Ficou muito tempo no sol e agora está sofrendo com a pele queimada? Saiba que essa situação é muito prejudicial para a saúde da pele e, por isso, é preciso manter os cuidados necessários nesta região.
Durante o verão, é muito comum as pessoas se exporem ao sol, principalmente em praias e piscinas. No caso de viagens, as pessoas não estão acostumadas com a temperatura alta do local e acabam sofrendo ainda mais com o clima.
Porém, tomar banho de sol por um tempo prolongado pode resultar em queimaduras de diferentes graus na pele, o que leva a vermelhidão, incômodo, ressecamento, descascamento e dores.
Quer saber como aliviar a queimadura do sol? Separamos 10 dicas para você diminuir as dores e desconfortos causados pelos raios solares e manter a saúde da pele. Acompanhe a seguir!
1. Sempre tome banhos frios
Os banhos com a temperatura baixa ajudam no alívio das dores, diminuem a sensação de calor e auxiliam na recuperação da pele. Nesse caso, o recomendado é evitar o uso de sabonetes, já que podem ressecar e agredir ainda mais a área machucada. Ao invés disso, utilize óleos pós-banho da linha Paixão para manter a pele sempre hidratada.
Na hora de secar a pele, evite esfregar a toalha sobre o corpo, uma vez que causa incômodo na área. Dê leves batidinhas com a toalha na pele, utilize um tecido macio durante o processo e, se possível, deixe o corpo secar naturalmente.
2. Mantenha a pele hidratada
Um bom creme hidratante é fundamental para aliviar queimadura de sol e evitar o ressecamento da região afetada. Com isso, sua pele não sofre com descascamento, e o produto tem o poder de refrescar e relaxar a área machucada, diminuindo os danos causados pelo sol.
A linha de Hidratantes Q10 Firmador Monange possui uma fórmula com vitamina C e E, que ajudam na produção de colágeno na pele, além de ter ação antissinais e prevenir a flacidez. O produto começa a dar resultados em até 2 semanas, desde que seja aplicado ao menos 2 vezes ao dia, todos os dias.
4. Faça compressas frias
Como já citamos, a água fria é ótima para aliviar os sintomas da queimadura de sol. Por esse motivo, as compressas frias também são grandes aliadas na diminuição dos sintomas de inchaços e dores das lesões, ajudando na redução da temperatura corporal.
Você pode incrementar a água com camomila, já que esse ingrediente possui propriedades cicatrizantes e calmantes. Em contrapartida, com a compressa de chá-verde, é possível reduzir a vermelhidão e inflamação após exposição solar excessiva.
5. Aplique água termal durante o dia
A água termal tem ação anti-inflamatória e calmante, o que ajuda na irritação, vermelhidão e desconforto da pele queimada. Você pode encontrar o produto no formato de spray, que auxilia na aplicação. Mas lembre-se que a água termal deve ter uma distância de 30cm da pele.
Deixe o produto secar sobre a pele de forma natural, sem utilizar toalha ou outros itens para acelerar o processo. Só assim é possível aproveitar todos os benefícios que o produto tem a oferecer.
6. Beba bastante água
A hidratação do corpo deve começar de dentro para fora. Sendo assim, é importante consumir a quantidade certa de líquido durante o dia. De modo geral, é necessário tomar cerca de 2 litros de água por dia, o que pode variar conforme a quantidade de massa corporal.
Esse hábito ajuda a aliviar o ressecamento, descamação, desconforto e ajuda no alívio e cicatrização da pele, mantendo-a hidratada. Além disso, a água ajuda no bom funcionamento do organismo, acelerando o processo de recuperação da pele.
7. Evite tomar banho de sol até a recuperação
Para não piorar as condições de uma pele com queimaduras do sol, é importante evitar uma nova exposição aos raios.
Por isso, utilize roupas que cubram as áreas afetadas, fique na sombra e cuide da sua pele. Dessa forma, a área machucada se recupera com mais facilidade e evita danos maiores.
8. Fique em repouso
Seu corpo precisa de descanso para se recuperar das queimaduras solares. Por isso, evite fazer movimentos intensos durante o primeiro dia de sintomas. Se for realmente necessário sair de casa e se movimentar, continue com os cuidados na região, aplique protetor solar e creme hidratante.
9. Capriche no uso do protetor solar
O protetor solar é o seu melhor amigo em todos os momentos, em especial quando a pele é exposta excessivamente ao sol. O filtro deve ser aplicado de 15 a 20 minutos antes da exposição solar, e deve ser renovado a cada 2 horas ou sempre que entrar em contato com a água, utilizar a toalha ou transpirar.
A marca Cenoura & Bronze conta com uma linha de protetores solares com diversos fatores e formatos para atender suas necessidades. A tecnologia exclusiva tem ação de preservação do colágeno, o qual minimiza os danos profundos causados pelo sol. Com sua rápida absorção e vitamina E, o protetor ajuda a deixar a pele saudável e iluminada por mais tempo!
10. Consulte um médico
Em casos de bolhas, febre ou outros sintomas mais graves relacionados a queimaduras de sol, é fundamental consultar um médico geral ou dermatologista.
Como evitar e aliviar queimadura de sol?
A melhor forma de evitar e aliviar queimaduras de sol é se expor aos raios antes das 10h da manhã e após as 16h da tarde.
Também é necessário passar protetor solar com fator acima de 30 FPS todos os dias e utilizar roupas, como blusas de manga longa, óculos e chapéu. Manter o corpo hidratado também é importante, seja utilizando produtos ou ingerindo líquidos.
Adquira os seus produtos na Loja Coty agora mesmo e comece a cuidar da sua pele. E se gostou do post, acesse o blog Loja Coty e fique por dentro das principais dicas de cuidado e bem-estar!