Cuidados com a pele

9 melhores dicas de como evitar estrias no corpo

11 de janeiro de 2023
Ícone Link
  • Ícone compartilhar
  • Ícone Link

Saber como evitar estrias é o sonho de muitos homens e mulheres. Apesar do surgimento dessas marcas na pele serem muito comuns, podem afetar a autoestima e, consequentemente, a relação consigo mesma. Porém, é possível evitar e diminuí-las adequando a sua rotina

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB) define as estrias como lesões lineares adquiridas, que surgem quando as fibras responsáveis pela firmeza da pele, como o colágeno, se rompem e formam “cicatrizes”. 

Descubra as 10 melhores dicas para evitar as estrias no corpo e melhorar a sua autoestima, a seguir!

1. Saiba como surgem estrias

Close-up mulher de costas vestindo lingerie enquanto segura uma flor e pensa em como evitar estrias
O surgimento de estrias é comum e podem surgir em qualquer lugar do corpo.

A primeira dica é para você conhecer o surgimento das estrias – ao entender a raiz do problema, você consegue cortar certos hábitos que aceleram o processo de formação da cicatriz. Segundo a SBD, as estrias surgem a partir de um processo inflamatório. Por isso, as marcas começam como linhas avermelhadas. 

A produção do colágeno nessa região da pele é mais espessa. Sendo assim, a marca fica parecida com uma cicatriz e o pigmento que dá a cor da pele, desaparece. As marcas podem aparecer no corpo todo, mas principalmente nas seguintes áreas:

  • Região do quadril;
  • Seios;
  • Barriga;
  • Braços e costas.

2. Diminua a ingestão de doces e alimentos gordurosos

As frituras, enlatados, processados, refinados ou açucarados agridem a pele e dificultam a absorção de nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Sendo assim, facilitam o surgimento de estrias na pele

Esses alimentos também contêm aditivos conservantes, artificiais e corantes que aumentam a quantidade de toxinas na corrente sanguínea. Em contrapartida, alimentos integrais, crus ou cozidos a vapor são mais bem digeridos e assimilados pelo corpo, repondo os nutrientes necessários para o funcionamento do organismo e o aspecto saudável da pele. 

3. Invista na hidratação da pele

Para evitar estrias, aplique loção hidratante em todo o corpo!
Mulher pensando em como evitar estrias enquanto aplica creme hidratante em sua perna. Ela está sentada na ponta da cama em seu quarto.

A hidratação da pele é muito importante para evitar as estrias. Por isso, é importante seguir uma rotina de cuidados com o rosto e corpo que inclui higienização, hidratação e proteção solar

E para isso, você pode acrescentar produtos como os Hidratantes Corporais Monange no seu dia a dia! Independente da gravidade das suas estrias, é importante que os cuidados sejam mantidos para não piorar o estado. Porém, se for necessário consulte um dermatologista.  

4. Invista nos alimentos certos

Você pode evitar estrias no corpo ao mudar seus hábitos alimentares para uma dieta saudável. Com nutrientes certos, é possível aumentar a produção de colágeno e fibras elásticas na pele. Confira alguns importantes:

  • Vitamina C: contém substâncias antioxidantes para manter a sustentação da pele e prevenir as estrias. As frutas cítricas são ricas em Vitamina C, como laranja, acerola, limão, tangerina, morango e goiaba;
  • Vitamina A: a substância é responsável pela renovação celular, que é o processo de rejuvenescimento da pele. Consuma alimentos com Vitamina A, como o ovo, espinafre, mamão, cenoura, abóbora, couve, fígado, batata doce, manga, pimentão;
  • Vitamina E: nutriente com propriedades antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce, melhorando a cicatrização e aumentando a firmeza da pele. As principais fontes de Vitamina E são os óleos vegetais, amêndoas e gérmen de trigo.

5. Utilize cremes próprios para pele

Existem produtos específicos para o tratamento de estrias no corpo que podem ser recomendados por dermatologistas. Contudo, você também pode usar como complemento cremes corporais poderosos para ajudar na hidratação.

A linha Q10 Monange reforça o cuidado da pele com o poder da sua fórmula antissinais e que previne a flacidez. Além disso, ela combina ingredientes que resultam em uma hidratação profunda, mantendo a pele macia e com um toque seco. 

6. Pratique atividade física

Além de manter a saúde física, os exercícios ajudam a manter a elasticidade e beleza da pele. Também é possível ter mais disposição para as atividades do dia a dia após a prática de esportes, ginástica, corrida ou yoga, por exemplo. 

Independente do que escolher, faça exercícios ao menos 30 minutos por dia, ao menos 4 dias na semana. Com certeza, você sentirá uma melhora em todos os aspectos, inclusive nas estrias. 

7. Beba água

Mulher pensando em como evitar estrias enquanto bebe água.
Manter a pele hidratada de dentro pra fora é uma das melhores maneiras de como evitar estrias.

A hidratação do corpo começa de dentro para fora. Portanto, é preciso conciliar os produtos para hidratação da pele com a ingestão de água. O líquido é uma fonte importante para o bom funcionamento do organismo, já que nosso corpo é 70% composto por água, então é preciso sempre repor, inclusive para a saúde da pele. 

Por esse motivo, é importante ingerir pelo menos 2 litros de água por dia, seja através de água, chás, sucos naturais ou água saborizada. 

8. Faça massagens

Enquanto aplica o creme hidratante, você pode fazer massagens localizadas, com movimentos circulares e firmes. Assim, você realiza uma espécie de drenagem linfática para melhorar a circulação sanguínea da área, facilitando a produção de fibras elásticas e colágeno. 

9. Conheça os tratamentos para minimizar as estrias

É possível fazer tratamentos estéticos a fim de reduzir consideravelmente as estrias no corpo, como lasers, por exemplo. Por isso, vale avaliar as melhores opções para o seu tratamento com um profissional especializado em estética. São diversas técnicas que existem no mercado com diferentes preços.

Porém, ainda é possível complementar os tratamentos com os cuidados em casa, como manter uma boa esfoliação para promover a renovação celular ou utilizando produtos da Monange, como a linha de hidratação intensiva. 

Os Hidratantes Intensivos da Monange possuem uma fórmula que uniformiza a textura da pele e entregam proteção durante 48h, além de possuir ativos antioxidantes e nutri-la até a segunda camada.

Quer começar o tratamento das suas estrias agora? Então conheça todos os produtos da Monange na Loja Coty!

Gostou do conteúdo? Confira mais dicas de cuidados com a pele em nosso blog!


Posts relacionados

Assine nossa newsletter!

Ao se cadastrar, você concorda com nossas políticas de privacidade e em entrar em nossa base de envio de e-mails.