Cuidados com a pele

Como hidratar a pele seca?

20 de outubro de 2022
Ícone Link
  • Ícone compartilhar
  • Ícone Link

Quem já não sofreu com a perna ressecada? A hidratação diária é a melhor defesa contra a pele seca ou extrasseca. Manter a pele bem hidratada evita problemas como descamação, coceira, vermelhidão, aspecto esbranquiçado e perda da elasticidade.

Mas, você sabe como fazer a hidratação para pele seca e quais são os produtos mais adequados? Nós trouxemos as informações para você! 

Neste conteúdo, listamos as principais dicas de como hidratar a pele do corpo tipo seca. Ao longo do texto, vamos explicar a importância de dar a devida atenção à hidratação da pele e quais são os principais erros cometidos no dia a dia. Boa leitura!

Você tem mesmo a pele seca? Saiba identificar!

Mulher de cabelos castanhos claros e usando uma regata branca sorri discretamente enquanto tem uma mão no ombro.
A pele seca pode chegar até mesmo a apresentar feridas, por isso precisa de cuidados especiais para mantê-la hidratada e saudável.

Para saber como hidratar a pele seca, é preciso identificar as características dela para adquirir os hábitos certos e mantê-la saudável. Esse tipo de derme possui características bem específicas, algumas delas são:

  • Falta de brilho e opacidade;
  • Aparência sem viço;
  • Descamação que gera coceira e manchas vermelhas;
  • Aspecto esbranquiçado;
  • Sensibilidade,
  • Sensação de repuxamento;
  • Textura escamosa e craquelada; 
  • Feridas, em casos mais graves.

Qual a diferença entre a pele do rosto e a pele do corpo?

De modo geral, a pele do rosto costuma ser menos ressecada que a pele do corpo. Isso porque ela possui uma concentração maior de glândulas sebáceas que são os produtores da oleosidade. 

Contudo, é possível encontrar as características da pele ressecada nas duas regiões, tanto no corpo quanto no rosto. Sendo assim, o hidratante para pele seca é melhor aliado na rotina de cuidados com a pele. 

Afinal, o produto ajuda a reequilibrar os níveis de água na pele, mantendo-a sempre macia e saudável.

Cuidados com a pele: como hidratar a pele seca em casa?

A hidratação é a parte mais importante para uma rotina de cuidados com a pele perfeita! No entanto, adotar alguns hábitos extras e contar com produtos de qualidade da forma correta é o diferencial para um brilho natural e viçosidade da pele. 

1. Capriche na ingestão de água

A primeira dica é a principal: beba água! Não podemos falar sobre hidratação da pele sem mencionar a maior fonte dela, que é o organismo. 

Quando ingerimos a quantidade certa de água por dia, o corpo tem líquido suficiente para manter a hidratação ideal de toda a região. 

O recomendado é multiplicar 35ml de água pelo o seu peso para saber a quantidade correta de ingestão, ou seja, para uma pessoa que pesa cerca de 58 kg, o ideal seria beber cerca de 2,03 litros de água por dia. 

2. Invista em uma boa loção hidratante

Modelo negra sorrindo está passando hidratante na perna.
A Monange traz produtos em sua linha que são pensados especialmente em como hidratar a pele seca!

Escolha uma loção ou creme que restaure a barreira protetora da pele com a reposição de ceramidas. Produtos enriquecidos com hidra-ureia, por exemplo, oferecem uma ação profunda de hidratação e reposição dos nutrientes, enquanto aqueles com extratos de óleos naturais, também combatem os sinais do ressecamento.

A Monange conta com o Hidratante Intensivo para Pele Extrasseca, que possui Extrato de Oliva e promete uma pele macia desde a primeira aplicação, além de nutrição intensa até a segunda camada.

3. Escolha o produto ideal para o rosto

Para o rosto, é importante usar um produto que não seja muito gorduroso ou que contenha óleo na composição. Essa região tem uma grande concentração de glândulas sebáceas, que tornam a pele mais oleosa. 

Por isso, o ideal é apostar numa loção hidratante leve e de rápida absorção, que deve ser aplicada em todo o rosto, pescoço e colo.

4. Não tome banho na água quente!

Pode acreditar: a água quente é ruim para a pele, em especial a pele seca. A temperatura alta remove a oleosidade natural da derme e acelera o processo de ressecamento e descamação, além de danificar a barreira de proteção, abrindo portas para infecções por fungos e bactérias. 

A água quente em contato também aumenta as chances de algumas doenças de pele. Por isso, é importante evitar banhos em temperaturas muito altas! 

O ideal é deixar o chuveiro no morno ou frio para acalmar a pele e não danificá-la. Nos dias muito frios, tente deixar a água em uma temperatura agradável, que não prejudique a região sensível da pele.

5. Tenha uma rotina de esfoliação 

Quem disse que pele ressecada não deve ser esfoliada? Desde que seja no máximo 1 vez na semana, a esfoliação pode ser uma aliada na pré-hidratação. Utilize produtos esfoliantes enzimáticos ou buchas vegetais para o tratamento e faça movimentos circulares suaves para não irritar a pele

Esse tratamento semanal ajuda a remover células mortas na pele, permitindo a  melhor penetração de hidratantes e melhorando a textura da região. 

6. Lembre-se das mãos

Close-up de modelo negra aplicando creme hidratante nas mãos.
As mãos costumam ser esquecidas na hora da hidratação, mas é preciso cuidar delas para que a pele não se machuque e te atrapalhe no dia a dia.

As mãos também demandam cuidados especiais e não devem ser deixadas de lado nos cuidados diários. Por isso, invista em um bom hidratante para te acompanhar onde for.

A marca Monange também oferece um produto ideal para essa situação! O Creme para Mãos Monange Anti-idade possui Q10 e Vitamina E com ação desodorante para hidratar e previne o envelhecimento da pele ao mesmo tempo.

7. Adote o hábito de fazer drenagem corporal

Ativar a circulação sanguínea nas áreas ressecadas é um dos métodos para melhorar o ressecamento da região. 

Comece massageando os pés, panturrilhas, coxas e bumbum, depois a barriga, braços, pescoço e rosto. Faça movimentos circulares e suaves de baixo pra cima. E não esqueça de incluir um hidratante corporal nesse processo, para facilitar o deslizamento das mãos e hidratar a pele. 

8. Hidrate o corpo ao longo do dia

Leve uma loção hidratante na sua bolsa e não esqueça de passar no corpo durante o dia. Em momentos mais quentes, você pode utilizar uma loção líquida, como água termal, para borrifar quando sentir a pele ressecada. O importante é não deixar a pele repuxar, coçar ou descamar

9. Capriche na hidratação na perna ressecada

É difícil vestir uma saia ou shorts porque as pernas ficam muito cinzentas? Então vale dar mais atenção na hidratação das pernas. 

A Monange possui uma linha de hidratação com três produtos para esse tipo de pele: o Hidratante com Extrato de Algodão (para pele normal a seca), o Hidratante com Extrato de Oliva (para pele extrasseca) e o Hidratante com Leite de Amêndoas (para pele seca). Todos garantem uma hidratação intensiva até a segunda camada da epiderme por até 48 horas. 

Quer conhecer os produtos? Acesse a linha completa da Monange e adquira hidratantes que vão mudar o jeito da sua pele de viver! 


Posts relacionados

Assine nossa newsletter!

Ao se cadastrar, você concorda com nossas políticas de privacidade e em entrar em nossa base de envio de e-mails.