Já parou para pensar o que significa beleza? Uma das frases mais citadas em um dos principais dicionários para explicar esse conceito é: “Tinha grande beleza em sua juventude”. O exemplo utiliza de uma definição considerada sexista e etarista, segundo experimento social envolvendo 100 pessoas de todo o mundo.
Durante a história, é perceptível as mudanças acerca do conceito de beleza ao redor do mundo. No entanto, ainda é possível ver alguns conceitos ultrapassados sobre esse termo.
Atualmente, a beleza é, acima de tudo, se sentir bem consigo mesmo e sem imposições. E, pensando nisso, a Coty lançou uma campanha mundial chamada Undefine Beauty, que questiona as definições atuais da palavra “beleza” nos dicionários ingleses, que não refletem os valores da sociedade contemporânea. E convida as pessoas a assinarem uma petição para que os textos sejam revistos. O propósito é ninguém se sentir excluído, insultado ou diminuído com o significado da palavra nos dicionários.
Em uma carta aberta às principais editoras de dicionários, a CEO da Coty, Sue Y. Nabi, com co-assinatura do Comitê Executivo e liderança sênior da companhia, destacou a natureza desatualizada de suas definições e a necessidade de revisão.
No conteúdo, a CEO cita: “Visto pelas lentes da sociedade e dos valores de hoje em dia, a definição de beleza não envelheceu bem (…). O etarismo e o sexismo implícitos nos exemplos nasceram em um tempo diferente”. De acordo com ela, “ao mudar a definição, se mais pessoas se sentirem incluídas – se sentirem bonitas – haverá um efeito cascata que poderá sensibilizar todos nós”.
Na Coty, acreditamos que ninguém pode controlar e ditar o que é ou não belo. E como parte dos esforços da campanha, convidamos você a se juntar ao Undefine Beauty, em busca pela redefinição do conceito de beleza nos dicionários!
Convidamos vocês a assinarem a petição no Change.org, contribuindo para essa causa.
Veja a seguir também mais sobre o conceito de beleza através da história e porque é importante atualizá-lo nos tempos contemporâneos
Conceito de beleza na história
Por meio da história, é possível entender que o conceito de beleza sempre passou por mudanças ditadas pela sociedade. A palavra “beleza” é um conceito complexo que tem sido alvo de reflexão desde a antiguidade, e sofreu diversas mudanças com o passar do tempo, refletindo as transformações culturais e sociais de cada época.
Podemos dizer que a beleza passou a ser associada à padronização e à uniformização, sendo moldada por modelos estéticos pré-estabelecidos, que promovem um padrão que, muitas vezes, é inalcançável para a maioria das pessoas.
No entanto, nos dias atuais, é possível enxergar que o belo tem muito mais a ver com a valorização dos diferentes traços e a celebração da singularidade de cada um de nós, independente de quem seja.
Por isso, nossa missão é fazer com que o conceito de beleza caminhe para algo ainda mais abrangente e inclusivo, também considerando a beleza como uma qualidade presente em todos.
Por que precisamos de um novo conceito de beleza
Em um mundo cheio de padrões impostos, todas as “regras” geram uma falsa sensação do que é o conceito de beleza. Porém, o contexto é um convite para a reflexão sobre o que nós, sem interferência exterior, realmente consideramos o que é belo.
Por isso, é tão importante olhar para dentro de si para depois expressar as mudanças para o externo, tomando real consciência dos seus objetivos e trabalhando o amor próprio.
E, muito além disso, expor o conceito de beleza baseado na valorização do que é diferente para o mundo – começando desde o principal, que é a definição do conceito nos dicionários. Venha fazer parte da mudança!