Saúde e bem-estar

Tipos de escova de dente: como escolher a sua!

5 de agosto de 2022
Ícone Link
  • Ícone compartilhar
  • Ícone Link

Existem diversos tipos de escova de dente que servem para diferentes propósitos e pessoas. Sendo assim, escolher o modelo ideal para as suas necessidades é fundamental para ter uma boca saudável e bem cuidada.

Em contrapartida, uma escova inadequada pode causar danos aos dentes e possivelmente não limpará com a eficácia esperada. Com isso, os restos de sujeira promoverão cárie e/ou tártaro, antecipando sua visita ao dentista para tratar esses problemas.

Então, podemos dizer que a escolha da escova de dente influencia diretamente na sua saúde bucal. Aliar o modelo de escova ideal, com a pasta de qualidade e bons hábitos de higiene é fundamental para ter gengivas saudáveis e um sorriso incrível.

Neste post, vamos trazer os principais tipos de escova de dente, suas diferenças, indicações e dicas de como escolher a ideal. Confira!

Conheça os principais tipos de escova de dente

Entenda como funciona cada modelo de escova de dente e quais são suas indicações. Esse é o primeiro passo para escolher o tipo certo para as suas necessidades e não errar nos cuidados bucais. Veja abaixo:

Escova manual (comum)

A escova manual é o modelo que encontramos facilmente online, em mercados, lojas de conveniência e farmácias. Consiste em um material de plástico com cerdas que você precisa movimentar na boca para fazer a limpeza adequada. 

Esse modelo é o mais simples entre os tipos de escova de dente e é recomendado para a limpeza bucal geral, ou seja, é ideal para o dia a dia e não tem funções específicas.

Contudo, você pode encontrar diferentes tamanhos, tipos de cabo, formato e qualidade das cerdas. Por isso, é essencial ter atenção a esses pontos antes de escolher a sua. 

De modo geral, os modelos mais indicados são aquelas que tenham as cerdas arredondadas e macias, o que permite alcançar os cantos da boca e não danifica a estrutura dental e as gengivas. 

Escova à pilha

Esse tipo de escova de dente funciona à base de pilha, como já diz o nome. O acessório permite a limpeza bucal por meio da vibração, facilitando a escovação de forma ampla e com mais eficácia que o modelo comum.

Apesar dessa função incrível, ainda é preciso realizar movimentos circulares da escova de dente dentro da boca para a higienização adequada. Dessa forma, o acessório consegue atingir toda a superfície dos dentes e não deixar nenhuma sujeira de lado.

A escova de pilha é um pouco mais cara que o modelo comum, porém, é recomendada para quem precisa de mais empenho na escovação

A vantagem desse acessório é que as cerdas podem ser mudadas por meio de refis, ou seja, renovar essa escova acaba se tornando mais barato do que comprar uma manual a longo prazo.

Escova elétrica

O tipo de escova de dente elétrica é um modelo mais avançado que o de pilha. Além de ser mais potente e recarregável, o acessório realiza a remoção de placa bacteriana por meio da vibração e os movimentos circulares automáticos. 

Portanto, com este instrumento, é possível alcançar uma escovação saudável e uniforme, deixando a boca ainda mais saudável e com menos esforço. 

Sendo assim, o modelo é recomendado para quem busca uma higienização dos dentes ainda mais completa.

Saiba quais os diferentes tipos de cerdas

O principal aspecto para escolher escova de dente é o tipo de cerda. Diferente do que a maioria das pessoas imaginam, esse não é um simples detalhe: a cabeça do acessório pode ser o diferencial para uma saúde bucal impecável.

A seguir, você entenderá detalhes sobre cada tipo de cerda e qual a funcionalidade de cada uma:

Cerdas macias

Imagem publicitária de quatro escovas de dente de cerdas macias da marca Sanifill.
Garanta um cuidado intensivo com a higiene oral utilizando as escovas de dente Sanifill!

A cerda macia é o modelo ideal para dentes sem nenhuma necessidade especial. Isso porque esse tipo de material permite uma escovação mais suave, de maneira eficiente e não agride as gengivas ou a estrutura dental.

Contudo, é preciso optar por cerdas com formato arredondado, tanto para crianças com dente de leite quanto para adultos com os dentes permanentes. Assim, a escova de dente consegue alcançar até as partes mais difíceis da boca.

Cerdas duras

Se você tiver seus dentes naturais, evite qualquer escova de dente com cerdas duras e resistentes. Isso porque elas podem machucar a gengiva, danificar o esmalte do dente e promover doenças como infecções e periodontais. 

No entanto, o modelo de cerda dura é um grande aliado na limpeza de dentaduras, próteses, aplicações dentárias e lentes de contato.

Cerdas unitufo

 Imagem publicitária de quatro escovas de dente de cerdas unitufo da marca Bitufo dentro de um recipiente de madeira.
A Bitufo oferece muitos tipos de escova de dente ideais para sua saúde bucal!

