Quem não quer curtir o calorão sem se importar com os pelinhos aparecendo? A depilação é uma tendência entre os brasileiros, mas sabemos que nem sempre é possível eliminar os pelos em uma clínica ou salão de estética.
Existem diferentes técnicas de depilação para fazer em casa, mas para deixar a pele lisinha, é preciso adotar alguns hábitos essenciais. Assim, você evita problemas como alergias, foliculite e pelos encravados.
Por isso, separamos as principais dicas de depilação para você fazer em casa e cuidar da pele do pós da melhor maneira. Confira!
Tipos de depilação caseira
Para começar, você precisa escolher o melhor tipo de depilação de acordo com as suas preferências e necessidades. Confira as técnicas mais comuns:
Depilação com lâmina
A lâmina é uma opção prática e rápida para a remoção dos fios. Por isso, é uma das preferidas. No entanto, para um melhor deslizamento da lâmina, a pele precisa estar molhada e, preferencialmente, com produtos específicos para depilação, como loções ou cremes.
Apesar da praticidade, é preciso tomar cuidado com o método, já que as lâminas possuem curto prazo de validade. Passar o instrumento muito gasto sobre a pele e o uso contínuo da mesma lâmina podem resultar em ferimentos, infecções, irritações, entre outros problemas. A lâmina pode durar de 3 a 10 depilações, ou até que as chapas comecem a ficar cegas.
Depilação com cera
A depilação com cera pode ser a tradicional, a qual deve estar quente e a aplicação é feita com uma espátula, ou a fria, que vem na medida certa em folhas já preparadas e não precisam ser aquecidas, o que pode tornar mais prático o processo de eliminação dos pelos do corpo.
Para não ter problemas com esse método é preciso aplicar o produto no sentido de crescimento dos pelos e retirar no sentido contrário, com um movimento firme, rápido e direto, para o produto não grudar ou machucar a pele.
Caso não tenha retirado os fios completamente de primeira, você pode aplicar a cera novamente da mesma maneira. Só não exagere para não machucar a região.
Creme depilatório
Esse é um método de remoção mais superficial dos fios já que não retira os pelos da raiz. Porém, ainda é eficiente para quem quer conquistar a pele lisinha. Também requer que a pele esteja livre de lesões, alergias ou machucados para a aplicação.
Por isso, é importante fazer um teste de sensibilidade em uma região pequena do corpo antes de aplicar em toda a área. E, caso surja algum problema, suspenda o uso do creme.
Principais dicas de depilação para deixar a pele lisinha
A chave para uma pele lisinha são os cuidados que você tem com sua pele antes, durante e após a depilação. Com os hábitos certos, você conquista um resultado eficaz e duradouro. É só seguir as dicas abaixo:
Faça a higienização da área a ser depilada
A limpeza, assim como esfoliação, é fundamental antes de iniciar a depilação. Isso porque os resíduos de suor, poluição, sujeira e cosméticos podem ficar sobre a pele e dificultar a eficácia da remoção dos fios – uma vez que a cera ou creme podem não agir perfeitamente. No caso da lâmina, corre o risco de resultar em infecções pela sujeira acumulada, prejudicando a saúde da pele.
Por esse motivo, é recomendado fazer a depilação com lâmina durante o banho ou tomar uma ducha antes da depilação com cera.
Utilize sabonete neutro na higienização das áreas, principalmente aquelas mais sensíveis, como a região íntima. No rosto, aplique sabonetes líquidos que evitam a produção excessiva de oleosidade.
Capriche na escolha da loção
Para quem optar por depilação com lâmina, o uso de loção antes do procedimento é fundamental para uma pele suave e bem hidratada. O aparelho deve deslizar com facilidade sem ferir a região. O uso de sabonete pode ressecar a pele e entupir a lâmina.
Os óleos Paixão são ideais para usar durante o banho e são fundamentais para a preparação da pele para a depilação, além de ter ação desodorante e promover hidratação por 24h!
Cuidado ao administrar os materiais
Para uma depilação eficiente, não é preciso pressionar a lâmina sobre a pele. Isso pode machucá-la. Deslize de forma suave e, se necessário, reaplique a loção para facilitar o movimento.
No caso da cera quente, o ideal é aplicar uma camada fina na região que deseja depilar. Se houver concentração de cera na área, não será possível retirar todos os fios e o produto pode grudar na pele.
Evite exposição solar imediata após o procedimento
As luzes solares podem provocar manchas e irritações na região depilada recentemente. Sendo assim, é recomendado fugir do sol por pelo menos 24h e passar muito protetor solar, mesmo que fique na sombra. Também evite contato com praia e piscina neste curto período, em específico a areia, sal e cloro, para não sofrer reações adversas.
Hidrate bastante a pele após a depilação
A pele fica bem sensível e irritada após a depilação porque está descoberta e desprotegida. Sendo assim, precisa de ajuda para repor a barreira protetora. Por isso, é importante hidratá-la muito bem com produtos de qualidade e que não causam ardência ou alergias na área.
Para uma pele macia, perfumada, protegida e hidratada, as loções corporais Paixão são a solução! Elas são compostas por óleo de amêndoas e resultam em uma textura delicada e de rápida absorção.
A esfoliação é a sua melhor amiga
Uma boa prática antes da depilação é realizar a esfoliação mecânica na área desejada.
Essa etapa de tratamento é fundamental para remover células mortas, facilitar na hora de remover os fios e estimular a circulação sanguínea. O que contribui para que a lâmina deslize de forma suave sobre a pele ou para que os produtos, como cera ou creme, tenham mais efetividade na remoção dos fios.
Escolha esfoliantes mecânicos que não levem resíduos, sejam biodegradáveis e tenham componentes anti inflamatórios e hidratantes, para ajudar a acalmar a pele.
Adquira os produtinhos da Loja Coty em nosso site para fazer a sua depilação em casa com qualidade e segurança!
Se gostou do conteúdo, não deixe de conferir outros de nossos conteúdos em nosso blog com diversas dicas de cuidados com a pele!