Cuidados com a pele

Tipos de perfume: como escolher o melhor para você

4 de janeiro de 2024
Ícone Link
  • Ícone compartilhar
  • Ícone Link

O universo dos perfumes envolve milhares de anos de história, um vocabulário próprio e uma produção que combina, em uma proporção perfeita, arte, ciência, beleza e mágica. E, dentro disso, existem diferentes tipos de perfume para se explorar!

Pensando nisso, criamos este guia com tudo sobre fragrâncias, notas olfativas, famílias olfativas, pirâmide olfativa e demais conceitos e classificações dos perfumes para te ajudar a entender mais sobre o assunto. 

Confira dicas valiosas para te ajudar a escolher um cheiro para chamar de seu!

O poder dos perfumes

Um perfume é composto por uma combinação de álcool, água, óleo e essências, sendo esses últimos ingredientes os responsáveis pelo aroma. Desde sua origem, os perfumes são sinônimo de status e luxo, e servem como instrumento de “beleza” e sedução, além de bem-estar. 

Mas a arte da perfumaria não é valiosa apenas pelos seus fatores histórico e social. Nosso nariz conta com mais de 25 milhões de receptores olfativos que estão sempre ativos, captando aromas conforme respiramos. 

Além de ser um dos nossos sentidos mais sensíveis, o olfato também está ligado às nossas emoções e memória. É por isso que alguns cheiros são tão marcantes e podem nos transportar para momentos específicos.

Ou seja, escolher um perfume não é uma simples tarefa ou uma mera questão de gosto, essa decisão envolve nossa personalidade, nossas lembranças e nossos instintos.

Uma única fragrância pode conter até 300 ingredientes, combinados e organizados em uma hierarquia chamada pirâmide olfativa.

O que é a pirâmide olfativa de um perfume?

A pirâmide olfativa é o que forma a estrutura do perfume. Cada fragrância é composta por notas olfativas meticulosamente selecionadas e distribuídas em três grupos:

  • Notas de topo ou de cabeça: estes são os aromas que sentimos logo que entramos em contato com a fragrância. Eles duram poucos minutos ou segundos.
  • Notas de corpo ou coração: são os aromas sentidos depois que as notas de topo evaporam, e que duram de 2 a 6 horas na pele. Por isso, são eles que ditam a personalidade e as características principais da fragrância.
  • Notas de fundo ou de base: aqui, temos os aromas mais densos e duradouros da fragrância. Eles ficam na pele por até 8 horas e servem tanto para garantir a fixação do perfume quanto para fortalecer as notas de corpo.

Quando combinadas e harmonizadas, as notas olfativas formam acordes, e a combinação desses acordes cria a canção aromática e única que é cada perfume.

Quais são as famílias olfativas?

Outro conceito muito utilizado para classificar tipos de perfume é o de famílias olfativas. As famílias são uma categorização das fragrâncias que agrupa aromas com a mesma origem e/ou característica. 

Ou seja, perfumes da mesma família terão notas similares ou em comum. Mas isso não significa que as fragrâncias serão parecidas, já que um único ingrediente ou proporções diferentes podem mudar completamente o resultado obtido e a evolução do perfume.

Portanto, essa divisão traz um direcionamento sobre o conceito da fragrância e ajuda os consumidores a identificarem suas fragrâncias preferidas. Também é comum que uma fragrância transite entre duas ou mais famílias olfativas.

Vamos, então, conhecer as famílias olfativas, baseado nas definições oficiais da Sociedade Francesa de Perfumistas (SFP)?

Família dos cítricos

Nesta família olfativa, os perfumes tendem a ser frescos, leves e amigáveis. Por isso, rendem fragrâncias para homens, mulheres, crianças e bebês. 

As principais matérias-primas são essências e óleos essenciais de frutas como bergamota, limão, laranja, tangerina e cidra. 

Família floral

A família floral, como o nome sugere, é derivada dos aromas das flores e abriga hoje cerca de 60% dos perfumes no mercado. É uma família predominantemente feminina, mas isso não impede que muitos perfumes masculinos tenham notas florais.

