Vamos combinar, cabelo solto e calor são um combo um tanto desafiador, não é mesmo? Nesse sentido, explorar penteados diferentes é uma ótima solução para os donos de fios longos. Você já pensou, por exemplo, em aderir às tranças masculinas?
Seja para trazer praticidade ao dia a dia ou um toque extra de estilo e personalidade ao visual, as tranças são um penteado curinga. Afinal, existem inúmeros tipos de trança, dos mais fáceis aos mais elaborados, que podem ser recriados. Você com certeza vai encontrar um que é a sua cara!
Que tal conhecer mais deste universo e se inspirar com diferentes modelos de tranças masculinas, e conferir dicas de uso e produtos para conseguir um acabamento profissional? Então, é só continuar a leitura até o final!
Por que as tranças masculinas são uma boa ideia?
Para os homens de cabelos longos, apostar nas tranças é uma forma de facilitar a manutenção dos cabelos e garantir um visual sempre arrumado (“acordei pronto” vai se tornar seu mantra!), sem perder nada em estilo.
Donos de fios cacheados e crespos podem contar com penteados trançados para controlar o volume ou variar no look. Já os homens de cabelo curto ou médio, podem encontrar nas tranças masculinas uma alternativa para agregar textura e informação aos cabelos, criando um visual autêntico.
Além disso, as tranças têm um simbolismo ancestral muito forte para as pessoas negras, representando a resistência deste grupo ao longo da história. Ou seja, o visual trançado também pode ser uma escolha pautada na conexão e orgulho de sua origem.
De maneira geral, as tranças também são interessantes para ajudar a manter o cabelo hidratado, evitar o frizz e proteger os fios contra os danos ambientais causados pelo sol, o vento e a poluição, por exemplo.
Viu só quantos bons motivos para dar uma chance às tranças? Elas têm se tornado cada vez mais populares, ainda que nunca tenham saído (e, provavelmente, não irão sair) de moda. E o melhor: existem opções para todos!
8 modelos e inspirações de tranças masculinas
Vamos conhecer os principais tipos de tranças masculinas, inspirações e dicas para incluí-las no seu visual? Essas ideias vão te ajudar a escolher a trança ideal para você!
1. Tranças masculinas de raiz
As tranças enraizadas são um dos tipos mais queridos e adotados pelos homens. Elas, como o nome sugere, se concentram na raiz dos fios, bem rente ao couro cabeludo. A partir dessa premissa, muitos modelos podem ser criados, com larguras, estilos, desenhos e finalizações diferentes.
Para fazê-las, o processo envolve separar e trançar pequenas seções de cabelo de forma apertada e firme, criando o padrão desejado. Ao final, esse estilo de trança garante um visual limpo e atemporal, mas também pode ganhar um tom mais arrojado, dependendo da disposição das tranças.
2. Tranças nagô
Inspiradas na cultura africana, as tranças nagô são um tipo de trança enraizada, caracterizada por uma divisão geométrica e precisão nos padrões. Ou seja: elas são singulares e poderosas, e podem ser adaptadas para expressar diferentes personalidades.
Exatamente por isso, elas são uma ótima escolha para criar um visual marcante e envolvem o uso de apliques para permitir um trabalho mais rico e detalhado dos padrões.
3. Tranças cornrow
As tranças cornrow são mais um modelo de trança de raiz, mas são mais grossas e trançadas rente ao couro cabeludo formando linhas retas, bem definidas e simétricas. Este estilo rende uma imagem forte e poderosa, e é bastante versátil, podendo ser usado em diversos comprimentos de cabelo.
4. Tranças masculinas soltas
Quando o assunto são tranças soltas, o céu é o limite. É possível brincar com diferentes larguras, padrões e desenhos, além da possibilidade de criar novos penteados com o cabelo já trançado, como coques e rabos. O diferencial aqui é que as tranças não ficam rentes ao couro cabeludo, mas seguem o comprimento natural dos fios.
