Como tirar mancha de tinta de cabelo da pele: veja 5 dicas

13 de junho de 2024
Ícone Link
  • Ícone compartilhar
  • Ícone Link

Resolveu renovar o visual e pintar suas madeixas em casa, mas acabou colorindo mais do que só o cabelo? Estamos aqui para te ajudar! Neste artigo, reunimos várias dicas de como tirar mancha de tinta de cabelo da pele de forma segura, rápida e fácil. É só escolher uma e colocar em prática agora mesmo para dar adeus ao toque de cor e estilo indesejado que você acabou ganhando:

1. Óleo de coco ou azeite

Qualquer tipo de óleo vegetal, na verdade, é um excelente aliado na hora de remover manchas de tinta de cabelo da pele, mas essa dupla é interessante por serem mais neutros e acessíveis

Para usá-los, basta aplicar um pouco de óleo na área manchada e massagear suavemente; deixar agir por alguns minutos; e limpar com um lenço ou algodão. 

O óleo vai ajudar a dissolver e “soltar” a tinta da pele, facilitando sua remoção. E você pode realizar os mesmos passos utilizando um óleo capilar, se tiver.

2. Pasta de dente branca

Sim, além de deixar seus dentes limpos e saudáveis, seu creme dental também pode te salvar das manchas de tinta de cabelo. 

Para utilizar esse truque, você vai umedecer a região manchada com água e aplicar uma pequena quantidade de pasta sobre ela, massageando suavemente até clarear a mancha e a tinta ser removida por completo. 

Depois, é só lavar a pele com água morna e sabonete. Essa técnica também pode ser feita usando gel de cabelo!

3. Vinagre branco

O vinagre branco é conhecido por suas propriedades de limpeza e pode ser um agente confiável e eficiente na missão de tirar mancha de tinta de cabelo da pele. 

Mas, vale o alerta: o vinagre pode alterar o pH da pele, então deve ser usado com moderação por donas de peles sensíveis e somente nas áreas manchadas, ok? Isso para não prejudicar a barreira protetora natural da pele!

Quanto ao passo a passo, é bem fácil: aplique um pouco de vinagre branco em um pedaço de algodão e esfregue suavemente na área manchada. Deixe agir por alguns minutos e depois enxágue com água morna. 

Se preferir, pode lavar a área com seu sabonete facial ou corporal favorito. O álcool pode ter um efeito semelhante, caso não tenha vinagre em casa.

4. Gel de cabelo

Imagem publicitária do Gel Condicionante para cabelo Bozzano.
Quem diria que o gel de cabelo seria um aliado contra as manchas de tinta de cabelo?

Pode parecer estranho, mas o produto é um ótimo aliado para remover as manchas de tinta de cabelo da pele. Basta pegar uma pequena quantidade do produto e espalhar sobre as manchas, massageando delicadamente por alguns minutos. Quando perceber que as manchas saíram, retire o excesso do produto da pele com água, algodão ou uma toalha.

Além de te ajudar a tirar as manchinhas de tinta, o Gel Fixador com Ação Condicionante Bozzano garante uma fixação mega forte, brilho natural e controle do penteado para você arrasar em qualquer ocasião!

5. Pasta de bicarbonato de sódio e água

Outro ingrediente muito conhecido por remover manchas é o bicarbonato de sódio. Ele é uma boa opção para manchas mais intensas e persistentes — como as que secaram na pele. 

Para removê-las, a dica é fazer uma pastinha usando bicarbonato de sódio e um pouco de água, e aplicá-la sobre a área manchada. Então, você vai deixar o bicarbonato fazer a sua mágica e agir por alguns minutos. 

Depois, é só esfregar suavemente a região com as pontas dos dedos ou uma esponja macia para remover completamente a mancha, e enxaguar ou lavar o rosto como você já está acostumada(o).

Por conta de sua textura, o bicarbonato de sódio esfolia de leve a pele, o que pode ajudar a remover a tinta, mas também sensibilizar as peles mais finas e delicadas. Portanto, se este é o seu caso, vale a pena testar outras técnicas antes de partir para essa!

Truques simples para evitar manchas na hora de pintar cabelo

Agora que você já sabe como tirar mancha de tinta de cabelo da pele, que tal descobrir algumas soluções práticas que podem te ajudar a prevenir que elas aconteçam?

