Cabelos

O que causa caspa no cabelo masculino e como evitar?

26 de julho de 2023
Ícone Link
  • Ícone compartilhar
  • Ícone Link

A caspa é um problema comum que surge no couro cabeludo, afetando principalmente homens. Por isso, a pergunta o que causa caspa é recorrente! Trata-se de um acúmulo de células mortas, que formam flocos brancos e visíveis, que além de causar coceira, pode ocasionar também feridas e mau odor.

Além disso, ela também atinge a autoestima de muitas pessoas, principalmente por conta desses flocos brancos que acabam caindo com facilidade em roupas, não é mesmo? 

Para evitar a proliferação da caspa, é essencial adotar bons hábitos de higiene capilar. Pensando nisso, preparamos um guia completo para te ajudar a entender melhor o que causa caspa e saber como eliminá-la. Vem conferir!

Como saber se realmente tenho caspa?

Primeiro, é importante entender que existem dois tipos de caspa: oleosas e secas. No couro cabeludo seco, a caspa se apresenta como pequenos flocos brancos que caem com facilidade nas roupas. Já no oleoso, os flocos são maiores e grudam nos fios e na raiz.

Em casos mais graves, quando não é tratada adequadamente, ela pode se tornar uma dermatite seborreica, causando a inflamação do couro cabeludo. Nesse estágio, os sintomas podem se intensificar, incluindo:

  • Descamação: consiste em células mortas dando lugar a novas células, o que leva ao processo de descamação em excesso e formação de “casquinhas”;
  • Coceira: esse sintoma também está associado a descamação, inflamação do couro cabeludo e/ou proliferação e desequilíbrio dos fungos;
  • Feridas: a coceira excessiva e com força pode levar a formação de lesões no couro cabeludo, resultando em dor e ardência;
  • Vermelhidão: pela caspa ser resultado de um processo inflamatório, ela também causa a vermelhidão. A coceira e descamação também são possíveis causadores desse sintoma;
  • Queda de cabelo: devido à inflamação dos folículos pilosos, responsáveis pela formação dos fios, é comum perder até 2 vezes mais cabelo do que o normal.

A boa notícia é que todos os efeitos causados pela caspa têm tratamento, principalmente a queda de cabelo. 

Mas, atenção: se esse for o seu maior problema, o ideal é consultar um dermatologista para ter a certeza de que não está ligado a outros fatores. Mas, agora vamos entender o que causa caspa? 

O que causa caspa no cabelo masculino?

Homem está em frente ao espelho penteando seus cabelos com uma escova de madeira enquanto olha seu couro cabeludo.
Existem diversos fatores que contribuem para o surgimento de caspas. Saiba se você está cometendo esses erros e como evitá-los.

Para prevenir, é essencial entender que a descamação excessiva do couro cabeludo é a principal causa da caspa. No entanto, outros fatores também podem contribuir, sendo eles: 

  • Água quente ou calor excessivo: altas temperaturas seja de água, secadores ou ferramentas de calor direto no couro cabeludo, aumentam o ressecamento e, consequentemente, a descamação;
  • Frequência errada de lavagens: a falta de higienização também é um fator para o surgimento de caspa, provocando o acúmulo de sujeira e oleosidade, o que leva a problemas como odor, coceira e descamação;
  • Cloro e calcária: água de piscina ou com alto teor de minerais podem aumentar a possibilidade de surgimento de caspa;
  • Estresse: a ansiedade e nervosismo podem resultar no desequilíbrio da saúde do couro cabeludo, resultando na descamação em excesso do couro cabeludo;
  • Dormir com o cabelo molhado: o calor e umidade favorecem a proliferação de bactérias e fungos no cabelo, que podem levar a caspa. 

Como tratar a caspa em cabelos masculinos?

Agora que você já sabe os principais causadores da caspa, vamos te dar algumas dicas de cuidados básicos para que ela não se agrave!

  1. Não tome banhos muito quentes

A água quente é um dos fatores que pode contribuir para o ressecamento dos fios e comprometer a oleosidade natural do couro cabeludo, aumentando a produção de sujeira. O excesso de sebo pode obstruir os poros, deixando o couro cabeludo propenso ao desenvolvimento de caspas. Sendo assim, abrir mão dos banhos muito quentes é o primeiro passo durante o tratamento da caspa.

  1. Deixe o couro cabeludo respirar 

É comum que homens usem bonés, chapéus, toucas, lenços e boinas. Mas, você sabia que os acessórios podem abafar o couro cabeludo, levando à descamação e irritação e, consequentemente, à caspa? Por isso, é importante deixar a região o mais livre possível, usando acessórios apenas quando houver exposição solar. 

  1. Não durma com o cabelo molhado

O ato de dormir com os cabelos úmidos ou molhados contribui para a criação de um ambiente perfeito para o desenvolvimento de fungos. Sendo assim, o ideal é deixar para lavar o cabelo pela manhã, ou, se for muito necessário lavar durante a noite, utilize uma toalha para secar o máximo possível ou um secador na temperatura morna antes de dormir. 

  1. Evite o uso excessivo de fontes de calor

Em contato direto com o couro cabeludo, fontes de calor têm o potencial de piorar o quadro de ressecamento, descamação e caspa. Por isso, durante o tratamento, evite utilizá-los com frequência ou prefira secar o cabelo naturalmente. 

  1. Invista em produtos de qualidade para acabar com a caspa

Os produtos certos de cuidados com os cabelos são essenciais no tratamento da caspa. Por essa razão, é importante investir em produtos de qualidade para tratar caspa em cabelo masculino. O Shampoo Bozzano foi desenvolvido para ser utilizado em barba, bigode e cabelo, limpando profundamente o couro cabeludo. 

O produto é indicado para todos os tipos de fios para o uso diário. Para utilizar, aplique uma pequena quantidade na palma da mão e espalhe, massageando suavemente. Por fim, enxágue e deixe secar naturalmente. 

Esse cuidado reduz as células mortas e descamações, contribuindo para um crescimento capilar mais saudável.Chegou a hora de tratar as suas caspas! Adquira agora seu Bozzano na Loja Coty

A imagem mostra os novos produtos da linha Bozzano para cuidados com a barba, cabelo e bigode.
Mostre o seu melhor estilo com a nova linha de cuidados para cabelo, barba e bigode!

Gostou do conteúdo? Confira mais em nosso blog!


Posts relacionados

Assine nossa newsletter!

Ao se cadastrar, você concorda com nossas políticas de privacidade e em entrar em nossa base de envio de e-mails.