Cuidados com a pele

Pele seca no inverno: confira a rotina de hidratação ideal!

11 de agosto de 2023
Ícone Link
  • Ícone compartilhar
  • Ícone Link

Já notou que a sua pele fica diferente durante o inverno? Os dias frios e secos agridem muito a derme, causando ressecamento, repuxamento, coceiras, rachaduras e descamação. Por isso, é necessária muita hidratação nessa época, além de cuidados simples que fazem a diferença para a saúde da pele. 

Para facilitar essa jornada, é preciso escolher os produtos certos e adotar bons hábitos, como evitar água muito quente e continuar a aplicação de filtro solar. Sendo assim, reunimos aqui algumas dicas para ter uma rotina de hidratação ideal. Boa leitura!

Por que ficamos com a pele seca no inverno?

No inverno, as baixas temperaturas, clima seco e ventos frios, causam o encolhimento da pele, trazendo uma sensação de repuxamento. Isso compromete as reservas de proteína filagrina, que mantêm a pele hidratada e viçosa. Além disso, alguns hábitos aceleram o aparecimento da pele seca.

Durante essa estação, são comuns os hábitos de tomar banho quente, vestir muita roupa e não beber a quantidade de líquido necessária para uma correta hidratação do corpo, deixando a pele muito ressecada. 

Mulher com toalha de banho no cabelo e em volta do corpo em frente a uma janela que mostra claridade do lado de fora.
Tomar banho antes de escurecer, quando ainda não está tão frio, pode ser benéfico para evitar a pele seca!

Aliado a isso, a umidade do ar costuma ser menor, e a temperatura baixa promove a queda da transpiração natural do corpo, contribuindo para o ressecamento da pele e a descamação. Nesse contexto, caso não tome os devidos cuidados, algumas doenças podem surgir, como:

  • Psoríase: doença crônica da pele que causa manchas avermelhadas e descamação;
  • Ictiose vulgar: condição genética que deixa a pele seca, escamosa e com aspecto de peixe;
  • Dermatite seborreica: inflamação da pele que causa descamação e coceira, geralmente afetando o couro cabeludo e áreas oleosas do corpo. 
  • Dermatite atópica: doença crônica da pele que causa coceira intensa, vermelhidão e erupções cutâneas, comum em pessoas com histórico de alergias.

Quais os cuidados com a pele durante o inverno?

Durante o inverno, nossa pele enfrenta desafios específicos devido ao clima frio e seco. É importante ajustar nossa rotina de cuidados para garantir que a pele permaneça saudável e hidratada. Aqui estão algumas dicas essenciais para cuidar da pele durante essa estação:

1. Água quente não combina com pele saudável

É quase impossível resistir ao chuveiro quentinho no inverno, não é? Porém, é prejudicial para a saúde da pele, acelerando o processo de ressecamento. Além disso, a água quente aumenta os riscos de queimaduras e afeta a proteção natural – sendo um convite para o surgimento de dermatites. 

Portanto, opte por banhos mornos, em uma temperatura agradável para não deixar a pele seca. A água não precisa estar fria, pois também pode contribuir para o ressecamento. É só manter o equilíbrio da temperatura, ok?

2. É muito importante hidratar a pele

A pele muito ressecada pede um hidratante de qualidade para repor a oleosidade natural e mantê-la macia. No clima frio, aplicar o hidratante mais de uma vez ao dia é importante. 

Mas uma leve adaptação dos produtos também pode ser um ótimo caminho, como usar sabonetes com toque suave, hidratantes potentes e não deixar de usar protetor solar. 

Quatro tubos de loções sendo, uma roxa escura, uma vermelha, uma roxa clara e uma azul, todas com tampa dourada.
Livre-se da pele seca com as Loções Ultracremosas Paixão.

A loção hidratante Paixão Inspiradora com Óleo de Amêndoas da linha Paixão contém ação desodorante e proporciona uma hidratação duradoura de 24 horas. 

