

Você ainda tem dúvidas de como cuidar da sua pele? A gente te ajuda com dicas de skincare valiosas! A seguir, reunimos os principais mitos e verdades sobre skincare e os produtos essenciais para você montar seu kit e incluir uma rotina básica, mas muito eficiente no seu dia a dia. Vem com a gente aprender!
Mitos e verdades sobre dicas de skincare desvendados
Informação é poder e, quando o assunto é dicas de skincare, ainda existem muitas fake news circulando por aí. Mas nós te contamos o que é fato e o que é mito, e respondemos às dúvidas mais comuns dentro desse universo aqui:
“Pele oleosa não precisa de hidratação”
MITO. Talvez esse seja um dos maiores mitos das dicas de skincare: muitas pessoas ainda pensam que pele oleosa e hidratante são uma combinação dispensável ou catastrófica, mas a verdade é que toda pele precisa de água para cumprir sua função e ficar saudável. Portanto, todos os tipos de pele precisam de hidratação.
Uma pele oleosa e desidratada é apenas uma receita para desregular ainda mais a produção de sebo e propiciar o surgimento de cravos e espinhas. Para não pesar, a dica é apostar em um hidratante de textura fluida e leve (em gel ou sérum, por exemplo), com rápida absorção e ativos que controlem a oleosidade.
“Precisa usar protetor solar mesmo dentro de casa”
VERDADE. Apesar de se chamar protetor solar, esse produto tem como objetivo proteger a pele não apenas da luz direta do sol, mas da radiação solar como um todo, a qual é capaz de atravessar as janelas da sua casa e até as nuvens em um dia de tempo fechado.
Além disso, os protetores atualmente também nos protegem dos danos causados pela luz azul — a luz emitida pelos dispositivos eletrônicos e telas. Por todos esses motivos, sim: tem que usar protetor solar dentro de casa e todos os dias.
“Pele negra não precisa de protetor solar”
MITO. Toda pele precisa ser protegida dos raios solares e dos danos que eles e a luz visível podem causar. Ainda que a maior concentração de melanina da pele negra ajude na absorção dos raios UV e da luz azul, ela ainda não é totalmente eficaz para evitar queimaduras, manchas, rugas ou até o desenvolvimento de doenças graves, como o câncer de pele.
“Dormir de maquiagem faz mal”
VERDADE. Você com certeza já viu e ouviu isso por aí e, sim, o esforço que você faz todos os dias para remover a make antes de dormir importa e vale a pena! Ao longo do dia, nossa pele interage com diversos microrganismos e sujidades, e isso, junto com os produtos que aplicamos na hora do skincare e da maquiagem, acumula nos poros.
Dormir com tudo isso pesando na sua pele vai impedir que ela absorva nutrientes e se renove, e ainda deixá-la mais propensa a inflamações, sensibilizações, cravos e espinhas. O ideal é aplicar uma água micelar após a rotina de limpeza para fechar os poros e preparar a pele para as próximas makes.
“Espremer espinhas piora a acne”
VERDADE. Uma espinha nada mais é do que uma inflamação e infecção da glândula sebácea. Tendo isso em mente, qualquer tipo de atrito ou contato com sujidades pode agravar esse quadro inflamatório.
As bactérias e a inflamação podem se espalhar, a lesão no local pode gerar manchas e cicatrizes, e a infecção pode avançar para níveis profundos (celulite) e/ou gerais (sepse). Então, nada de apertar esse rostinho, combinado?
“Gelo é bom para desinchar”
VERDADE. A baixa temperatura contrai os vasos sanguíneos e ajuda a reduzir inflamações, acúmulos de líquido, vermelhidões, poros aparentes e até espinhas. Mas isso não significa que você pode mergulhar a pele no gelo por horas a fio e nem que o gelo é um tratamento definitivo para essas condições dermatológicas.
Deixe o gelo sobre a pele apenas por alguns segundos por “aplicação” e lembre-se de buscar ajuda médica para tratar quaisquer sintomas persistentes.
“Comer chocolate dá espinha”
DEPENDE. O chocolate é quem levou a má fama, mas, na verdade, o grande vilão dessa história é o açúcar, ou melhor, a alta concentração de açúcar que o doce possui.
Alimentos ricos em açúcar e gordura estimulam a produção de sebo e isso pode, sim, deixar a pele mais propensa às espinhas. Mas cada pele é e reage de um jeito, portanto, o ideal é entender o seu caso e sempre buscar o equilíbrio.
“Pepino é bom para tratar olheiras”
DEPENDE. O pepino protagonizou a lenda, mas o crédito não é inteiramente dele. De forma geral, sim, fazer uma máscara ou compressa de rodelas de pepino sobre os olhos pode ajudar a reduzir as olheiras. Isso porque o vegetal é rico em água, vitamina A e E, além de quase sempre ser usado geladinho nesses casos.
Essas características combinadas trazem hidratação, vasoconstrição e, consequentemente, uma aparência menos inchada e intensa ao redor dos olhos.
Mas, assim como o gelo, o pepino é muito mais um truque do dia a dia do que um tratamento completo e eficaz para olheiras. E o mesmo efeito pode ser conquistado com outros ingredientes, como chá de camomila gelado, por exemplo.
Kit skincare: garanta seu básico bem feito em 4 passos!
Agora que você já está bem informada e não vai mais cair nas fake news das dicas de skincare, só falta mesmo partir para a prática e arrasar na rotina.
Mas não se preocupe: cuidar da sua pele como ela precisa e merece não é nada complicado, ainda mais se você contar com a Loja Coty e a Linha Monange Facial. Olha só o que vale incluir no seu kit skincare e como é fácil usar cada produto:
1. Limpador facial
O primeiro passo do skincare é a limpeza. Para isso, você pode contar com um gel de limpeza anti-oleosidade, se sua pele for oleosa ou mista; ou com um gel de limpeza anti-ressecamento, se sua pele for seca, madura ou sensível.
2. Tônico facial
Depois da limpeza, é legal equilibrar o pH da pele, purificar e fechar os poros, e dar aquele primeiro up na hidratação. Nessa missão, o melhor agente é o tônico facial e a água micelar é uma excelente escolha de produto tonificante, já que entrega tudo isso e muito mais. Teste e prepare-se para se apaixonar pela Água Micelar Monange Facial com Ácido Hialurônico.
3. Hidratante facial
Como vimos, toda pele precisa de hidratação. As donas de peles oleosas ou mistas podem apostar em um hidratante facial matte; e as donas de peles secas, maduras e/ou sensíveis, em um hidratante antissinais e niacinamida (que uniformiza o tom da pele).
4. Protetor solar
Para fechar seu kit de skincare básico, mas completo, só falta um protetor solar para incluir na sua rotina diurna. Um protetor solar com toque seco é a escolha certa para manter sua pele protegida, saudável e hidratada, sem pesar. É só escolher o FPS e caprichar na aplicação!
Gostou das dicas de skincare? Para cuidar da sua pele e da sua beleza de forma ainda mais completa, explore o catálogo completo da Loja Coty. E para continuar aprendendo e se aprofundando, confira os outros conteúdos do nosso blog.