Secar e definir os cachos é um desafio para você? Gostaria de encontrar uma solução para secar os fios rápido sem usar secador e sem gerar frizz? Pois a resposta tem nome e passo a passo, e nós falaremos tudo sobre ela neste post.
Vem com a gente conhecer a técnica de finalização chamada plopping!
O que é a técnica plopping?
Plopping é um tipo de finalização e um truque para acelerar a secagem dos fios cacheados e crespos sem recorrer ao secador ou difusor. Ou seja, é uma técnica ideal para definir os fios e secá-los naturalmente de forma mais rápida.
Caso você esteja se perguntando, o nome “plopping” vem do inglês e representa o som de uma gota de água caindo. A relação com esse termo é encontrada na prática dessa técnica, que consiste em enrolar o cabelo em uma toalha ou camiseta de algodão para coletar a umidade dos fios e modelar os cachos.
Quais as vantagens do plopping?
- Garante muita definição;
- Potencializa o movimento;
- Mantém o frizz controlado;
- Não demanda divisões, produtos e aparatos especiais;
- É fácil e prático de fazer;
- Cabe até nas rotinas mais corridas;
- Evita o uso de fontes de calor;
- Ajuda a definição a durar por mais tempo;
- Permite obter diferentes efeitos;
- Funciona para cabelos ondulados, cacheados e crespos.
Ou seja, o plopping é a melhor opção para quem quer manter os fios saudáveis, ganhar tempo na secagem natural e desfilar com cachos arrasadores por aí, sem precisar ficar separando e amassando cachinho por cachinho em frente ao espelho.
Como fazer plopping em 5 passos
Bora aprender, então, o passo a passo para finalizar e secar os seus cachos usando a técnica de plopping?
Você vai precisar, basicamente, de um creme para pentear e uma toalha de microfibra ou uma camiseta de algodão limpa – também pode ser um pedaço de tecido de algodão grande ou uma fralda de pano bem macia e absorvente!
É no tecido que vai envolver seus fios que está boa parte do segredo dessa técnica, tanto no que diz respeito à secagem quanto à prevenção do frizz e a definição. Por isso, nada de driblar esse requisito e usar uma toalha de banho comum!
Você pode até ter algum resultado, mas não será o mesmo, pois os pelinhos que existem no tecido tradicional das toalhas criam mais atrito em contato com os fios e o couro cabeludo (o que gera eletricidade que, por sua vez, gera o frizz) e também vão absorver mais os produtos que deveriam estar agindo nos seus cachos.
Então, após separar seu creme para pentear preferido e sua toalha ou camiseta, o passo a passo para colocar essa técnica em prática é:
1. Lavar e condicionar os cabelos
Assim como em qualquer outra técnica de finalização, o plopping deve ser feito depois da lavagem dos cabelos. Portanto, o primeiro passo é cumprir a sua rotina capilar, lavando seus cachos com o shampoo da sua preferência; tratando-os com uma máscara, caso queira; e finalizando com a aplicação do condicionador.
Para potencializar o efeito do plopping, uma dica é utilizar produtos específicos para cabelos cacheados nesta e nas demais etapas.
2. Aplicar o creme para pentear
Com o cabelo limpo, cheiroso e ainda úmido, você vai colocar o creme para pentear para jogo. Não tem segredo aqui: use o creme e a quantidade que você está acostumada e só se concentre em espalhar o produto em todas as mechas.
3. Cabelo para frente e aquela amassadinha esperta
Agora que seus cachos já estão abraçados por um produto que vai protagonizar a finalização, hidratando e definindo seus fios, jogue todo o seu cabelo para a frente. Fica mais fácil se você abaixar levemente a cabeça e puxar as mechas com a ajuda dos dedos ou de um pente de dentes largos.
Em seguida, pegue a toalha e amasse os fios de baixo para cima. Faça movimentos firmes e longos para tirar ao máximo o excesso de água do cabelo e modelar os fios sem criar muito atrito. O foco é fazer poucos apertões, mas eficientes.