A presença dessas notas normalmente cria fragrâncias adocicadas, alegres, delicadas ou envolventes. As matérias-primas naturais mais utilizadas nesta família são flores como jasmim, tuberosa, rosa, flor de laranjeira, gerânio e ylang-ylang.

Além dos aromas que parecem verdadeiros buquês de flores, nesta categoria também temos os florais verdes (o famoso perfume “herbal”), os florais marinhos (com notas mais frescas e “aquáticas”) e os florais frutados (com notas de frutas doces, como pêssego, maçã, ameixa, damasco, framboesa e melão. O que explica a riqueza de perfumes dentro deste grupo.

Perfume com frasco de vidro e líquido rosa, com escritos em preto na frente. Possui uma tampa transparente com um spray cinza.
O Eau de Toilette Night, da Gabriela Sabatini, é um tipo de perfume floral frutado vibrante e possui notas de maracujá, amora e toranja.

Família fougère

A família olfativa fougère marca o início da perfumaria masculina e, apesar do nome complicado, é uma das famílias mais fortes dentro do mercado brasileiro. Uma fragrância fougère tem um frescor intenso característico, exatamente por combinar notas cítricas, aromáticas e amadeiradas. 

Os aromas que marcam presença neste grupo e compõem esses tipos de perfume são: lavanda, patchouli, gerânio e musgo de carvalho.

Perfume com frasco de vidro e líquido azul-claro, com escritos em azul-escuro na frente. Possui uma tampa preta.
O Eau de Toilette Perfume Adidas UEFA Champions, é um tipo de perfume da família fougère, com notas de fundo de baunilha, patchouli e almíscar.

Família oriental

Na família oriental temos fragrâncias doces, picantes, sensuais e exuberantes. Seus aromas variam entre sensações aveludadas e almiscaradas, o que tornam esses perfumes exóticos e marcantes. Algumas das notas populares presentes são: baunilha, cumaru, canela, cravo, noz-moscada, pimenta, mirra, incenso, âmbar e resina. 

Pela intensidade dessas matérias-primas, a durabilidade e projeção dos perfumes orientais costumam ser maiores.

Caixa de perfume roxa, com escritos em amarelo na frente.
O perfume Gabriela Sabatini Eau de Toilette Feminino, possui notas de tangerina, jasmim, sândalo, almíscar e âmbar.

Família dos amadeirados

Essa é a família das notas quentes, secas, opulentas, fortes e elegantes. Os perfumes amadeirados são predominantemente masculinos, ainda que existam fragrâncias femininas que integrem essa família. 

As matérias-primas típicas deste tipo de perfume são madeiras como sândalo, pau-santo, cedro, pinho e vetiver. Além de plantas aromáticas, como lavanda e patchouli.

Perfume com frasco retangular, mais largo nas laterais, com escritas em preto e tampa preta.
O Eau de Toilette do David Beckham, Homme, é um tipo de perfume que possui notas amadeiradas sofisticadas e especiarias frescas.

Família chipre

A família chipre reúne perfumes sofisticados, misteriosos e quentes. Diferente do que ocorre nas outras famílias, as fragrâncias desta categoria são baseadas em uma combinação específica de aromas: bergamota, musgo de carvalho, ládano e patchouli.

Além de essências desses ingredientes “obrigatórios”, os perfumes do tipo chipre podem ser diferenciados a partir de toques de flores e frutas. Apesar de menos conhecidas, essas fragrâncias são poderosas, envolventes e perfeitas para a noite.

Família do couro

Por fim, temos a família olfativa dos aromas de couro. Aqui, temos notas secas, como fumaça, madeira queimada, tabaco e bétula, combinadas com notas de cabeça florais. 

Formulando principalmente perfumes masculinos, as matérias-primas que dão esse efeito são, principalmente, as essências de bétula, ládano e benjoim, além do isobutil quinolina, um composto sintético que reproduz o aroma do couro.

Quais os tipos de concentração de perfume?