Crie uma camada protetora

Essa primeira dica é para evitar manchas de tinta no seu rosto e locais próximos a ele — em que você pode esbarrar com o pincel durante a aplicação ou o seu cabelo pode encostar durante o tempo de ação da coloração. 

É bem fácil: antes de começar a distribuir a tinta pelas suas madeixas, aplique uma camada fina de hidratante facial ou vaselina ao redor da linha do cabelo, orelhas e pescoço

Os ingredientes emolientes desses produtos vão criar uma barreira protetora e evitar o contato direto e a absorção da tinta na pele.

Use luvas 

Uma imagem focada nas mãos de uma mulher utilizando luvas para pintar o cabelo de outra mulher, que está usando uma capa para se proteger dos respingos.
Utilize sempre capa e luvas quando for pintar seus fios e evite dor de cabeça com manchas depois!

As manchas de tinta de cabelo nas mãos são mais comuns do que deveriam e elas podem acontecer com qualquer pessoa que se aventurar em colorir os fios em casa e dispensar o uso de luvas. 

Mesmo produtos mais suaves, como tonalizantes, podem, eventualmente, deixar manchas nos dedos e palmas após uma aplicação “à mão livre”. Por isso, a indicação é sempre utilizar luvas de plástico ou látex para proteger suas mãos durante a coloração dos seus fios. 

Além de evitar o visual manchado, as luvas são um item de segurança e proteção geral das suas mãos contra os ingredientes químicos e agressivos presentes na coloração.

Limpe imediatamente os respingos

Erros acontecem e é perfeitamente normal que a tinta respingue ou você esbarre o pincel em alguma parte do seu corpo durante o processo de coloração. 

Como não dá para proteger tudo, a melhor opção para evitar manchas é manter lenços umedecidos ou pedaços de algodão e um potinho com água morna por perto e contar com eles para limpar sem demora qualquer respingo ou manchinha de tinta que rolar. Assim, você evita que ela seque e se fixe, ficando ainda mais difícil de remover depois.

Use uma capa ou toalha velha

Aqui, o objetivo é proteger sua nuca, parte do seu pescoço, seus ombros e suas roupas. E você pode fazer isso simplesmente colocando uma capa ou uma toalha velha em torno dos seus ombros — use um pregador de roupas ou uma presilha de cabelo para mantê-la presa e no lugar. 

Apesar dessa capa protetora, ainda pode ser interessante vestir roupas mais velhas para colorir os cabelos. Escolha aquelas que você não se importará se elas forem manchadas e guarde-as para usá-las em todos os seus próximos retoques

Outra dica é considerar a facilidade com que consegue retirá-las para que isso não seja um problema e fonte de manchas no momento da lavagem do cabelo e remoção do excesso de tinta.

Faça uma aplicação cuidadosa 

Ao aplicar a tinta, você já sabe que é preciso ter cuidado para que ela não toque ou escorra para áreas não desejadas da pele, né? Mas existem algumas coisas que você pode fazer para aumentar ainda mais esse cuidado.

Indicamos usar um pincel ou aplicador de tinta; aplicar uma quantidade pequena de tinta por vez e remover o excesso do pincel antes de retirá-lo do pote de mistura; dividir o cabelo em várias partes para facilitar a aplicação; e não fazer esse processo com pressa e sem um espelho para te guiar. 

Pronto! Com essas precauções simples, você pode diminuir super o risco de manchas de tinta na pele quando estiver pintando o cabelo. E com as técnicas anteriores você nunca mais vai precisar se descabelar pensando em como tirar mancha de tinta de cabelo da pele!

Lembre-se também de sempre seguir as instruções do fabricante da coloração e investir em produtos de qualidade! A Loja Coty possui uma variedade de produtos para cuidar do seu cabelo da melhor forma, como as tinturas de cabelo da Biocolor, que oferecem hidratação, cor intensa e durabilidade aos seus fios.


Se quiser mais dicas como essas, explore os outros conteúdos sobre cabelos do nosso blog.

Assine nossa newsletter!

Ao se cadastrar, você concorda com nossas políticas de privacidade e em entrar em nossa base de envio de e-mails.