Quem nunca chegou em casa após um dia cheio de trabalho, tomou um banho bem demorado, lavou o cabelo e foi deitar sem secá-lo? Apesar de parecer uma ato indefeso, o ato de dormir com o cabelo molhado ou úmido pode prejudicar a saúde dos fios, principalmente se for algo com frequência.
Mesmo quando o clima está quente, os fios podem ser danificados, prejudicando a aparência do cabelo e sua autoestima. Além disso, dormir com o cabelo molhado pode trazer outros malefícios para o couro cabeludo e para a sua saúde.
Pensando nisso, separamos uma lista para você entender todas as consequências de dormir com o cabelo molhado. Confira!
10 motivos para não dormir com os fios molhados
Certamente, dormir com o cabelo molhado não é recomendado, já que não traz benefícios para os fios. Pelo contrário, as donas dos cabelos lisos aos crespos sofrem com a umidade e a fricção constante dos fios com o travesseiro. Conheça os motivos para secar o cabelo antes de deitar!
- Causa a proliferação de fungos
Dormir com o cabelo molhado compromete a saúde do couro cabeludo e contribui para a proliferação de fungos, bem como utilizar fronhas de travesseiro com material sintético.
A umidade dos fios cria um ambiente perfeito para a multiplicação de fungos e o tecido não natural tem a tendência de acelerar a proliferação e piorar uma série de problemas respiratórios.
Por esse motivo, sempre seque o cabelo totalmente antes de dormir e escolha fronhas e roupas de cama com tecidos respiráveis e de origem natural, como seda, cetim ou algodão, por exemplo.
- Contribui para o surgimento de caspa
O surgimento da caspa acontece da seguinte forma: a produção do fungo em excesso desencadeia uma inflamação do couro cabeludo que automaticamente é combatida pelo sistema imunológico.
Esse combate acelera a reprodução celular, formando aquela casquinha branca, conhecida como caspa. Por isso, quanto mais tempo o couro cabeludo permanece molhado, mais o ambiente fica propício para o aumento da produção desse fungo.
Pessoas que apresentam doenças capilares, como a dermatite seborreica, costumam ter o problema agravado ao adotar esse hábito, pois acelera a produção de sebo devido à descamação no couro cabeludo. Ou seja, jamais devem dormir com os fios molhados.
- Aumenta as pontas duplas e frizz
O atrito dos fios úmidos ou molhados com o travesseiro, principalmente aqueles com fronha de tecidos sintéticos, intensifica o rompimento da haste capilar. Isso favorece as pontas duplas e frizz.
Os cabelos que já foram expostos a produtos químicos, como descoloração, coloração e alisamentos, sofrem ainda mais, já que estão mais fragilizados.
É importante destacar que cabelos finos ou crespos também são mais propensos aos danos por atrito, uma vez que a estrutura dos fios são mais sensíveis.
- Torna os fios mais frágeis
Outro malefício de dormir com o cabelo úmido é que as madeixas podem ficar mais fragilizadas e quebradiças – principalmente quando esse hábito é recorrente. Essas quebras nos fios podem acontecer em alturas diferentes e, inclusive, provocar queda, sobretudo nas pessoas que já têm propensão.
- Demora mais tempo para secar
O couro cabeludo leva em torno de 12 horas para secar completamente ao ar livre, sem interferência de secadores. Durante o sono, esse tempo aumenta, uma vez que o metabolismo desacelera, resultando em um tempo maior para os fios ficarem completamente secos.
Sendo assim, a sensação de cabelo molhado pode ficar mais persistente e incômoda durante a noite de sono.
- Contribui para o bad hair day
Já passou por um dia em que nada parecia dar certo? Que até o cabelo insistia em não ficar bonito? Esse é significado de bad hair day, que na tradução literal fica “dia de cabelo ruim”.
Trata-se do dia em que não importa o penteado do seu cabelo, ele não fica agradável para você. Seja por conta do frizz ou pelo ressecamento que podem ser causados, em especial, por dormir com o cabelo molhado.
- Piora quadros de doenças respiratórias
Pessoas com rinite ou sinusite alérgica sentem as variações de temperatura de uma forma mais sensível. Portanto, dormir com o cabelo úmido ou ficar com os fios molhados por muito tempo pode facilitar o surgimento de sintomas dessas doenças respiratórias.
Geralmente, a umidade do ar e as temperaturas mais baixas deixam os sintomas mais frequentes.
Saiba como secar e cuidar do cabelo antes de dormir
Evite ao máximo lavar o cabelo antes de dormir, mas caso isso aconteça, siga as seguintes dicas:
- Seque o cabelo completamente: retire a umidade dos fios com auxílio de uma toalha de algodão e use o secador em todo o cabelo;
- Mantenha a hidratação do cabelo em dia: o uso de secadores pode contribuir para ressecamento dos fios. Por isso, aplique o Creme de Tratamento Monange Hidrata Com Poder ao lavar o cabelo durante o banho;
- Utilize finalizadores para os fios: antes da secagem, aplique o Finalizador Monange Agenda Capilar Óleo De Nutrição para proteger e preparar para o calor;
- Para cacheadas e crespas, misture o finalizador: para contribuir para a hidratação e nutrição dos fios, misture ao creme de tratamento o Finalizador Monange Agenda Capilar Spray de Reconstrução;
- Faça um penteado para evitar atrito: para as lisas, comece o dia com um cabelo incrível ao fazer uma trança solta, sem tensionar muito os fios, antes de dormir. Já as cacheadas e crespas podem optar por um coque alto na cabeça para preservar os cachos. Essas técnicas ajudam a evitar o atrito nos fios e diminuir os nós pela manhã;
- Use fronhas de cetim: as fronhas de cetim ajudam a diminuir a fricção dos fios no travesseiro, uma vez que o cabelo desliza com facilidade na superfície.
Gostou das nossas dicas? Acompanhe o blog da Loja Coty para ficar por dentro das novidades sobre cuidados capilares e dos produtos que fazem a diferença nos cuidados diários!