Por fim, existe uma classificação de tipos de perfume por concentração da essência. Se você já se perguntou o que “Eau de Toilette” significa, ou qual a diferença entre Parfum e Eau de Parfum, aqui está a resposta:

  • Perfume (ou Parfum): são classificadas como “perfume” apenas as fragrâncias com concentração entre 20% e 40%. Sua fixação média é de 12 horas.
  • Eau de Parfum: concentração de 11% a 15% de essência e duração média de 6 a 8 horas na pele.
  • Eau de Toilette: concentração de 6% a 10% de essência e duração máxima de 6 horas.
  • Eau de Cologne: a famosa colônia, ou água de colônia, possui concentração que varia de 3% a 5% e sua duração média é de 2 horas na pele.
  • Splash: concentração de essência menor que 1% e duração de menos de 2 horas.

Então, se você procura por uma fragrância que dure por horas, precisará investir em um produto mais concentrado, ou seja, que possui mais essência e menos água e álcool, como um Eau de Toilette ou Eau de Parfum.

Perfume com frasco vermelho e branco em formato de cristal multifacetado, com tampa dourada imitando uma coroa.
Killer Queen da Katy Perry é um tipo de perfume Eau de Parfum, e celebra seu espírito exuberante e ousado em uma fragrância floral oriental.

Como escolher perfume: 4 dicas certeiras

Escolher o perfume certo é uma tarefa desafiadora, pois a fragrância que você usa pode dizer muito sobre sua personalidade e deixar uma impressão duradoura. Mas, aqui vão algumas dicas para você acertar na escolha:

1. Considere a estação e a ocasião

Fragrâncias mais leves e frescas são mais indicadas para o verão e fragrâncias mais ricas e quentes para o inverno. Prefira fragrâncias suaves e discretas para o trabalho e fragrâncias mais intensas para eventos noturnos ou ocasiões especiais.

2. Leve em conta a sua personalidade

Seu perfume deve combinar com você e com seu jeito de ser. Existem fragrâncias alegres, sensuais, românticas, leves, misteriosas, intensas e discretas. Procure e escolha aquela que condiz com o seu estilo ou, então, com a imagem que você quer passar. 

3. Pense na relação concentração X durabilidade

Como já falamos, existem diferentes tipos de perfume conforme a concentração de fragrância que possuem. Você quer que as pessoas sintam só quando se aproximarem de você ou realmente deixar um rastro seu por onde passar? 

Quer seu perfume exalando na sua pele por horas ou apenas um cheirinho para finalizar seu banho? Essas respostas te ajudarão a entender que tipo de perfume você deve comprar, ou se vale a pena um kit com diferentes concentrações.

Perfume pequeno de frasco roxo mais escuro na base e o mesmo perfume em uma versão maior, com estampa de flores roxas.
Caso você goste muito de uma família olfativa, vale a pena adquirir um kit com uma versão Perfume e uma versão mais suave, como um Splash.

4. Experimente na sua pele e sem pressa

Cada perfume pode interagir e se desenvolver de um jeito em pessoas diferentes. Por isso, é importantíssimo testar os possíveis candidatos a seu futuro perfume na sua pele.

Aplique um pouco nas áreas pulsantes, onde existe maior fluxo de sangue e produção de calor, como os pulsos e o pescoço. Deixe o perfume se desenvolver na sua pele e repare em como a fragrância evolui ao longo do tempo.

Faça isso sem pressa e com várias opções antes de tomar uma decisão final. E escolha aquele que você gostar e que atingir todas as suas expectativas. Você ainda pode seguir algumas dicas para fazer o seu perfume durar mais.

Após saber mais sobre os diferentes tipos de perfume, que tal escolher o seu? Em nosso site você encontra fragrâncias femininas e masculinas para todos os gostos e ocasiões. Explore e encontre seu mais novo cheiro queridinho no catálogo de perfumes Coty!


Posts relacionados

Assine nossa newsletter!

Ao se cadastrar, você concorda com nossas políticas de privacidade e em entrar em nossa base de envio de e-mails.