A dúvida de como tirar oleosidade do cabelo atormenta muitas mulheres, e não é sem motivo – afinal, o cabelo oleoso atrapalha muito na autoestima. Felizmente, esse é um problema que pode ser resolvido com os cuidados corretos.
Por isso, não se preocupe! É muito comum as pessoas sofrerem com excesso de oleosidade no cabelo, e, além disso, os cuidados são práticos e fáceis de fazer em casa. Neste conteúdo, separamos 12 dicas para manter a oleosidade sob controle e como cuidar do cabelo corretamente. Confira!
1. Evite lavagem em excesso
Já ouviu falar do efeito rebote? Acontece nas lavagens em excesso ou ao utilizar produtos que ressecam e desidratam o couro cabeludo, com o objetivo de remover a oleosidade.
No entanto, o corpo age com um mecanismo de defesa de hidratação natural, que ativa as glândulas sebáceas, aumentando a produção de oleosidade e, consequentemente, deixando o cabelo oleoso. Por isso, o ideal é lavar os fios em dias alternados e usar os produtos corretos.
2. Invista em um shampoo para controle de oleosidade
A higienização correta dos fios é a forma mais simples, rápida e eficaz de acabar com a oleosidade excessiva. Para isso, é preciso de um shampoo com ação antioxidante e purificante contra agentes poluentes e outros danos do cotidiano, os quais ajudam a evitar o ressecamento dos fios.
O Shampoo Monage Detox Terapia conta com menta, gengibre e capim limão, os quais nutrem até a segunda camada da fibra capilar, suavizam as agressões externas e restauram a beleza natural do cabelo. É livre de parabenos, sal e silicone.
3. Cuidado com banhos quentes
A água em temperatura alta tem o poder de estimular as glândulas sebáceas, aumentando a produção de oleosidade. Portanto, regule a água para a temperatura morna ou fria. Assim, você evita que os fios fiquem danificados, diminui o aspecto pesado e melhora o ar mais saudável.
4. Ao aplicar condicionador, evite a raiz
O condicionador, quando aplicado direto no couro cabeludo, pode estimular a produção de oleosidade dos fios, e surgimento de caspa e dermatites, mesmo com um produto específico para oleosidade.
A dica é: aplicar o produto pelo menos cinco centímetros abaixo da raiz. Em contrapartida, você pode caprichar na aplicação do condicionador no comprimento dos fios.
5. Massageie delicadamente o couro cabeludo
Durante a lavagem, evite esfregar o cabelo com as unhas ou com força. Além de machucar a cabeça, pode causar o efeito rebote que mencionamos. Por isso, a lavagem deve ser feita utilizando apenas as pontas dos dedos e massageando suavemente, com movimentos circulares de baixo para cima.
Esse hábito estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo e permite a oxigenação do bulbo capilar. Como resultado, você terá o crescimento de fios saudáveis, densos e livres de oleosidade em excesso.
6. Faça o pré poo semanalmente
O pré poo (ou pré-shampoo) é uma preparação dos fios antes da lavagem. Esse tratamento é importante para remover os resíduos acumulados no couro cabeludo ao longo dos dias, seja por excesso de produtos ou impurezas derivadas da poluição.
Sendo assim, faça uma limpeza profunda uma vez por semana com um pré-shampoo ou um shampoo anti-resíduos.
7. Não use o secador muito quente ou próximo à raiz
O calor em excesso pode causar a oleosidade em excesso, por isso o secador pode ser um grande vilão. Sendo assim, é preciso tomar alguns cuidados, como:
- Utilizar leave-in com protetor térmico;
- Manter o secador a uma distância mínima de 20 centímetros da raiz do cabelo;
- Regular a temperatura do secador para morno ou frio.
8. Evite passar as mãos no cabelo toda hora
Utilizamos as mãos para fazer a maior parte das atividades do dia a dia. Portanto, evite passar as mãos no cabelo, já que elas podem transportar bactérias e sujeiras para o couro cabeludo, aumentando a oleosidade do cabelo. Caso seja necessário, lave-as bem com detergente ou sabonete.
9. Aplique óleos reparadores e umectantes
Em uma rotina de cuidados, a nutrição é fundamental para evitar a oleosidade em excesso. Por isso, sempre que lavar os fios, aplique óleos reparadores ou umectantes para melhorar o aspecto ressecado das pontas. Mas lembre-se de evitar a raiz.
10. Beba bastante água
A hidratação do cabelo é uma etapa importante para tirar a oleosidade dos fios. No entanto, ela começa de dentro para fora. Por esse motivo, beba ao menos 2 litros de água por dia. Esse hábito ajuda no bom funcionamento do organismo e, consequentemente, na hidratação natural dos fios.
11. Aposte na hidratação dos fios
A hidratação é uma etapa muito importante dos cuidados capilares e é a principal dica para tirar a oleosidade dos fios. Porém, não é qualquer máscara capilar que pode ser utilizada em cabelos oleosos. É preciso apostar em produtos leves e ricos em ativos purificantes.
O Creme de Tratamento Hidrata com Poder da Monange conta com extrato de oliva e sela profundamente a estrutura dos fios, resultando em cabelos fortes, macios e sedosos.
Quer conhecer todos os produtos da linha Monange? Acesse a Loja Coty e aproveite a coleção completa para os seus cuidados capilares!
Gostou do conteúdo? Acesse nosso blog e fique por dentro de todas as nossas dicas sobre cabelos e muito mais!