Esse modelo conta um cerdas em formato V que promove uma limpeza eficiente de dentes com aparelho fixo. O unitufo permite remover resíduos entre os dentes e nas peças ortodônticas, diminuindo o risco de cáries e doenças na gengiva.

É possível encontrar diferentes modelos de cerdas unitufos com alturas e espessuras distintas para a necessidade específica de cada região da boca.

Cerdas antibacterianas

Esse tipo de escova de dente tem um sistema de cerdas posicionadas em ângulos opostos que levantam e removem resíduos entre os dentes. Isso previne a formação de placa bacteriana na região bucal. 

Além disso, a própria cerda impede a proliferação de bactérias por um período de 90 dias.

Cerdas interdentais

Imagem publicitária de alguns tipos de escova interdentais da marca Bitufo. Na imagem, também há uma toalha dobrada e um vaso de planta.
As cerdas interdentais Bitufo são perfeitas para a complementação do uso de uma escova de dente comum!

Para as pessoas que utilizam aparelhos ortodônticos, as cerdas interdentais são ideais para a higienização mais completa dos dentes. Consiste em uma cerda fina e macia presa a um cabo anatômico, que permite escovar as partes mais estreitas da estrutura dental.

Também é um modelo de cerda recomendado para complementar a limpeza após o uso da escova comum, principalmente em casos de perda de dentes causadas por doenças gengivais.

Saiba qual a maneira correta de escovar os dentes

A imagem mostra um casal de idosos escovando os dentes juntos em frente a um espelho, enquanto vestem roupões de banho. Eles estão dentro de um banheiro.
Para evitar o surgimento de cáries, os dentes devem ser escovados pelo menos duas vezes por dia!

Além de escolher o modelo certo de escova de dente para você, é preciso saber fazer uma boa escovação

O primeiro passo é concentrar a escovação em cada setor da boca, dedicando pelo menos 1 minuto e meio para cada arcada dentária, isto é, os dentes da parte de cima e embaixo.

Com isso, não coloque muita força ao manusear a escova. Lembre-se de fazer movimentos circulares, suaves e curtos, tanto nos dentes quanto nas gengivas.

Dê uma atenção especial para os dentes posteriores, aqueles difíceis de alcançar, e para áreas com restaurações, coroas e próteses, os quais precisam de uma limpeza mais robusta.

Não se esqueça de escovar a língua, céu da boca e atrás dos dentes, pois são regiões que acumulam bastante resíduos e bactérias. Além disso, esse hábito previne o mau hálito e deixa a boca refrescante.  

Por que trocar a escova de dente ou as cerdas regularmente

Com o tempo, é comum que a escova comece a ficar velha e as cerdas fiquem desgastadas e sujas. Fazer a troca por uma nova é importante para manter a limpeza eficaz.

Especialistas em saúde bucal recomendam que a troca seja realizada a cada três meses. Caso contrário, a utilização da escova de dente por mais tempo pode trazer diversos problemas à estrutura dental do paciente. 

Sendo assim, além de respeitar a data de validade da escova, é preciso observar a qualidade das cerdas. Se elas ficarem velhinhas antes dos 3 meses, o ideal é trocar por uma nova.

Além disso, se você teve alguma infecção ou doença, como resfriado e gripe recentemente, a troca da escova de dentes é ideal. Isso evita que fungos, bactérias e vírus retornem para a sua boca.

Afinal, como escolher escova de dente ideal?

A imagem mostra duas mulheres sorrindo, apoiando as mãos em seus rostos. As duas usam roupas de cores neutras e estão sob um fundo claro. 
Saber como escolher escova de dente pode não parecer fácil, mas deve ser feito com muito cuidado e carinho!

Se você não tem nenhuma necessidade especial, a escova ideal é aquela com cerdas macias ou extra-macias e arredondadas

No entanto, vale visitar um dentista para avaliar, caso esteja em dúvida. Só o profissional indicará o melhor tipo de escova de dente para o seu caso. Em especial, para as pessoas que utilizam aparelhos ortodônticos.

E para isso, a linha Bitufo oferece produtos de cuidados com aparelhos ortodônticos, como Escovas Class Orto, Interclean e Passa Tufo, que permitem a melhor higienização dos braquetes e dos dentes, além de produtos para o cotidiano como Escova de Língua!

E para não cometer nenhum erro na hora de escolher, assim como a Bitufo, a Sanifill também é referência em qualidade de saúde bucal, e você pode encontrar uma infinidade de modelos e produtos na Loja Coty!

Por fim, não se esqueça de fazer a higiene bucal correta, com o creme dental adequado e o fio dental!

Gostou deste post? Para ter acesso a mais conteúdos como esse sobre saúde bucal e estilo de vida, acesse nosso blog!


Posts relacionados

Assine nossa newsletter!

Ao se cadastrar, você concorda com nossas políticas de privacidade e em entrar em nossa base de envio de e-mails.