Usar tranças soltas traz uma “vibe relax”, portanto é uma opção versátil para quem prefere e pode apostar em um visual mais descontraído. E engana-se quem acredita que essa é uma opção apenas para os donos de fios longos; tranças masculinas soltas no cabelo curto também ficam super legais!
5. Tranças desenhadas
As tranças desenhadas são verdadeiras obras de arte capilar. Elas envolvem padrões, formas geométricas ou até mesmo desenhos mais elaborados no cabelo. Por isso, este estilo oferece um espaço criativo único e um visual completamente personalizado.
Esse tipo de tranças masculina exige uma experiência maior para que o resultado fique bem simétrico.
6. Tranças twist
As tranças twists são criadas a partir de duas seções de cabelo torcidas entre si – em vez da tradicional divisão em três partes das tranças. Os twists podem ser usados soltos ou agrupados, e também podem ser mais finos e em maior quantidade, ou mais grossos e impactantes.
Na aparência, esse modelo constrói um visual mais casual, lembrando o arredondado dos dreads, mas com um toque de textura, movimento e diversão. Outra vantagem é que elas são relativamente fáceis de fazer e manter.
7. Tranças masculinas box braids
As box braids partem da raiz, mas seguem soltas até o fim do comprimento. As seções que dividem o cabelo formam quadrados e as mechas separadas podem ser mais grossas ou finas, dependendo do volume dos fios e do efeito desejado.
Em geral, o resultado é um visual marcante e versátil, despojado e cheio de personalidade. Além disso, este tipo de trança é mais fácil de fazer e manter, ideal para quem quer um penteado mais duradouro. Um grande adepto das box braids é o rapper e cantor ASAP Rocky.
8. Tranças viking
Inspiradas na cultura nórdica, o estilo viking combina tranças embutidas e elaboradas, às vezes com diferentes padrões e larguras intercaladas e entrelaçadas. Podem envolver o cabelo todo ou serem finalizadas com os fios soltos, em rabo ou coque.
O match trança viking + side cut também é perfeito! Em todos os casos, no entanto, elas criam um visual robusto e marcante, que fica especialmente interessante para os homens com fios bem longos e lisos.
Cada tipo de trança proporciona diferentes efeitos visuais e exige habilidades distintas para ser reproduzida.
As tranças nagô e de raiz, por exemplo, são ótimas opções para quem quer deixar os fios presos e ressaltar o rosto. Já as box braids e os twists são boas pedidas para quem procura um visual cheio de movimento.
Testar vários deles pode ser uma forma divertida de encontrar aquele que mais te agrada e combina com o seu estilo.
Qual o tamanho do cabelo masculino para fazer tranças?
A versatilidade das tranças masculinas permite que praticamente qualquer comprimento de cabelo seja trançado. Em geral, recomenda-se um comprimento mínimo de 4 a 5 centímetros. Além disso, é possível utilizar apliques para obter um comprimento mais adequado e versátil para trabalhar.
Ou seja, o tamanho do seu cabelo influencia, mas não é determinante para o tipo de trança que você pode adotar!
Como cuidar das tranças masculinas?
Para que as tranças masculinas rendam um visual legal, é fundamental manter alguns cuidados básicos com os cabelos. Uma rotina de lavagem de 1 a 2 vezes por semana, aplicando o shampoo apenas na raiz e pulando o condicionador, é mais do que suficiente.
Por conta da textura emaranhada das tranças, é mais indicado escolher um shampoo de textura mais fluida do que cremosa.
Na hora de dormir, vale a pena utilizar toucas, lenços ou fronhas de cetim para evitar o desenvolvimento do frizz. Além disso, o tecido ajuda a manter as tranças por mais tempo e valorizar a sua beleza masculina. E, claro: vale a pena contar com produtos de qualidade e indicados para o seu tipo de cabelo.
Confira os produtos capilares da Loja Coty, que incluem diversos shampoos e modeladores que vão te ajudar a conseguir um resultado bacana com as tranças e garantir que seus fios fiquem saudáveis enquanto estiverem trançados!