivo e precisa de uma atenção a mais quando falamos de hidratação.

As principais características são aparência esbranquiçada, desidratação, perda de elasticidade e toque áspero.

Por isso, dê preferência a cremes e loções que ofereçam hidratação profunda e a reposição necessária de nutrientes, que irão equilibrar os fatores naturais da sua pele. 

Como os hidratantes Monange Pele Seca ou Monange Pele Extrasseca, que foram desenvolvidos para atender as necessidades e combater os principais sinais do ressecamento da pele.

Manter o hábito de aplicar o hidratante diariamente é essencial, e uma boa maneira de certificar a absorção é fazendo a aplicação logo após o banho. Mas lembre-se: cuidado com a exposição ao calor, pois pode agravar o ressecamento e até resultar em feridas.

Como hidratar a pele mista e normal?

Imagem publicitária de uma mulher sorridente segurando um produto da linha de hidratantes corporais de Monange. A mulher está com o creme hidratante no ombro, enquanto olha para o mesmo.
A pele normal também necessita de cuidados, por isso, dê preferência a produtos que mantenham o equilíbrio natural da sua pele.

A pele mista pode ser classificada como o encontro da pele oleosa com a seca, por isso, é importante saber hidratá-la para manter o equilíbrio. O ideal é não ressecar demais ou exagerar na nutrição. 

A hidratação é fundamental, assim como o controle de oleosidade, pois esse tipo de pele apresenta textura irregular e o acúmulo de cravos e espinhas é comum.

O recomendado é o uso de fórmulas livres de óleo, para não aumentar a oleosidade, ao mesmo tempo que não deixam a região seca. 

Já para a pele normal, por naturalmente produzir sebo na quantidade ideal, sem ressecamento, os produtos recomendados têm a responsabilidade de continuar com esse equilíbrio. 

Por isso, os produtos indicados são aqueles mais leves e com rápida absorção, como o Hidratante Monange para pele normal, que também possui ativos antioxidantes, nutrindo até a segunda camada da pele. 

Ou também os que contêm vitamina C em sua composição, como o Hidratante Corporal Monange Firmador. Esse lançamento, além de oferecer a hidratação necessária, promove a produção de colágeno na pele. Legal, né?

Cuidados com pele sensível

A imagem mostra uma mulher sentada em uma poltrona aplicando creme hidratante Monange em seu braço.
A atenção deve ser dobrada para quem tem pele sensível, pois a escolha de produtos errados podem causar complicações.

A pele sensível exige muita atenção, pois, comparada às demais, apresenta mais fragilidade

Saber como hidratar a pele sensível pode não parecer uma tarefa fácil, já que reações a produtos são normais. Portanto, os produtos não devem conter substâncias irritantes e além disso, devem, preferencialmente, ajudar na proteção da pele. 

A pele sensível requer cuidados em todas as etapas, desde a limpeza até a hidratação. Por isso, o uso de produtos hipoalergênicos é o mais recomendado. 

Hidratação vem de dentro pra fora

Close up de uma mulher branca, loira de cabelos compridos e olhos azuis, vestindo uma camiseta branca e tomando um copo de água.
Beber água ajuda a manter a pele hidratada, bonita e traz inúmeros benefícios para a saúde!

Se sua intenção é sempre manter a pele hidratada, um dos fatores mais importantes para que isso aconteça é a ingestão de água. Com isso, seu organismo se mantém hidratado, e consequentemente, a pele também. 

Quer saber alguns dos benefícios da água para a pele? Listamos aqui embaixo alguns pontos positivos para você:

  • Ajuda na elasticidade;
  • Melhora a aparência e, juntamente com os produtos certos, auxilia na hidratação;
  • Elimina toxinas e é responsável pelo equilíbrio térmico do corpo;
  • Deixa a pele macia e flexível.

Viu só como um ato tão simples como beber água pode auxiliar na nossa saúde e beleza? O recomendado é que sejam ingeridos pelo menos 2 litros por dia!

Como hidratar a pele de áreas específicas

Imagem publicitária com os produtos da linha de hidratantes corporais de Monange, ilustrando dicas de como hidratar a pele. A arte traz a embalagem de três produtos e elementos informativos.
Independente do seu tipo de pele, a Monange tem um hidratante ideal para você!

Algumas áreas do nosso corpo necessitam de um pouco mais de atenção por causa do excesso de ressecamento, como os joelhos e cotovelos.

É necessário saber como hidratar, já que são lugares que tendem a ficar esquecidos e que estão sempre em exposição.

O ideal é apostar em uma hidratação diária com produtos de ação mais profunda e intensa

Nossa recomendação é a nova linha completa de Hidratantes Monange Linha Intensiva, que possui produtos para todos os tipos de pele e são perfeitos para quem deseja um cuidado especial!

Gostou do post? Tenha acesso a mais dicas exclusivas de como hidratar a pele visitando nosso blog!


Posts relacionados

Assine nossa newsletter!

Ao se cadastrar, você concorda com nossas políticas de privacidade e em entrar em nossa base de envio de e-mails.