4. Toalha na cabeça para criar uma touca secadora
Agora é a hora do plopping propriamente dito, então, vamos por etapas para você entender certinho:
- Primeiro, estique a sua toalha sobre a cama, mesa ou outra superfície reta.
- Então, com os cabelos ainda jogados para frente, aproxime sua cabeça da parte de baixo do tecido e estique os seus fios ao longo dele, ou seja, levando-os para cima com delicadeza.
- Ajuste a parte de baixo do tecido sobre a sua testa para criar a frente da touca e, depois, passe uma lateral por vez para a parte de trás da sua cabeça, sobrepondo-as e segurando-as sobre a sua nuca.
- Por fim, ajuste o cabelo dentro do tecido e leve as pontas superiores da toalha ou a barra da camiseta também em direção à sua nuca, como se estivesse enrolando um bombom e formando uma espécie de touca ou turbante.
- Se a sua toalha ou camiseta for curta, prenda as pontas da toalha na parte de trás; se for larga, passe as pontas e amarre-as na parte da frente, sobre a testa.
Reforçando: tome cuidado para não torcer os fios. A ideia é acomodá-los no tecido para que eles possam secar com o contato com ele, sem perder a definição que você criou com as mãos no passo anterior, e sem retirar o creme de pentear para garantir seus ativos.
5. Deixar agir, soltar e arrasar
Após fazer toda essa parte prática, é só uma questão de deixar a mágica acontecer. Deixe a toalha ou camiseta em torno dos fios por 20-30 minutos. Esse intervalo é o tempo ideal para que seus cachos não estejam mais excessivamente úmidos e possam terminar de secar livres bem mais rápido e com muito mais definição!
Não adianta estender muito o tempo de espera do plopping, pois seus fios podem até sair mais secos, mas o tecido pode abafar o couro cabeludo e a umidade dar brecha para o surgimento de fungos, caspa e outras condições desagradáveis e não saudáveis.
Então, marque no relógio e depois de 30 minutinhos, solte a toalha e seus cachos. Eles ainda podem estar levemente úmidos, dependendo da densidade dos seus fios, mas não se preocupe: eles secarão rapidinho em contato com o ar!
Respondendo outras dúvidas sobre o plopping
O plopping é prático e poderoso, e pode ser ainda melhor com os produtos certos, como o Kit completo para cabelos cacheados da Monange. Se você está pensando em testar essa técnica por aí, aqui estão mais algumas coisas que você precisa saber sobre ela:
Pode dormir com a técnica plopping?
Não pode. Como falamos, envolver os fios molhados com uma toalha ou tecido por muito tempo cria um ambiente abafado e úmido, propício para o desenvolvimento de mofos, fungos e caspa. Então, dormir com a técnica plopping não é uma boa ideia!
O plopping funciona em cabelos lisos ou curtos?
Para quem tem fios curtos, a técnica de plopping não é a mais indicada, simplesmente porque o comprimento dos fios faz diferença na hora do contato com o tecido para a secagem e a definição. Essa técnica faz mais efeito para os cachos médios e longos.
Já quem tem cabelo liso pode até adotar a técnica, só não vai conseguir aproveitar todos os seus efeitos. Se o objetivo é acelerar a secagem, o plopping é super bem-vindo. Agora, no assunto definição, ele não será efetivo. Em geral, vai garantir apenas um pouco mais de movimento aos cabelos lisos.
E aí, gostou? Se você estava se perguntando como é a finalização plopping, ou estava em busca de uma nova técnica para secar e definir seus cachos, as dúvidas agora acabaram e é só colocar essas dicas e passos em prática.
E para descobrir outras técnicas de finalização e cuidados capilares, vale a pena ficar de olho no nosso blog e explorar os conteúdos que já publicamos por aqui. Então, não perca tempo e explore a nossa seção de cabelos agora mesmo!