Sua fórmula enriquecida com óleo de amêndoas oferece uma fragrância delicada com notas de lavanda, alecrim e bergamota, complementadas por um toque floral e um fundo de madeiras nobres e especiarias.

Adquira o seu na Loja Coty agora mesmo!

3. Beba bastante água

A ingestão de líquidos é importante para manter o corpo hidratado de dentro para fora, refletindo na pele. Sendo assim, mantenha a rotina de ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia e consuma frutas que contenham líquido, como melão e melancia. 

Melhorando a ingestão de água com o uso diário de hidratante, você vai perceber a sua pele recuperando o brilho e maciez durante o inverno. 

4. Mantenha o uso de filtro solar 

Achou que no inverno não precisa de proteção solar? Então saiba que a aplicação do filtro é fundamental durante qualquer época do ano. Por mais que o sol não esteja tão presente no inverno, é essencial proteger a pele seca contra os raios UV.

Afinal, a radiação do sol não tira folga, logo, os riscos para a pele continuam, mesmo em temperaturas baixas. O rosto é a principal área para proteger nessa época, já que é sensível e fica exposto. 

O Protetor Solar Facial Diário da Cenoura & Bronze oferece proteção contra os danos causados pela radiação solar UVA e UVB. É adequado para todos os tipos de pele, possui ação hidratante e textura suave de rápida absorção. 

A linha apresenta tecnologia inovadora que preserva o colágeno, e ajuda a minimizar os danos profundos na pele causados pelos raios infravermelhos, graças à sua ação antioxidante

O protetor também protege contra vermelhidão, ardência e rugas causadas pela exposição solar, previne o envelhecimento precoce e a perda de firmeza e elasticidade, preservando o colágeno da pele. Na Loja Coty, você pode encontrar a linha completa para a proteção da sua pele. 

5. Reduza a frequência de esfoliação

Esfoliação não combina com pele ressecada. Por isso, durante o inverno não é recomendado o uso de esfoliantes, principalmente os faciais. Se você não abre mão de água quente, então a frequência de esfoliação deve ser ainda menor. Isso porque esse tratamento pode remover a oleosidade natural da pele. 

O ideal é esfoliar a pele uma vez ao mês, sempre hidratando bem a região depois. Dessa forma, a esfoliação pode ser benéfica, auxiliando na renovação celular, na desobstrução dos poros e na limpeza de impurezas acumuladas durante o inverno, sem deixar a pele seca.

6. Reponha a vitamina C

O corpo necessita repor alguns nutrientes, como a vitamina C. Esse é um antioxidante com poder de reverter os sinais do envelhecimento da pele. Também reduz rugas e linhas de expressão, devolvendo a maciez e firmeza. 

Você pode consumir alimentos ricos nessa vitamina, como as frutas cítricas, e incluir produtos com esse ativo na sua rotina de cuidados. 

Embalagem de hidratante branca, com morangos, framboesas e amoras na base com um fundo rosa.
Para combater a pele seca, escolha produtos com ação duradoura e fragrâncias especiais!

O Hidratante de Frutas Vermelhas da Monange possui ação desodorante que proporciona uma fragrância frutal delicada. Sua fórmula hidrata a pele por 48 horas e contém ativos antioxidantes que nutrem até a segunda camada da derme. Além disso, é indicado para todos os tipos de pele. 

Outro produto com essas características, que é capaz de aumentar o colágeno da pele com ação anti-sinais, é o Hidratante Monange Firmador Q10 com Ação Desodorante e vitamina C e E. Com ele, os resultados se tornam visíveis a partir de 2 semanas de uso! Incrível, né?

Seus produtos para cuidados com a pele no inverno estão te esperando na Loja Coty! Acesse o site e adquira agora mesmo!


Posts relacionados

Assine nossa newsletter!

Ao se cadastrar, você concorda com nossas políticas de privacidade e em entrar em nossa base de envio de e-mails.