Um cabelo comprido e volumoso é o sonho de muitas mulheres e homens, mas para algumas pessoas, pode ser difícil fazer com que os fios cresçam de forma fácil. Às vezes, por falta de nutrientes na estrutura capilar ou até hábitos prejudiciais para o cabelo.
Com dicas simples e mudanças pequenas na rotina, você pode fazer os seus fios crescerem de 1 a 1,5 cm por mês! Pensando nisso, separamos uma lista das melhores práticas sobre o que fazer para o cabelo crescer de forma rápida, saudável e natural. Confira tudo a seguir!
O que fazer para o cabelo crescer rápido?
Confira as melhores dicas de quais cuidados tomar e o que fazer para o cabelo crescer rápido:
1. Tenha uma dieta rica em proteínas
As proteínas são essenciais para formar a estrutura capilar, dando forma e volume aos fios. Por isso, opte por consumir alimentos ricos em proteínas, e quanto mais nutrientes adotar em sua dieta, maior será a tendência de crescimento dos cabelos. Além disso, os fios crescerão saudáveis, bonitos e sedosos.
2. Evite o consumo de tabaco
Além de causar outros danos à saúde, o cigarro afeta o crescimento do cabelo. Por prejudicar o fluxo sanguíneo, a composição do tabaco impede que as vitaminas, nutrientes, minerais e até líquidos alcancem a estrutura dos fios.
De forma geral, o cigarro é um dos responsáveis pela queda de cabelo acentuada. Um dos sintomas é a calvície, que se torna um dos efeitos colaterais principais em pessoas que costumam fumar por muito tempo.
3. Utilize produtos específicos para crescimento capilar
Com os produtos certos, o seu cabelo tem os nutrientes necessários para fazer o seu cabelo crescer rápido, forte e saudável.
A linha Boost de Crescimento Monange foi inspirada em uma receita caseira que contém argila verde, babosa e alecrim. Esses são componentes com alto poder de nutrição, que conseguem alcançar até a segunda camada de fibra capilar.
Com isso, o produto contribui para o fortalecimento dos fios, previne quedas e ainda auxilia no crescimento saudável. Além disso, a fórmula não tem petrolatos e parabenos, ativos prejudiciais para a saúde dos fios. Para alcançar ótimos resultados, o ideal é fazer o uso completo da linha que conta com:
- Shampoo;
- Condicionador;
- Creme de Pentear.
4. Cuidado ao passar o condicionador
O condicionador pode acumular resíduos no couro cabeludo, obstruindo os poros e impedindo a respiração. Com isso, prejudica a saúde e o crescimento dos fios. Sendo assim, é importante utilizar o condicionador e máscara de tratamento com uma pequena distância da raiz do cabelo.
5. Prenda o cabelo corretamente
Fazendo o penteado certo, seus cabelos não sofrerão com quebra e, assim, não atrapalha o crescimento desejado. Por isso, na hora de prender o cabelo, opte por fazer tranças, rabo de cavalo ou coques frouxos, que não oferecem uma pressão forte nos fios e nem no couro cabeludo.
Lembre-se: é importante não fazer penteados muito apertados ou com excesso de peso.
6. Faça cortes regularmente
Retirar as pontinhas danificadas do cabelo, como aquelas ressecadas ou com nós, ajuda no ganho de peso dos fios. Isso porque as pontas duplas podem atrapalhar no processo de pentear os cabelos, afetando os fios saudáveis.
É importante lembrar que apenas cortar o cabelo não influencia no crescimento, é necessário criar um hábito contínuo de cuidados. Mas apesar de ser contraditório, cortar as pontinhas contribui para uma estrutura saudável dos fios a médio/longo prazo. Portanto, a cada 3 meses, realize um corte das pontas para conquistar um cabelo encorpado e com movimento.
7. Evite usar chapéus e bonés por muito tempo
Utilizar itens que podem abafar a raiz dos cabelos resulta na dificuldade do crescimento, além do alto risco de desenvolvimento de fungos no couro cabeludo.
Por esse motivo, chapéus e bonés não devem ser usados de maneira excessiva, principalmente após lavar os fios, já que a umidade é propícia para o desenvolvimento de doenças.
8. Diminua o uso de ferramentas térmicas
O calor excessivo das ferramentas modeladoras de cabelos agride os fios, retirando a película de proteção, deixando-os vulneráveis e, consequentemente, quebradiços.
Isso dificulta o crescimento dos fios, já que perdem os nutrientes essenciais para manterem-se firmes e fortes.
Sendo assim, diminua o uso de secadores, chapinhas, babyliss, entre outras ferramentas de calor para modelar os cabelos, e sempre utilize produtos com proteção térmica para evitar danos maiores à estrutura capilar.
9. Não abra mão do protetor térmico
Os protetores térmicos têm o poder de blindar o cabelo contra as altas temperaturas, como ferramentas modeladoras de fios ou exposição solar – porém, é preciso encontrar produtos com proteção UV.
Além disso, esse hábito contribui para o crescimento dos fios e ajuda a melhorar o aspecto do cabelo, deixando-o mais bonito e saudável.
10. Evite a exposição excessiva ao sol
Os raios solares têm o potencial de ressecar os fios e torná-los mais fracos, o que pode aumentar a queda de cabelo, deixá-los quebradiços e a causar a perda de brilho.
Nesse contexto, é importante adotar cuidados ao ficar em locais abertos em dias de muito sol. Caso esteja na praia ou piscina, sempre lave o cloro ou sal do cabelo com água doce para evitar maiores danos aos fios. Com esses cuidados, você deixa o couro cabeludo e os fios protegidos contra os danos nocivos da exposição ao sol.
11. Dica bônus: hidrate os fios com frequência
A hidratação dos fios é fundamental para contribuir para o crescimento forte e saudável. Por isso, realize o tratamento ao menos 1 vez por semana com o Creme de Tratamento Hidrata Com Poder da Monange.
Com extrato de oliva, o produto sela profundamente a estrutura do fio, combatendo os 4 sinais de ressecamento. O resultado é cabelos fortes, macios e brilhantes e sem frizz.
Veja toda a linha Monange para os cabelos na Loja Coty e comece o tratamento para fazer o cabelo crescer agora mesmo!
Gostou do conteúdo? Confira mais dicas de cuidados com o cabelo como essa em nosso blog!