Cuidados com a pele

8 maneiras de como combater a flacidez da pele

2 de março de 2023
Ícone Link
  • Ícone compartilhar
  • Ícone Link

Conforme envelhecemos, a pele passa por um processo natural de formação da flacidez. Por isso, pessoas com mais idade têm uma derme mais enrugada, o que é normal. No entanto, alguns fatores externos podem acelerar esse processo de envelhecimento, como exposição solar em excesso, falta de hidratação e má alimentação.

A flacidez consiste na redução da produção de colágeno, uma proteína essencial para promover a firmeza, elasticidade e sustentação da pele. Também existe o ácido hialurônico, um ativo produzido naturalmente pelo corpo que mantém a hidratação e realça o contorno corporal.

Pensando nisso, neste conteúdo listamos 8 maneiras de como combater a flacidez na pele e produtinhos que vão fazer diferença na sua rotina de cuidados. Confira!

O que causa a pele flácida?

São muitos os fatores externos que diminuem a produção de colágeno ao longo da vida. O envelhecimento precoce, que leva à pele flácida, é causado por danos na pele. Isso acontece por falta de cuidados com a saúde.

O que consumimos diariamente é um dos fatores decisivos para definir a saúde da pele e o bom funcionamento do organismo. Uma má alimentação, baseada em frituras, alimentos embutidos ou muito calóricos, pode aumentar as chances de flacidez na pele

Além disso, a falta de proteção solar diariamente, a carência de exercícios, pouco consumo de água, falta de rotina de cuidados com a pele que envolve limpeza, esfoliação, hidratação e proteção são fatores de grande importância na aparência da pele.

A herança genética pode ser um fator importante no processo de flacidez precoce. Por isso, é importante consultar um médico dermatologista para identificar possíveis causas e as melhores soluções. Porém, algumas dicas práticas e seguras para o dia a dia podem reduzir o surgimento de flacidez na pele. Confira a seguir!

Quais as maneiras de combater a flacidez?

 Mulher loira olhando o próprio reflexo no espelho do banheiro enquanto toca o rosto e pensa como combater a flacidez.
Mudanças nos hábitos e na rotina são essenciais para combater a flacidez e recuperar a firmeza da pele.

O tratamento para a flacidez da pele pode começar com uma simples adequação da rotina de cuidados. O importante é começar a se cuidar ainda jovem, assim a pele sofre menos danos conforme envelhecemos. 

Contudo, nunca é tarde para adotar hábitos saudáveis na vida. E com certeza você colherá bons frutos desse autocuidado!

  1. Mantenha uma alimentação rica em proteínas e colágeno

As proteínas de ovos, leite, carnes magras e grãos são essenciais para o preenchimento e firmeza da pele. 

Para repor vitaminas essenciais para o rejuvenescimento da pele, é importante ingerir frutas vermelhas, frutas cítricas, vegetais folhosos e verdes escuros.

Conversar com um nutricionista é uma boa estratégia para entender qual o melhor tipo de alimentação de acordo com suas necessidades.

  1. Beba mais água para manter o organismo hidratado

Para uma pele firme e saudável, a hidratação é um fator determinante. No entanto, ela deve começar de dentro para fora através da ingestão de líquido. 

Por isso, é importante ingerir ao menos 2 litros de água por dia. Essa prática vai ajudar a melhorar a circulação sanguínea no corpo e reduzir o inchaço causado pela retenção de líquidos. 

  1. Proteja a pele e evite excesso de exposição solar
Jovem morena deitada em uma toalha na areia da praia, usando óculos de sol e com o protetor solar ao seu lado, para combater a flacidez. 
Uma das principais dicas de como combater a flacidez da pele é abusando da proteção solar diariamente.

A exposição solar em excesso é prejudicial para a saúde. Sendo assim, deve ser controlada para evitar danos à pele. Mesmo em casa, o uso de protetor com fator mínimo de 30 FPS é recomendado por especialistas.

Cenoura & Bronze, líder em produtos para beleza da pele, conta com uma linha completa de protetores solar. Na Loja Coty, você encontra produtos como protetores solar corporal e facial, e bronzeadores em loção e spray. Mantenha a pele segura com produtos que são referência no mercado!

  1. Pratique exercícios físicos regularmente

Manter o corpo em movimento vai melhorar o funcionamento do seu organismo, principalmente os músculos, o que ajuda a combater a flacidez da pele. Isso porque fortalece e aumenta as fibras musculares, além de tonificar a pele. Os músculos ganham proporção e substituem a gordura.

  1. Evite cigarros

O consumo de tabaco pode prejudicar a circulação sanguínea e tem substâncias nocivas para a saúde, as quais aceleram o envelhecimento da pele. Portanto, é preciso evitar o hábito de fumar para reduzir os danos e a flacidez. Lugares com muita fumaça de cigarro também podem influenciar no problema.

  1. Aplique loções hidratantes na pele 
Close-up visto de trás de uma mulher aplicando creme hidratante em seu ombro para combater a flacidez da pele.
O uso do hidratante na pele todos os dias é um passo importante para combater a flacidez durante a rotina de cuidados.

Concentre os hidratantes em locais com maior flacidez, como parte interna dos braços, coxas e joelhos. Aplique um pouco de pressão nos movimentos circulares ao passar o produto no corpo para ativar a circulação sanguínea. 

Monange conta com uma linha completa de loções corporais que podem ser aplicadas na pele sempre que se sentir ressecada. Na Loja Coty, você encontra produtos com fragrâncias para todos os gostos e que vão fazer a sua pele ter um toque macio e suave após a aplicação. 

  1. Não tome banhos muito quentes

A água em altas temperaturas tem o potencial de desidratação da pele, contribuindo para o surgimento da pele flácida. Sendo assim, os banhos com água fria ou morna são as melhores opções para manter a pele hidratada, tonificada, macia e saudável. 

Esse hábito também ajuda a melhorar a circulação sanguínea, o que contribui para levar proteínas essenciais para áreas que mais sofrem com flacidez. 

  1. Aposte em esfoliação a cada 15 dias

A esfoliação é essencial para a renovação celular, já que remove o excesso de pele morta e promove a iluminação e hidratação da região. O importante é não exagerar nesse tratamento. Realize o processo a cada 15 dias com produtos específicos para o corpo. 

Mas lembre-se de sempre hidratar a pele após o tratamento. Paixão conta com loções hidratantes e óleos corporais que você pode usar após o banho. Confira todos os produtos na Loja Coty e adquira já o seu! 

Gostou do conteúdo e quer ficar por dentro das melhores dicas de cuidados com a pele? Clique aqui e acesse o blog da Loja Coty!


Posts relacionados

Assine nossa newsletter!

Ao se cadastrar, você concorda com nossas políticas de privacidade e em entrar em nossa base de envio de e-mails.